A profissionalização das campanhas em Portugal: partidos e candidatos nas eleições legislativas de 2009
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Publication Date: | 2011 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
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Summary: | Neste artigo examina-se a profissionalização das campanhas eleitorais em Portugal com base na análise das eleições legislativas de 2009. A partir de dados relativos às organizações partidárias e a um inquérito aos candidatos, o estudo considera os principais responsáveis e atores das campanhas, assim como os instrumentos utilizados. Os resultados mostram um nível relativamente reduzido de profissionalização, sobretudo no que diz respeito às técnicas mais sofisticadas de comunicação política. Apesar de existirem diferenças significativas entre os principais partidos, ao nível dos candidatos o grau de profissionalização é mais equilibrado, apresentando uma maior uniformidade nas modalidades das campanhas. |
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A profissionalização das campanhas em Portugal: partidos e candidatos nas eleições legislativas de 2009Campanhar eleitoraisComunicação políticaNeste artigo examina-se a profissionalização das campanhas eleitorais em Portugal com base na análise das eleições legislativas de 2009. A partir de dados relativos às organizações partidárias e a um inquérito aos candidatos, o estudo considera os principais responsáveis e atores das campanhas, assim como os instrumentos utilizados. Os resultados mostram um nível relativamente reduzido de profissionalização, sobretudo no que diz respeito às técnicas mais sofisticadas de comunicação política. Apesar de existirem diferenças significativas entre os principais partidos, ao nível dos candidatos o grau de profissionalização é mais equilibrado, apresentando uma maior uniformidade nas modalidades das campanhas.Repositório da Universidade de LisboaLisi, Marco2012-04-20T11:03:34Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6059porLisi, M. (2011). A profissionalização das campanhas em Portugal: partidos e candidatos nas eleições legislativas de 2009. In: Revista de Ciências Sociais e Políticas, Nº 2, pp. 109-28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:17.430459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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