Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28786 |
Resumo: | Na Investigação Baseada em Design (IBD) estudam-se intervenções educacionais para promover certas aprendizagens ou mudanças sistémicas e compreender os processos subjacentes. O foco dos estudos pode estar na aprendizagem dos alunos, na prática dos professores, na produção de currículos ou materiais educativos, na formação de professores, ou em mudanças organizacionais. Esta metodologia de investigação tem grandes potencialidades para produzir resultados relevantes para a prática educativa mas também tem dificuldades e problemas próprios. Neste artigo apresentamos a IBD como metodologia de investigação, referindo a sua origem e desenvolvimento, principais caraterísticas, os ciclos de experimentação, relações com outros tipos de investigação e principais variedades. Indicamos, também, as críticas que lhe são feitas e as dificuldades na sua realização. Finalmente, analisamos o modo como tem sido posta em prática em investigações realizadas em Portugal em Didática da Matemática nos estudos onde os autores assumem esta metodologia de investigação assinalando as principais caraterísticas, contributos e pontos fortes e pontos fracos destes estudos. Concluímos que estes estudos têm dado contributos significativos para a produção de conhecimento, mas é importante que aperfeiçoem os seus procedimentos metodológicos e a capacidade de elaboração teórica de modo a produzirem resultados mais robustos e suscetíveis de integração nas práticas educativas. |
id |
RCAP_b79509ca5cbe2be0275151544bedfd33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/28786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativasInvestigação baseada em designIBDDesign-based researchMetodologia de investigaçãoDidática da MatemáticaDesignNa Investigação Baseada em Design (IBD) estudam-se intervenções educacionais para promover certas aprendizagens ou mudanças sistémicas e compreender os processos subjacentes. O foco dos estudos pode estar na aprendizagem dos alunos, na prática dos professores, na produção de currículos ou materiais educativos, na formação de professores, ou em mudanças organizacionais. Esta metodologia de investigação tem grandes potencialidades para produzir resultados relevantes para a prática educativa mas também tem dificuldades e problemas próprios. Neste artigo apresentamos a IBD como metodologia de investigação, referindo a sua origem e desenvolvimento, principais caraterísticas, os ciclos de experimentação, relações com outros tipos de investigação e principais variedades. Indicamos, também, as críticas que lhe são feitas e as dificuldades na sua realização. Finalmente, analisamos o modo como tem sido posta em prática em investigações realizadas em Portugal em Didática da Matemática nos estudos onde os autores assumem esta metodologia de investigação assinalando as principais caraterísticas, contributos e pontos fortes e pontos fracos destes estudos. Concluímos que estes estudos têm dado contributos significativos para a produção de conhecimento, mas é importante que aperfeiçoem os seus procedimentos metodológicos e a capacidade de elaboração teórica de modo a produzirem resultados mais robustos e suscetíveis de integração nas práticas educativas.APMRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daCarvalho, RenataMata-Pereira, JoanaQuaresma, Marisa2017-08-29T13:03:03Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28786porPonte, J. P., Carvalho, R., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2016). Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, 25(2), 77-98.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:36:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:36:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas |
title |
Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas |
spellingShingle |
Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas Ponte, João Pedro da Investigação baseada em design IBD Design-based research Metodologia de investigação Didática da Matemática Design |
title_short |
Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas |
title_full |
Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas |
title_fullStr |
Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas |
title_full_unstemmed |
Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas |
title_sort |
Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas |
author |
Ponte, João Pedro da |
author_facet |
Ponte, João Pedro da Carvalho, Renata Mata-Pereira, Joana Quaresma, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Renata Mata-Pereira, Joana Quaresma, Marisa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro da Carvalho, Renata Mata-Pereira, Joana Quaresma, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação baseada em design IBD Design-based research Metodologia de investigação Didática da Matemática Design |
topic |
Investigação baseada em design IBD Design-based research Metodologia de investigação Didática da Matemática Design |
description |
Na Investigação Baseada em Design (IBD) estudam-se intervenções educacionais para promover certas aprendizagens ou mudanças sistémicas e compreender os processos subjacentes. O foco dos estudos pode estar na aprendizagem dos alunos, na prática dos professores, na produção de currículos ou materiais educativos, na formação de professores, ou em mudanças organizacionais. Esta metodologia de investigação tem grandes potencialidades para produzir resultados relevantes para a prática educativa mas também tem dificuldades e problemas próprios. Neste artigo apresentamos a IBD como metodologia de investigação, referindo a sua origem e desenvolvimento, principais caraterísticas, os ciclos de experimentação, relações com outros tipos de investigação e principais variedades. Indicamos, também, as críticas que lhe são feitas e as dificuldades na sua realização. Finalmente, analisamos o modo como tem sido posta em prática em investigações realizadas em Portugal em Didática da Matemática nos estudos onde os autores assumem esta metodologia de investigação assinalando as principais caraterísticas, contributos e pontos fortes e pontos fracos destes estudos. Concluímos que estes estudos têm dado contributos significativos para a produção de conhecimento, mas é importante que aperfeiçoem os seus procedimentos metodológicos e a capacidade de elaboração teórica de modo a produzirem resultados mais robustos e suscetíveis de integração nas práticas educativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-08-29T13:03:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/28786 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/28786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ponte, J. P., Carvalho, R., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2016). Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, 25(2), 77-98. 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM |
publisher.none.fl_str_mv |
APM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548953451757568 |