O ensino e a formação das terapias não convencionais:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36515 |
Resumo: | Este estudo analisa a integração diferencial da formação em acupuntura nas escolas com ensino técnico e instituições do ensino superior com licenciatura em Portugal. Estudos afirmam que mudanças na formação dos profissionais de saúde são de extrema necessidade, promovendo novos elementos na perspetiva dos cuidados aos utentes, o que acontece nos currículos, no âmbito das práticas de Terapias Não Convencionais (TNC). Estas terapêuticas são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina complementar e que se vêm difundindo, nas últimas décadas, pelo mundo ocidental, como métodos de tratamento alternativo. Este estudo visa desenvolver uma pesquisa acerca do ensino e da formação das TNC, nomeadamente, da acupuntura, caracterizando o ensino superior e não superior em Portugal, argumentado pelos requisitos de ingresso em ambas ações de formação e pela análise da qualificação/competências de um profissional com formação técnica para um profissional com ensino superior. Trata-se de um estudo com abordagem descritiva e qualitativa sobre o ensino e a formação das TNC, com as combinações das palavras Ensino, Formação, Terapias Não Convencionais. |
id |
RCAP_b6d33166bf46e84bd6bca5b6c283761f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino e a formação das terapias não convencionais:o caso da formação em acupuntura em PortugalEnsinoFormaçãoTerapias não convencionaisEnsino superiorEnsino não superiorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo analisa a integração diferencial da formação em acupuntura nas escolas com ensino técnico e instituições do ensino superior com licenciatura em Portugal. Estudos afirmam que mudanças na formação dos profissionais de saúde são de extrema necessidade, promovendo novos elementos na perspetiva dos cuidados aos utentes, o que acontece nos currículos, no âmbito das práticas de Terapias Não Convencionais (TNC). Estas terapêuticas são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina complementar e que se vêm difundindo, nas últimas décadas, pelo mundo ocidental, como métodos de tratamento alternativo. Este estudo visa desenvolver uma pesquisa acerca do ensino e da formação das TNC, nomeadamente, da acupuntura, caracterizando o ensino superior e não superior em Portugal, argumentado pelos requisitos de ingresso em ambas ações de formação e pela análise da qualificação/competências de um profissional com formação técnica para um profissional com ensino superior. Trata-se de um estudo com abordagem descritiva e qualitativa sobre o ensino e a formação das TNC, com as combinações das palavras Ensino, Formação, Terapias Não Convencionais.Campos, Maria OrquídeaRepositório ComumDomingues, Andrea2021-05-18T15:35:16Z2021-01-052021-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36515TID:202723720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:20.409639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e a formação das terapias não convencionais: o caso da formação em acupuntura em Portugal |
title |
O ensino e a formação das terapias não convencionais: |
spellingShingle |
O ensino e a formação das terapias não convencionais: Domingues, Andrea Ensino Formação Terapias não convencionais Ensino superior Ensino não superior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ensino e a formação das terapias não convencionais: |
title_full |
O ensino e a formação das terapias não convencionais: |
title_fullStr |
O ensino e a formação das terapias não convencionais: |
title_full_unstemmed |
O ensino e a formação das terapias não convencionais: |
title_sort |
O ensino e a formação das terapias não convencionais: |
author |
Domingues, Andrea |
author_facet |
Domingues, Andrea |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Maria Orquídea Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Formação Terapias não convencionais Ensino superior Ensino não superior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Formação Terapias não convencionais Ensino superior Ensino não superior Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo analisa a integração diferencial da formação em acupuntura nas escolas com ensino técnico e instituições do ensino superior com licenciatura em Portugal. Estudos afirmam que mudanças na formação dos profissionais de saúde são de extrema necessidade, promovendo novos elementos na perspetiva dos cuidados aos utentes, o que acontece nos currículos, no âmbito das práticas de Terapias Não Convencionais (TNC). Estas terapêuticas são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina complementar e que se vêm difundindo, nas últimas décadas, pelo mundo ocidental, como métodos de tratamento alternativo. Este estudo visa desenvolver uma pesquisa acerca do ensino e da formação das TNC, nomeadamente, da acupuntura, caracterizando o ensino superior e não superior em Portugal, argumentado pelos requisitos de ingresso em ambas ações de formação e pela análise da qualificação/competências de um profissional com formação técnica para um profissional com ensino superior. Trata-se de um estudo com abordagem descritiva e qualitativa sobre o ensino e a formação das TNC, com as combinações das palavras Ensino, Formação, Terapias Não Convencionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-18T15:35:16Z 2021-01-05 2021-01-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36515 TID:202723720 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36515 |
identifier_str_mv |
TID:202723720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134917360091136 |