Sinestesia concertante: a música reenquadrada no cinema de Norman Mclaren

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeirim, Madalena Manzoni
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6954
Resumo: Tese de mestrado, Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
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spelling Sinestesia concertante: a música reenquadrada no cinema de Norman MclarenMcLaren, Norman, 1914-1987 - Crítica e interpretaçãoAnimação (Cinema)MúsicaPercepçãoSinestesiaNeurociências cognitivasTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012O projecto de investigação Sinestesia Concertante: a música reenquadrada no cinema de Norman McLaren consiste num estudo interdisciplinar do fenómeno sonoro, a partir da música, da neurociência cognitiva e do cinema. Enquadrada pela música erudita do século XX e pela sua reconceptualização, esta tese reconsidera as afectações físicas, cognitivas e emocionais que o som possui, quando reenquadrado com a imagem cinematográfica. A linguagem sinestética do cinema de animação de Norman McLaren, em particular, em Begone Dull Care (1949) e em Synchromy (1971), evidencia um modo de recepção audiovisual não-hierárquico, a partir do qual se defende o poder estético, narrativo e epistemológico do som.Abstract: The Sinestesia Concertante: a música reenquadrada no cinema de Norman McLaren [Synesthesia Concertante: music reframed in Norman McLaren’s cinema work] research project provides an interdisciplinary study of the auditory phenomenon, with regard to music, cognitive neuroscience, and cinema. Framed by erudite music of the 20th century and by its reconceptualization, this thesis reconsiders the physical, cognitive and emotional effects that sound can cause, once it is reframed within the cinematographic image. The synesthetic language of Norman McLaren’s animation cinema, in particular, Begone Dull Care (1949) and Synchromy (1971), manifests a non-hierarchical audiovisual mode of reception. This thesis argues for the aesthetic, narrative and epistemological power of sound based on this non-hierarchical audiovisual mode of reception.Silva, Mário Jorge Torres,1949-Repositório da Universidade de LisboaPalmeirim, Madalena Manzoni2012-09-21T14:13:10Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfaudio/basicaudio/basicaudio/basicaudio/basicaudio/basicaudio/basicaudio/basichttp://hdl.handle.net/10451/6954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:54.046689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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