Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5318 |
Resumo: | Aprender uma Língua Estrangeira (LE) é ver o mundo de outra forma, descobrir um universo cultural e linguístico diferente da cultura de origem, despertando, no discente, a curiosidade pelo conhecimento de uma cultura distinta da sua. A música/canção, enquanto revelação cultural de uma sociedade, é um recurso que potencia o enriquecimento intercultural, tornando-se, por isso, extremamente útil no processo ensino/aprendizagem de uma LE. O recurso à música tem uma importância reforçada se tivermos em conta que, aliada ao ensino/aprendizagem de uma LE, se torna possível expressar sentimentos, gostos, sensações, opiniões, bem como conhecer e interagir com outras/novas culturas. Cabe ao professor a seleção adequada de músicas tendo em conta o perfil dos alunos, de forma a suscitar o interesse, atenção, motivação e participação dos mesmos em todas as atividades propostas. |
id |
RCAP_b7919125386b0b63a4ac430f77986e61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5318 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELELíngua espanholaEnsino/aprendizagemMúsicaCançõesInterculturalidadeAprender uma Língua Estrangeira (LE) é ver o mundo de outra forma, descobrir um universo cultural e linguístico diferente da cultura de origem, despertando, no discente, a curiosidade pelo conhecimento de uma cultura distinta da sua. A música/canção, enquanto revelação cultural de uma sociedade, é um recurso que potencia o enriquecimento intercultural, tornando-se, por isso, extremamente útil no processo ensino/aprendizagem de uma LE. O recurso à música tem uma importância reforçada se tivermos em conta que, aliada ao ensino/aprendizagem de uma LE, se torna possível expressar sentimentos, gostos, sensações, opiniões, bem como conhecer e interagir com outras/novas culturas. Cabe ao professor a seleção adequada de músicas tendo em conta o perfil dos alunos, de forma a suscitar o interesse, atenção, motivação e participação dos mesmos em todas as atividades propostas.Learning a Foreign Language is to see the world differently as well as to discover a different cultural and linguistic universe. On the other hand, it also stimulates the student to acquire the know ledge of a distinct culture. The music/song, as a cultural aspect of any society, is a feature that enhances intercultural enrichment, becoming therefore extremely useful in the process of teaching/learning a foreign language. The use of music has an enhanced importance if we consider that, coupled with the process of teaching/learning a foreign language, it becomes possible to express feelings, tastes, opinions, as well as to learn about and interact with other/new cultures. The teacher has the duty to select appropriate songs according to the students’ profile and tastes in order to generate their interest, attention, motivation and participation in all the proposed activities.2015-12-07T11:38:17Z2015-12-07T00:00:00Z2015-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5318porSimões, Elisabete de Jesus Carrasqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:58Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:15.602926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE |
title |
Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE |
spellingShingle |
Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE Simões, Elisabete de Jesus Carrasqueira Língua espanhola Ensino/aprendizagem Música Canções Interculturalidade |
title_short |
Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE |
title_full |
Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE |
title_fullStr |
Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE |
title_full_unstemmed |
Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE |
title_sort |
Música: a linguagem intercultural na aprendizagem de ELE |
author |
Simões, Elisabete de Jesus Carrasqueira |
author_facet |
Simões, Elisabete de Jesus Carrasqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Elisabete de Jesus Carrasqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Ensino/aprendizagem Música Canções Interculturalidade |
topic |
Língua espanhola Ensino/aprendizagem Música Canções Interculturalidade |
description |
Aprender uma Língua Estrangeira (LE) é ver o mundo de outra forma, descobrir um universo cultural e linguístico diferente da cultura de origem, despertando, no discente, a curiosidade pelo conhecimento de uma cultura distinta da sua. A música/canção, enquanto revelação cultural de uma sociedade, é um recurso que potencia o enriquecimento intercultural, tornando-se, por isso, extremamente útil no processo ensino/aprendizagem de uma LE. O recurso à música tem uma importância reforçada se tivermos em conta que, aliada ao ensino/aprendizagem de uma LE, se torna possível expressar sentimentos, gostos, sensações, opiniões, bem como conhecer e interagir com outras/novas culturas. Cabe ao professor a seleção adequada de músicas tendo em conta o perfil dos alunos, de forma a suscitar o interesse, atenção, motivação e participação dos mesmos em todas as atividades propostas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-07T11:38:17Z 2015-12-07T00:00:00Z 2015-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5318 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137117655269376 |