O ensino e a formação das terapias não convencionais:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Andrea
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36515
Resumo: Este estudo analisa a integração diferencial da formação em acupuntura nas escolas com ensino técnico e instituições do ensino superior com licenciatura em Portugal. Estudos afirmam que mudanças na formação dos profissionais de saúde são de extrema necessidade, promovendo novos elementos na perspetiva dos cuidados aos utentes, o que acontece nos currículos, no âmbito das práticas de Terapias Não Convencionais (TNC). Estas terapêuticas são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina complementar e que se vêm difundindo, nas últimas décadas, pelo mundo ocidental, como métodos de tratamento alternativo. Este estudo visa desenvolver uma pesquisa acerca do ensino e da formação das TNC, nomeadamente, da acupuntura, caracterizando o ensino superior e não superior em Portugal, argumentado pelos requisitos de ingresso em ambas ações de formação e pela análise da qualificação/competências de um profissional com formação técnica para um profissional com ensino superior. Trata-se de um estudo com abordagem descritiva e qualitativa sobre o ensino e a formação das TNC, com as combinações das palavras Ensino, Formação, Terapias Não Convencionais.
id RCAP_b6d33166bf46e84bd6bca5b6c283761f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e a formação das terapias não convencionais:o caso da formação em acupuntura em PortugalEnsinoFormaçãoTerapias não convencionaisEnsino superiorEnsino não superiorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo analisa a integração diferencial da formação em acupuntura nas escolas com ensino técnico e instituições do ensino superior com licenciatura em Portugal. Estudos afirmam que mudanças na formação dos profissionais de saúde são de extrema necessidade, promovendo novos elementos na perspetiva dos cuidados aos utentes, o que acontece nos currículos, no âmbito das práticas de Terapias Não Convencionais (TNC). Estas terapêuticas são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina complementar e que se vêm difundindo, nas últimas décadas, pelo mundo ocidental, como métodos de tratamento alternativo. Este estudo visa desenvolver uma pesquisa acerca do ensino e da formação das TNC, nomeadamente, da acupuntura, caracterizando o ensino superior e não superior em Portugal, argumentado pelos requisitos de ingresso em ambas ações de formação e pela análise da qualificação/competências de um profissional com formação técnica para um profissional com ensino superior. Trata-se de um estudo com abordagem descritiva e qualitativa sobre o ensino e a formação das TNC, com as combinações das palavras Ensino, Formação, Terapias Não Convencionais.Campos, Maria OrquídeaRepositório ComumDomingues, Andrea2021-05-18T15:35:16Z2021-01-052021-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36515TID:202723720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:20.409639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a formação das terapias não convencionais:
o caso da formação em acupuntura em Portugal
title O ensino e a formação das terapias não convencionais:
spellingShingle O ensino e a formação das terapias não convencionais:
Domingues, Andrea
Ensino
Formação
Terapias não convencionais
Ensino superior
Ensino não superior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino e a formação das terapias não convencionais:
title_full O ensino e a formação das terapias não convencionais:
title_fullStr O ensino e a formação das terapias não convencionais:
title_full_unstemmed O ensino e a formação das terapias não convencionais:
title_sort O ensino e a formação das terapias não convencionais:
author Domingues, Andrea
author_facet Domingues, Andrea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Maria Orquídea
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Formação
Terapias não convencionais
Ensino superior
Ensino não superior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino
Formação
Terapias não convencionais
Ensino superior
Ensino não superior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo analisa a integração diferencial da formação em acupuntura nas escolas com ensino técnico e instituições do ensino superior com licenciatura em Portugal. Estudos afirmam que mudanças na formação dos profissionais de saúde são de extrema necessidade, promovendo novos elementos na perspetiva dos cuidados aos utentes, o que acontece nos currículos, no âmbito das práticas de Terapias Não Convencionais (TNC). Estas terapêuticas são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina complementar e que se vêm difundindo, nas últimas décadas, pelo mundo ocidental, como métodos de tratamento alternativo. Este estudo visa desenvolver uma pesquisa acerca do ensino e da formação das TNC, nomeadamente, da acupuntura, caracterizando o ensino superior e não superior em Portugal, argumentado pelos requisitos de ingresso em ambas ações de formação e pela análise da qualificação/competências de um profissional com formação técnica para um profissional com ensino superior. Trata-se de um estudo com abordagem descritiva e qualitativa sobre o ensino e a formação das TNC, com as combinações das palavras Ensino, Formação, Terapias Não Convencionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-18T15:35:16Z
2021-01-05
2021-01-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36515
TID:202723720
url http://hdl.handle.net/10400.26/36515
identifier_str_mv TID:202723720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134917360091136