O impacto do marketing emocional no comportamento do consumidor : uma perspetiva da covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Rita Pinto da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13839
Resumo: O presente estudo procura investigar a influência do Marketing Emocional no comportamento do consumidor, mediante a criação de campanhas publicitárias em vídeo divulgadas em meios digitais e anúncios televisivos. O objetivo geral é analisar campanhas publicitárias das empresas Bertrand, NOS e Vodafone criadas durante a pandemia de COVID-19, e como estas influenciaram a população numa altura particularmente frágil para os consumidores, em que estes se viram obrigados a mudar hábitos de consumo, trabalho e convívio. Foi realizada uma revisão da literatura que pretendeu discutir como as emoções influenciam o comportamento do consumidor e, a partir desse ponto, desenvolveu-se uma investigação. Para o enriquecimento do projeto optou-se por adotar uma abordagem mista, ou seja, por utilizar métodos de investigação qualitativos e quantitativos. No caso da metodologia qualitativa, foram analisados os comentários das três campanhas publicitária no Youtube, Facebook e Instagram, com o intuito de perceber a repercussão nas redes sociais. Para além disso, procurou-se identificar as emoções presentes nas campanhas e as principais mudanças verificadas no comportamento dos consumidores. No âmbito da investigação quantitativa, foi ainda realizado um questionário aplicado a 130 pessoas, em que foi possível obter mais ilações sobre os temas acima referidos. As principais conclusões apontam para o sucesso das campanhas junto dos consumidores.
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