Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guirado, Vanessa Zinderski
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Fernando Santos da, Mendes, Marcel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224
Resumo: O presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer não existem saberes totalmente isolados, eles sempre apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.Palavras-chave: Educação; Interdisciplinaridade; Formação de Professores.
id RCAP_54e23f46207ba06526e4c5767ed3d47d
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professoresO presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer não existem saberes totalmente isolados, eles sempre apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.Palavras-chave: Educação; Interdisciplinaridade; Formação de Professores.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2021-03-24T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/224Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 59-79Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 59-79Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 59-79Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 59-792182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224/361Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuirado, Vanessa ZinderskiSilva, Fernando Santos daMendes, Marcel2022-09-22T10:36:35Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:34.480667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
title Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
spellingShingle Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
Guirado, Vanessa Zinderski
title_short Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
title_full Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
title_fullStr Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
title_full_unstemmed Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
title_sort Educação Interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores
author Guirado, Vanessa Zinderski
author_facet Guirado, Vanessa Zinderski
Silva, Fernando Santos da
Mendes, Marcel
author_role author
author2 Silva, Fernando Santos da
Mendes, Marcel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guirado, Vanessa Zinderski
Silva, Fernando Santos da
Mendes, Marcel
description O presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer não existem saberes totalmente isolados, eles sempre apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.Palavras-chave: Educação; Interdisciplinaridade; Formação de Professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-24T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/224
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/224/361
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 59-79
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 Núm. 1 (2021); 59-79
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 No. 1 (2021); 59-79
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 11 N.º 1 (2021); 59-79
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130453128511488