Construção e validação de um questionário de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca da implementação do direito de participação das crianças em contexto de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luísa Paio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9247
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar as características psicométricas de uma medida de avaliação das perceções dos educadores de infância acerca do grau de implementação do direito de participação em contexto pré-escolar. Participaram 168 educadores de infância, sendo que, destes, 40 foram observados, em contexto de sala, com recurso ao Classroom Observation Scoring System (CLASS; Pianta, La Paro, & Hamre, 2008). Foram identificadas duas componentes relativas às perceções dos educadores acerca da participação das crianças – Expressão e Responsabilidade das Crianças e Tomada de Decisão pelo Adulto – e três componentes relativas às crenças destes profissionais sobre participação – Tomada de Decisão é Responsabilidade do Adulto, Criança Competente para Tomada de Decisão e Imaturidade Impõe Restrições à Participação da Criança. Constatou-se uma associação negativa entre a subescala Tomada de Decisão pelo Adulto e os domínios de qualidade considerados no CLASS. Paralelamente, foram apuradas diferenças entre educadores nas subescalas Tomada de Decisão pelo Adulto e Tomada de Decisão é Responsabilidade do Adulto em função da composição etária do grupo de crianças. Verificaram-se, igualmente, diferenças na Expressão e Responsabilidade das Crianças, em função do tipo de instituição, com valores mais elevados no setor público do que no sector privado com fins lucrativos. Encontraram-se, ainda, associações negativas entre as subescalas Tomada de Decisão pelo Adulto e Imaturidade Impõe Restrições à Participação da Criança e as habilitações académicas dos educadores. Os dados obtidos fornecem evidências que suportam, moderadamente, a fidelidade e a validade do Questionário de Avaliação das Perceções e Crenças dos Educadores de Infância sobre o Direito de Participação das Crianças.
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