Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224 |
Resumo: | O presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer não existem saberes totalmente isolados, eles sempre apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.Palavras-chave: Educação; Interdisciplinaridade; Formação de Professores. |
id |
RCAP_54e23f46207ba06526e4c5767ed3d47d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/224 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professoresO presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer não existem saberes totalmente isolados, eles sempre apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.Palavras-chave: Educação; Interdisciplinaridade; Formação de Professores.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2021-03-24T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/224Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 59-79Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 59-79Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 59-79Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 59-792182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224/361Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuirado, Vanessa ZinderskiSilva, Fernando Santos daMendes, Marcel2022-09-22T10:36:35Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:34.480667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores |
title |
Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores |
spellingShingle |
Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores Guirado, Vanessa Zinderski |
title_short |
Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores |
title_full |
Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores |
title_fullStr |
Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores |
title_sort |
Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores |
author |
Guirado, Vanessa Zinderski |
author_facet |
Guirado, Vanessa Zinderski Silva, Fernando Santos da Mendes, Marcel |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fernando Santos da Mendes, Marcel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guirado, Vanessa Zinderski Silva, Fernando Santos da Mendes, Marcel |
description |
O presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer não existem saberes totalmente isolados, eles sempre apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.Palavras-chave: Educação; Interdisciplinaridade; Formação de Professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-24T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/224 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224/361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 59-79 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 59-79 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 59-79 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 59-79 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130453128511488 |