Responsabilidade social organizacional e atratividade organizacional : o papel moderador dos valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Frederico Manuel Faro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47407
Resumo: Dissertação de Mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
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spelling Responsabilidade social organizacional e atratividade organizacional : o papel moderador dos valoresResponsabilidade socialOrganizaçõesValores (Filosofia)AjustamentoTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020O presente estudo tem como objetivo investigar a relação entre a responsabilidade social organizacional e a atratividade organizacional, assim como o papel moderador dos valores nesta relação. Os dados foram recolhidos numa amostra de 69 participantes com idades compreendidas entre os 21 e os 75 anos. Os dados suportaram a existência de uma relação positiva entre responsabilidade social organizacional e atratividade organizacional. Por outro lado, este estudo não confirma a moderação dos valores na relação entre responsabilidade social organizacional e atratividade organizacional. Os resultados obtidos são analisados e discutidos e as implicações práticas são apresentadas de forma a contribuir para uma melhor compreensão do processo psicológico inerente entre a responsabilidade social organizacional e a atratividade organizacional. Para além disso, é esperado que possa ajudar organizações a desenvolver práticas de recrutamento que promovam um melhor ajustamento entre a pessoa e a organização. No final do estudo são apresentadas as suas limitações, tal como sugestões para estudos futuros.This present study aims to investigate the relationship between corporate social responsibility and organizational attractiveness, as well as the moderating role of individual’s values in this relationship. This study’s data was collected from a sample of 69 participants aged between 21 and 75 years old. The data supported the existence of a positive relationship between corporate social responsibility and organizational attractiveness. On the other hand, this study does not confirm the moderation of individual’s values in the relationship between corporate social responsibility and organizational attractiveness. The obtained results are analyzed and discussed, and the practical implications are presented in order to contribute to a better understanding of the underlying psychological processes associated between corporate social responsibility and organizational attractiveness. It is also expected that this study can help organizations develop recruitment practices that promote a better P-O fit. Limitations and suggestions for future studies are also presented.Rafael, Manuel, 1962-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Frederico Manuel Faro2021-04-14T08:50:31Z20202020-10-062020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47407TID:202694640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:26.793916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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