Educação interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guirado,Vanessa Zinderski
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva,Fernando Santos da, Mendes,Marcel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000100059
Resumo: Resumo: O presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer que não existem saberes totalmente isolados mas que apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.
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