Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniela Sofia Baptista da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/11565
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança, realizada no ano letivo de 2013/2014. Este Relatório Final apresenta experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas em três instituições escolares públicas da cidade de Bragança, com uma turma de 2.ºano no 1.º CEB, abrangendo as áreas curriculares de Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões e as restantes no 2.º CEB, mas áreas curriculares de Matemática, Português com uma turma de 6.º ano e a História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza com uma turma de 5.º ano. Para cada uma das experiências é apresentada a contextualização da disciplina, a descrição da experiência de ensino aprendizagem, bem como uma reflexão sobre a mesma. No decurso dos estágios procurámos promover a utilização de diversos materiais curriculares, por considerarmos que estes são significativos nos processos de ensino-aprendizagem uma vez que, proporcionamos aulas dinâmicas, onde a motivação e o envolvimento dos alunos é maior. Acentua-se também a implicação do professor, dada a necessidade de estimulação que estes proporcionam. Utilizaram-se manuais escolares, recursos visuais e áudio e recorremos, também, aos materiais manipuláveis. A exploração dos diferentes materiais implicava a definição de uma estratégia de ação, bem como as atividades e tarefas associadas a desenvolver pelos alunos, individual ou cooperativamente, com o apoio e estimulação das docentes (professoras cooperantes e estagiárias). Este relatório está estruturado em três pontos fundamentais: no 1.º ponto procuramos fundamentar a importância da utilização de materiais curriculares em ambiente educativo. No 2º ponto explicitam-se as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de 1º CEB e no 3º ponto descrevem-se as experiências de aprendizagem desenvolvidas em cada uma das disciplinas em que realizamos os estágios (Português, Matemática, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal). Posteriormente, apresentam-se as considerações finais que se constituem como uma linha reflexiva sobre a aprendizagem que realizamos no decurso da PES.
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Para cada uma das experiências é apresentada a contextualização da disciplina, a descrição da experiência de ensino aprendizagem, bem como uma reflexão sobre a mesma. No decurso dos estágios procurámos promover a utilização de diversos materiais curriculares, por considerarmos que estes são significativos nos processos de ensino-aprendizagem uma vez que, proporcionamos aulas dinâmicas, onde a motivação e o envolvimento dos alunos é maior. Acentua-se também a implicação do professor, dada a necessidade de estimulação que estes proporcionam. Utilizaram-se manuais escolares, recursos visuais e áudio e recorremos, também, aos materiais manipuláveis. A exploração dos diferentes materiais implicava a definição de uma estratégia de ação, bem como as atividades e tarefas associadas a desenvolver pelos alunos, individual ou cooperativamente, com o apoio e estimulação das docentes (professoras cooperantes e estagiárias). Este relatório está estruturado em três pontos fundamentais: no 1.º ponto procuramos fundamentar a importância da utilização de materiais curriculares em ambiente educativo. No 2º ponto explicitam-se as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de 1º CEB e no 3º ponto descrevem-se as experiências de aprendizagem desenvolvidas em cada uma das disciplinas em que realizamos os estágios (Português, Matemática, Ciências da Natureza e História e Geografia de Portugal). Posteriormente, apresentam-se as considerações finais que se constituem como uma linha reflexiva sobre a aprendizagem que realizamos no decurso da PES.This report was carried out in the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the master course on First and Second Cycles of Basic School Education, of the School of Education of Bragança. This final report describes teaching-learning experiences developed on three public educational institutions of Bragança, in a total of 5 classes. One class, of the 2nd year of the 1st Cycle of Basic Education, included the curricular areas of Portuguese Language, Mathematics, Environmental and Social Studies and Arts. The remaining 4 classes, of the 5th and 6th year of the 2nd Cycle of Basic Educations, included the curricular areas of Mathematics, Portuguese Language, Natural Sciences and History and Geography of Portugal. Each teaching-learning experience developed in this scope describes the contextualization of the subject, the description of the experience and a reflection. During the practice we used several curricular materials, because they are significant for the teaching-learning process. They provide dynamic classes, contributing to higher students motivation and interest. The teacher was also implicated in the process, further contributing to the students’ involvement and interest. We used textbooks, audio-visual resources as well as touchable and manipulative materials. The use of different materials implied the definition of an action-learning strategy as well as the associated activities and tasks. These are to be developed by the students individually or cooperatively, with the support and stimulation of the cooperating teachers and trainees. This report is organized in three fundamental points: the first provides foundations concerning the support of curricular materials on the education environment; the second point provides a reflection on the importance of the Supervised Teaching Practice. The third point describes the 1st CEB integrative learning experience. On the fourth point, we describe the learning experiences applied in the subjects of Portuguese Language, Mathematics, and History and Geography of Portugal, developed on 2nd CEB. We also present the conclusions, which represents a reflexive line on the learning experiences developed during the practice.Mesquita, CristinaBiblioteca Digital do IPBCosta, Daniela Sofia Baptista da2015-01-14T16:30:38Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11565TID:201026732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:07.961767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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