Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Rafael Frades
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97427
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_b722426a6b2003fda5c43b14724cd50a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação físicaPEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA SCHOOL YEAR OF 2020/2021 OPINION OF STUDENTS OF 2nd AND 3rd SCHOOL AND SECONDARY CYCLE REGARDING THE COURSE DISTRIBUTION OF THE SUBJECT OF PHYSICAL EDUCATIONEstágio PedagógicoEducação FísicaIntervenção pedagógicaAnálise ReflexivaProcesso de ensino-aprendizagemPhysical EducationPedagogical InternshipPedagogical interventionPedagogical Practice. Reflective AnalysisRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThis report, Pedagogical Internship Report, aims at a reflective analysis on the Supervised Pedagogical Practice in Physical Education, held at the Monsenhor Miguel de Oliveira Basic School of the 2nd and 3rd Cycles with the F class of the 9th year of Schooling under the guidance and supervision of the cooperating Professor Maria João Vicente of Prof. Doctor Maria João Correia de Araújo Almeida, faculty advisor. Thus representing a conclusive stage of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra.The following Report demonstrates all our didactic-pedagogical action experienced. In this way, it is intended to describe all the experiences, experiences and learning developed and acquired during this period, applying all our skills and theoretical knowledge in a real context.Throughout this document, we can observe the existence of three chapters in which we describe and reflect the themes intrinsically linked to the Pedagogical Internship. In a first Chapter we present the initial expectations of the Internship and the characterization of all agents and the environment, that is, the context of the practice developed ((characterization of the school, the Physical Education disciplinary group (PE), the internship nucleus (NE) and the class). The second Chapter represents a reflection of the entire practical component involved, in which we carry out an in-depth reflection on the various integrating areas of the Pedagogical Internship, from teaching-learning activities, school organization and management, projects and educational partnerships and the ethical-professional attitude. In this chapter, all the decisions taken to face the challenges created by distance education were included in detail. In the third and last chapter, we present the development of the Theme-Problem, entitled “2nd and 3rd Cycle of Education and Secondary Students' Opinion Regarding the Distribution of Credit Hours in the Subject of Physical Education”O presente relatório, Relatório de Estágio Pedagógico, visa a análise reflexiva sobre a Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Física, realizada na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira junto da turma F do 9.º ano de Escolaridade sob a orientação e supervisão da Professora cooperante Maria João Vicente da Prof.ª Doutora Maria João Correia de Araújo Almeida, orientadora da faculdade. Representando assim uma etapa conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O seguinte Relatório demonstra toda a nossa ação didático-pedagógica experienciada. Desta forma, pretende-se descrever todas as vivências, experiências e aprendizagens desenvolvidas e adquiridas no decorrer deste período aplicando todas as nossas competências e saberes teóricos num contexto real. Ao longo do presente documento, conseguimos observar a existência de três capítulos nos quais descrevemos e refletimos os temas intrinsecamente ligados ao Estágio Pedagógico. Num primeiro Capítulo apresentamos as expetativas iniciais do Estágio e a caracterização de todos os agentes e meio envolvente, ou seja, do contexto da prática desenvolvida ((caracterização da escola, do grupo disciplinar de Educação Física (EF), do núcleo de estágio (NE) e da turma).O segundo Capítulo representa uma reflexão de toda a componente prática envolvida, no qual realizamos uma reflexão aprofundada sobre as várias áreas integrantes do Estágio Pedagógico, desde as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. No presente capítulo, foi ainda inserido detalhadamente todas as decisões tomadas, para enfrentar os desafios criados pelo ensino à distância. No terceiro e último capítulo, apresentamos o desenvolvimento do Tema-Problema, designado “Opinião Dos Alunos De 2.º E 3.º Ciclo De Ensino E Secundário Relativamente A Distribuição Da Carga Horaria Da Disciplina De Educação Física”PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Estágio Pedagógico. Intervenção pedagógica. Prática Pedagógica. Análise Reflexiva. Processo de ensino-aprendizagem2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97427http://hdl.handle.net/10316/97427TID:202891801porEsteves, Rafael Fradesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.740549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação física
PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA SCHOOL YEAR OF 2020/2021 OPINION OF STUDENTS OF 2nd AND 3rd SCHOOL AND SECONDARY CYCLE REGARDING THE COURSE DISTRIBUTION OF THE SUBJECT OF PHYSICAL EDUCATION
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação física
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação física
Esteves, Rafael Frades
Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção pedagógica
Análise Reflexiva
Processo de ensino-aprendizagem
Physical Education
Pedagogical Internship
Pedagogical intervention
Pedagogical Practice
. Reflective Analysis
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação física
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação física
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação física
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação física
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira no ano letivo de 2020/2021. Opinião dos alunos de 2.º e 3.º ciclo de ensino secundário relativamente a distribuição da carga horária da disciplina de educação física
author Esteves, Rafael Frades
author_facet Esteves, Rafael Frades
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Rafael Frades
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção pedagógica
Análise Reflexiva
Processo de ensino-aprendizagem
Physical Education
Pedagogical Internship
Pedagogical intervention
Pedagogical Practice
. Reflective Analysis
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Intervenção pedagógica
Análise Reflexiva
Processo de ensino-aprendizagem
Physical Education
Pedagogical Internship
Pedagogical intervention
Pedagogical Practice
. Reflective Analysis
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97427
http://hdl.handle.net/10316/97427
TID:202891801
url http://hdl.handle.net/10316/97427
identifier_str_mv TID:202891801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051592830976