Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho, Renata, Mata-Pereira, Joana, Quaresma, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28786
Resumo: Na Investigação Baseada em Design (IBD) estudam-se intervenções educacionais para promover certas aprendizagens ou mudanças sistémicas e compreender os processos subjacentes. O foco dos estudos pode estar na aprendizagem dos alunos, na prática dos professores, na produção de currículos ou materiais educativos, na formação de professores, ou em mudanças organizacionais. Esta metodologia de investigação tem grandes potencialidades para produzir resultados relevantes para a prática educativa mas também tem dificuldades e problemas próprios. Neste artigo apresentamos a IBD como metodologia de investigação, referindo a sua origem e desenvolvimento, principais caraterísticas, os ciclos de experimentação, relações com outros tipos de investigação e principais variedades. Indicamos, também, as críticas que lhe são feitas e as dificuldades na sua realização. Finalmente, analisamos o modo como tem sido posta em prática em investigações realizadas em Portugal em Didática da Matemática nos estudos onde os autores assumem esta metodologia de investigação assinalando as principais caraterísticas, contributos e pontos fortes e pontos fracos destes estudos. Concluímos que estes estudos têm dado contributos significativos para a produção de conhecimento, mas é importante que aperfeiçoem os seus procedimentos metodológicos e a capacidade de elaboração teórica de modo a produzirem resultados mais robustos e suscetíveis de integração nas práticas educativas.
id RCAP_b79509ca5cbe2be0275151544bedfd33
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativasInvestigação baseada em designIBDDesign-based researchMetodologia de investigaçãoDidática da MatemáticaDesignNa Investigação Baseada em Design (IBD) estudam-se intervenções educacionais para promover certas aprendizagens ou mudanças sistémicas e compreender os processos subjacentes. O foco dos estudos pode estar na aprendizagem dos alunos, na prática dos professores, na produção de currículos ou materiais educativos, na formação de professores, ou em mudanças organizacionais. Esta metodologia de investigação tem grandes potencialidades para produzir resultados relevantes para a prática educativa mas também tem dificuldades e problemas próprios. Neste artigo apresentamos a IBD como metodologia de investigação, referindo a sua origem e desenvolvimento, principais caraterísticas, os ciclos de experimentação, relações com outros tipos de investigação e principais variedades. Indicamos, também, as críticas que lhe são feitas e as dificuldades na sua realização. Finalmente, analisamos o modo como tem sido posta em prática em investigações realizadas em Portugal em Didática da Matemática nos estudos onde os autores assumem esta metodologia de investigação assinalando as principais caraterísticas, contributos e pontos fortes e pontos fracos destes estudos. Concluímos que estes estudos têm dado contributos significativos para a produção de conhecimento, mas é importante que aperfeiçoem os seus procedimentos metodológicos e a capacidade de elaboração teórica de modo a produzirem resultados mais robustos e suscetíveis de integração nas práticas educativas.APMRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daCarvalho, RenataMata-Pereira, JoanaQuaresma, Marisa2017-08-29T13:03:03Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28786porPonte, J. P., Carvalho, R., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2016). Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, 25(2), 77-98.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:51.721614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas
title Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas
spellingShingle Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas
Ponte, João Pedro da
Investigação baseada em design
IBD
Design-based research
Metodologia de investigação
Didática da Matemática
Design
title_short Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas
title_full Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas
title_fullStr Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas
title_full_unstemmed Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas
title_sort Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Carvalho, Renata
Mata-Pereira, Joana
Quaresma, Marisa
author_role author
author2 Carvalho, Renata
Mata-Pereira, Joana
Quaresma, Marisa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Carvalho, Renata
Mata-Pereira, Joana
Quaresma, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação baseada em design
IBD
Design-based research
Metodologia de investigação
Didática da Matemática
Design
topic Investigação baseada em design
IBD
Design-based research
Metodologia de investigação
Didática da Matemática
Design
description Na Investigação Baseada em Design (IBD) estudam-se intervenções educacionais para promover certas aprendizagens ou mudanças sistémicas e compreender os processos subjacentes. O foco dos estudos pode estar na aprendizagem dos alunos, na prática dos professores, na produção de currículos ou materiais educativos, na formação de professores, ou em mudanças organizacionais. Esta metodologia de investigação tem grandes potencialidades para produzir resultados relevantes para a prática educativa mas também tem dificuldades e problemas próprios. Neste artigo apresentamos a IBD como metodologia de investigação, referindo a sua origem e desenvolvimento, principais caraterísticas, os ciclos de experimentação, relações com outros tipos de investigação e principais variedades. Indicamos, também, as críticas que lhe são feitas e as dificuldades na sua realização. Finalmente, analisamos o modo como tem sido posta em prática em investigações realizadas em Portugal em Didática da Matemática nos estudos onde os autores assumem esta metodologia de investigação assinalando as principais caraterísticas, contributos e pontos fortes e pontos fracos destes estudos. Concluímos que estes estudos têm dado contributos significativos para a produção de conhecimento, mas é importante que aperfeiçoem os seus procedimentos metodológicos e a capacidade de elaboração teórica de modo a produzirem resultados mais robustos e suscetíveis de integração nas práticas educativas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-08-29T13:03:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28786
url http://hdl.handle.net/10451/28786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., Carvalho, R., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2016). Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, 25(2), 77-98.
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134369986641920