Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Filipe Alexandre Antunes da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15094
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
id RCAP_b5c6c4e464e5c964f5a245e8f5c6d190
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboéEscola de Música Nossa Senhora do CaboPalhetasOboéAprendizagemRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - O Presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Deste modo, a realização deste estágio profissional teve como objetivo principal integrar e consolidar os conhecimentos obtidos na primeira fase curricular do mestrado e, adquirir e melhorar competências no contexto da prática no ensino da música, mais especificamente, do oboé durante o ano letivo 2018/2019. Tendo em conta que leciono desde 2013 na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, propus que o Estágio em Exercício fosse realizado na referida escola. Para o Estágio em Exercício, foram selecionados três alunos da classe, de níveis diferentes, a fim de serem observadas as suas aulas pelo Professor Orientador da Escola Superior de Música de Lisboa e de lhes serem elaborados os respetivos Planos Anuais e Planos de Aula. Neste âmbito, foram definidos os objetivos de aprendizagem, os conteúdos, as metodologias e didáticas a adotar, bem como as atividades realizadas para os alunos. Assim, a elaboração deste relatório de estágio pretende caracterizar e descrever as atividades desenvolvidas e competências adquiridas com a sua realização. Desta forma, ao longo dos seus quatro capítulos vão ser apresentados os objetivos que me propus alcançar e suas espectativas, a caracterização da escola e dos alunos, as práticas educativas desenvolvidas e, por último, a apreciação e análise crítica do estágio.Resumo II - O Projeto de Investigação no âmbito do Mestrado em Ensino de Música pretende explorar a utilização de palhetas comercializadas pelo fabricante Légère Reeds LTD. em contexto escolar. Segundo o fabricante, as palhetas Légère são, graças à sua tecnologia, isentas de preparação prévia para serem tocadas. A razão desta afirmação está no facto de serem produzidas com base num polímero, material sintético, que não altera as suas propriedades de vibração com a humidade. Nesta investigação recorreu-se à aquisição de três palhetas Légère, utilizadas por três alunos de oboé, de diferentes níveis de aprendizagem, da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-Velha. As palhetas foram testadas e caracterizadas por diversos oboístas e foram entregues aos alunos no fim de janeiro de 2019. Dada a fraca existência de bibliografia sobre esta tecnologia, foram feitas algumas comunicações com o inventor e Presidente da Légère Reeds LTD. na procura de melhores esclarecimentos. Paralelamente à investigação das informações fornecidas pelo fabricante, desde a informação online às patentes existentes, as palhetas foram diretamente medidas e testadas. Foi feito um registo de aula avaliando o desempenho das palhetas, de cana e sintética, tendo critérios de avaliação como: a resposta à vibração; afinação; resistência e desempenho geral do aluno. No final do ano letivo, o desempenho foi analisado e comparado entre palhetas de cana e sintéticas, apurando-se assim o proveito, ou não, da sua utilização. Por outro lado, as avaliações de aula foram comparadas aos registos climatéricos oficiais da estação meteorológica mais próxima da escola, situada no Alto da Ajuda, em Lisboa, procurando-se uma melhor compreensão da influência da humidade relativa do ar no desempenho geral das palhetas de cana.Abstract I - This internship report was created within the context of the specialized teaching internship curricular unit, part of the Master's Degree in Music Education at the Escola Superior de Música de Lisboa. The principal goal for the fulfillment of this internship was to integrate and consolidate knowledge obtained in the first curricular phase of the Master's and to acquire and improve competencies in the practical context of teaching music, namely the oboe, during the 2018/2019 school year. Given that I have taught at the Escola de Música Nossa Senhora do Cabo in Linda-A-Velha since 2013, I proposed that the internship should be held in the aforementioned school. To undertake this study, three students of the class, of differing levels, were selected for observation during their lessons by the Advising Professor from the Escola Superior de Música de Lisboa and to have their respective annual plans and lesson plans detailed. In this manner, learning objectives, lesson contents, the methodologies and didactics adopted as well as the activities performed for the students could be defined. Thus, the formulation of this report aims to portray and describe the activities developed and competences acquired during the course of the internship. These four chapters will present the objectives that I have proposed to achieve and their expectations, a portrayal of the school and the students, the educational practices developed and, lastly, the assessment and critical analysis of the internship.Abstract II - The research project undertaken in the context of the Master's Degree in Music Education intends to explore the use of commercial reeds marketed by the manufacturer Légère Reeds LTD. in a school environment. According to the manufacturer, Légère reeds, thanks to their technology, can be played without prior preparation. The logic behind this statement is the fact that the reeds are produced from a polymer, a synthetic material whose vibrational properties are not altered by humidity. This investigation resorted to the acquisition of three Légère reeds, used by three oboe students of different learning levels from the Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-Velha. The reeds were tested and characterized by several oboists and were handed over to the students in late January 2019. Given the scant existence of literature on this technology, communication was established with the inventor and president of Légère reeds, LTD. in search of further clarification. Alongside the investigation of the information provided by the manufacturer, from online information to existing patents, the reeds were precisely measured and tested. A lesson record was carried out evaluating the performance of reeds, both cane and synthetic, with evaluation criteria such as: response to vibration; intonation; resistance and overall student performance. At the end of the school year, the performance of the cane and synthetic reeds was analyzed and compared, thus determining the benefits and drawbacks of each. Furthermore, class assessments were compared with official climatic records of the nearest meteorological station in Lisbon, located at Alto da Ajuda in Lisboa, seeking a better understanding of the influence of relative humidity on the cane reeds.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaLopes, RicardoRCIPLFreitas, Filipe Alexandre Antunes da Silva2022-11-10T17:19:19Z2019-12-132019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15094TID:202434745porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:49.568020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboé
title Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboé
spellingShingle Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboé
Freitas, Filipe Alexandre Antunes da Silva
Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
Palhetas
Oboé
Aprendizagem
title_short Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboé
title_full Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboé
title_fullStr Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboé
title_full_unstemmed Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboé
title_sort Utilização de palhetas sintéticas de tecnologia légère no ensino de oboé
author Freitas, Filipe Alexandre Antunes da Silva
author_facet Freitas, Filipe Alexandre Antunes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Ricardo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Filipe Alexandre Antunes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
Palhetas
Oboé
Aprendizagem
topic Escola de Música Nossa Senhora do Cabo
Palhetas
Oboé
Aprendizagem
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
2019-12-13T00:00:00Z
2022-11-10T17:19:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15094
TID:202434745
url http://hdl.handle.net/10400.21/15094
identifier_str_mv TID:202434745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133500540977152