Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound Marketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2628 |
Resumo: | Nos últimos anos, o marketing digital apresentou uma evolução significativa para o ambiente empresarial, tendo como fator impulsionador o aparecimento do vírus Covid-19 que contribuiu para uma adaptação ao mundo digital e aos canais que este possui, de modo a transmitir uma mensagem segmentada e personalizada para o público-alvo da marca. Deste modo, o principal objetivo do relatório de estágio foi realizar uma pesquisa a nível conceitual, enquadrando teoricamente os principais tópicos de investigação como a evolução do marketing até ao digital, o comportamento do consumidor e os principais fatores que o influenciam. Após isto, identificou-se os principais pontos de paridade entre os diferentes estágios do modelo AIDA e as estratégias de inbound marketing mais adequadas para cada um deles. Neste sentido, o principal objetivo em contexto de estágio foi a aplicação da teoria na prática, criando conteúdo e desenvolvendo ações nos diversos canais digitais como a criação de conteúdo para as redes sociais, desenvolvimento de landing pages para a captação de leads, criação de newsletters e o desenvolvimento de artigos para o blog. Relativamente aos resultados obtidos, as redes sociais e o blog são os que apresentaram uma menor interação, sendo importante apostar na consistência de publicação de conteúdo em ambos os canais. Além disso, nas redes sociais é importante utilizar o leque de ferramentas que estas nos proporcionam, não se limitando apenas ao lançamento de publicações, como também ao uso de, por exemplo, stories ou conteúdo em formato de vídeo. Além disso, como no ambiente digital é importante a integração dos diferentes canais digitais, seria vantajoso para o Closum estabelecer parcerias com plataformas de outros meios digitais. Numa perspetiva geral, o estágio proporcionou à mestranda a evolução das suas competências, conhecimentos e métodos de trabalho, tornando-a assim uma profissional mais pró-ativa, com elevado sentido de responsabilidade e autonomia. |
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Nos últimos anos, o marketing digital apresentou uma evolução significativa para o ambiente empresarial, tendo como fator impulsionador o aparecimento do vírus Covid-19 que contribuiu para uma adaptação ao mundo digital e aos canais que este possui, de modo a transmitir uma mensagem segmentada e personalizada para o público-alvo da marca. Deste modo, o principal objetivo do relatório de estágio foi realizar uma pesquisa a nível conceitual, enquadrando teoricamente os principais tópicos de investigação como a evolução do marketing até ao digital, o comportamento do consumidor e os principais fatores que o influenciam. Após isto, identificou-se os principais pontos de paridade entre os diferentes estágios do modelo AIDA e as estratégias de inbound marketing mais adequadas para cada um deles. Neste sentido, o principal objetivo em contexto de estágio foi a aplicação da teoria na prática, criando conteúdo e desenvolvendo ações nos diversos canais digitais como a criação de conteúdo para as redes sociais, desenvolvimento de landing pages para a captação de leads, criação de newsletters e o desenvolvimento de artigos para o blog. Relativamente aos resultados obtidos, as redes sociais e o blog são os que apresentaram uma menor interação, sendo importante apostar na consistência de publicação de conteúdo em ambos os canais. Além disso, nas redes sociais é importante utilizar o leque de ferramentas que estas nos proporcionam, não se limitando apenas ao lançamento de publicações, como também ao uso de, por exemplo, stories ou conteúdo em formato de vídeo. Além disso, como no ambiente digital é importante a integração dos diferentes canais digitais, seria vantajoso para o Closum estabelecer parcerias com plataformas de outros meios digitais. Numa perspetiva geral, o estágio proporcionou à mestranda a evolução das suas competências, conhecimentos e métodos de trabalho, tornando-a assim uma profissional mais pró-ativa, com elevado sentido de responsabilidade e autonomia. |
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