Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound Marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Catarina Peliteiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2628
Resumo: Nos últimos anos, o marketing digital apresentou uma evolução significativa para o ambiente empresarial, tendo como fator impulsionador o aparecimento do vírus Covid-19 que contribuiu para uma adaptação ao mundo digital e aos canais que este possui, de modo a transmitir uma mensagem segmentada e personalizada para o público-alvo da marca. Deste modo, o principal objetivo do relatório de estágio foi realizar uma pesquisa a nível conceitual, enquadrando teoricamente os principais tópicos de investigação como a evolução do marketing até ao digital, o comportamento do consumidor e os principais fatores que o influenciam. Após isto, identificou-se os principais pontos de paridade entre os diferentes estágios do modelo AIDA e as estratégias de inbound marketing mais adequadas para cada um deles. Neste sentido, o principal objetivo em contexto de estágio foi a aplicação da teoria na prática, criando conteúdo e desenvolvendo ações nos diversos canais digitais como a criação de conteúdo para as redes sociais, desenvolvimento de landing pages para a captação de leads, criação de newsletters e o desenvolvimento de artigos para o blog. Relativamente aos resultados obtidos, as redes sociais e o blog são os que apresentaram uma menor interação, sendo importante apostar na consistência de publicação de conteúdo em ambos os canais. Além disso, nas redes sociais é importante utilizar o leque de ferramentas que estas nos proporcionam, não se limitando apenas ao lançamento de publicações, como também ao uso de, por exemplo, stories ou conteúdo em formato de vídeo. Além disso, como no ambiente digital é importante a integração dos diferentes canais digitais, seria vantajoso para o Closum estabelecer parcerias com plataformas de outros meios digitais. Numa perspetiva geral, o estágio proporcionou à mestranda a evolução das suas competências, conhecimentos e métodos de trabalho, tornando-a assim uma profissional mais pró-ativa, com elevado sentido de responsabilidade e autonomia.
id RCAP_b5c3b128fd94e657e9d81582a34d21d3
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound MarketingMarketing digitalmodelo AIDAEstratégias de Inbound Marketingcanais digitaisClosumNos últimos anos, o marketing digital apresentou uma evolução significativa para o ambiente empresarial, tendo como fator impulsionador o aparecimento do vírus Covid-19 que contribuiu para uma adaptação ao mundo digital e aos canais que este possui, de modo a transmitir uma mensagem segmentada e personalizada para o público-alvo da marca. Deste modo, o principal objetivo do relatório de estágio foi realizar uma pesquisa a nível conceitual, enquadrando teoricamente os principais tópicos de investigação como a evolução do marketing até ao digital, o comportamento do consumidor e os principais fatores que o influenciam. Após isto, identificou-se os principais pontos de paridade entre os diferentes estágios do modelo AIDA e as estratégias de inbound marketing mais adequadas para cada um deles. Neste sentido, o principal objetivo em contexto de estágio foi a aplicação da teoria na prática, criando conteúdo e desenvolvendo ações nos diversos canais digitais como a criação de conteúdo para as redes sociais, desenvolvimento de landing pages para a captação de leads, criação de newsletters e o desenvolvimento de artigos para o blog. Relativamente aos resultados obtidos, as redes sociais e o blog são os que apresentaram uma menor interação, sendo importante apostar na consistência de publicação de conteúdo em ambos os canais. Além disso, nas redes sociais é importante utilizar o leque de ferramentas que estas nos proporcionam, não se limitando apenas ao lançamento de publicações, como também ao uso de, por exemplo, stories ou conteúdo em formato de vídeo. Além disso, como no ambiente digital é importante a integração dos diferentes canais digitais, seria vantajoso para o Closum estabelecer parcerias com plataformas de outros meios digitais. Numa perspetiva geral, o estágio proporcionou à mestranda a evolução das suas competências, conhecimentos e métodos de trabalho, tornando-a assim uma profissional mais pró-ativa, com elevado sentido de responsabilidade e autonomia.2023-06-12T09:33:18Z2023-06-122023-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2628http://hdl.handle.net/11110/2628TID:203318889porMoreira, Ana Catarina Peliteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T04:25:30Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:34.366790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound Marketing
title Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound Marketing
spellingShingle Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound Marketing
Moreira, Ana Catarina Peliteiro
Marketing digital
modelo AIDA
Estratégias de Inbound Marketing
canais digitais
Closum
title_short Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound Marketing
title_full Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound Marketing
title_fullStr Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound Marketing
title_full_unstemmed Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound Marketing
title_sort Aplicação do Modelo AIDA em Estratégias de Inbound Marketing
author Moreira, Ana Catarina Peliteiro
author_facet Moreira, Ana Catarina Peliteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Catarina Peliteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
modelo AIDA
Estratégias de Inbound Marketing
canais digitais
Closum
topic Marketing digital
modelo AIDA
Estratégias de Inbound Marketing
canais digitais
Closum
description Nos últimos anos, o marketing digital apresentou uma evolução significativa para o ambiente empresarial, tendo como fator impulsionador o aparecimento do vírus Covid-19 que contribuiu para uma adaptação ao mundo digital e aos canais que este possui, de modo a transmitir uma mensagem segmentada e personalizada para o público-alvo da marca. Deste modo, o principal objetivo do relatório de estágio foi realizar uma pesquisa a nível conceitual, enquadrando teoricamente os principais tópicos de investigação como a evolução do marketing até ao digital, o comportamento do consumidor e os principais fatores que o influenciam. Após isto, identificou-se os principais pontos de paridade entre os diferentes estágios do modelo AIDA e as estratégias de inbound marketing mais adequadas para cada um deles. Neste sentido, o principal objetivo em contexto de estágio foi a aplicação da teoria na prática, criando conteúdo e desenvolvendo ações nos diversos canais digitais como a criação de conteúdo para as redes sociais, desenvolvimento de landing pages para a captação de leads, criação de newsletters e o desenvolvimento de artigos para o blog. Relativamente aos resultados obtidos, as redes sociais e o blog são os que apresentaram uma menor interação, sendo importante apostar na consistência de publicação de conteúdo em ambos os canais. Além disso, nas redes sociais é importante utilizar o leque de ferramentas que estas nos proporcionam, não se limitando apenas ao lançamento de publicações, como também ao uso de, por exemplo, stories ou conteúdo em formato de vídeo. Além disso, como no ambiente digital é importante a integração dos diferentes canais digitais, seria vantajoso para o Closum estabelecer parcerias com plataformas de outros meios digitais. Numa perspetiva geral, o estágio proporcionou à mestranda a evolução das suas competências, conhecimentos e métodos de trabalho, tornando-a assim uma profissional mais pró-ativa, com elevado sentido de responsabilidade e autonomia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-12T09:33:18Z
2023-06-12
2023-06-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2628
http://hdl.handle.net/11110/2628
TID:203318889
url http://hdl.handle.net/11110/2628
identifier_str_mv TID:203318889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131674757300224