O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia Alexandra Martins da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27773
Resumo: Este relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma de 1º ciclo do Ensino Básico. Assinala o desejo de contribuir para que os alunos se envolvam nas suas próprias aprendizagens de modo ativo e participante, através da adoção de uma metodologia de trabalho diferente. Deste modo, o presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento de aprendizagens e competências nos alunos através do trabalho de projeto, tendo a área de Estudo do Meio como área integradora. O estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio curricular, realizado no decorrer do estágio IV do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico. A intervenção ocorreu numa sala de 3º ano, assente num projeto cuja temática surgiu do interesse e curiosidade da turma. O projeto desenvolvido consistiu na seleção e estudo de um tema escolhido pela turma, em que os alunos assumiram um papel participante e ativo nas atividades, expressando as conceções prévias e estratégias de investigação num ambiente natural, estimulante e comunicativo. A abordagem qualitativa e a estratégia de investigação sobre a prática foram a base da metodologia de investigação utilizada.
id RCAP_fe73d8d9671f998ff3cd0beb9663d5cc
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoTrabalho de projetoEstudo do meio1º Ciclo do ensino básicoOs astrosProject workEnvironmental studiesFirst cycle educationStarsEste relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma de 1º ciclo do Ensino Básico. Assinala o desejo de contribuir para que os alunos se envolvam nas suas próprias aprendizagens de modo ativo e participante, através da adoção de uma metodologia de trabalho diferente. Deste modo, o presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento de aprendizagens e competências nos alunos através do trabalho de projeto, tendo a área de Estudo do Meio como área integradora. O estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio curricular, realizado no decorrer do estágio IV do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico. A intervenção ocorreu numa sala de 3º ano, assente num projeto cuja temática surgiu do interesse e curiosidade da turma. O projeto desenvolvido consistiu na seleção e estudo de um tema escolhido pela turma, em que os alunos assumiram um papel participante e ativo nas atividades, expressando as conceções prévias e estratégias de investigação num ambiente natural, estimulante e comunicativo. A abordagem qualitativa e a estratégia de investigação sobre a prática foram a base da metodologia de investigação utilizada.The aim of the present Research Report is to describe and to deliberate the pedagogical intervention on a Primary School class. This pedagogical intervention was developed under the intent to interest the students to be proactive and to partake in their learning process, through a different work methodology. This Report entails the apprenticeships and skills acquired throughout the projects’ development in Environmental Studies. This research contemplates the results of the Pedagogical Intervention conducted under the 4th Internship of a Pre-School and First Cycle Education Masters Degree. The Intervention conveyed the interest and curiosity of a Third Grade Class. The project developed consisted in allowing the students the selection of the subject, thus contributing to a more active and engaged class for the whole project – by alluding to previous concepts and research strategies – in a natural, stimulating and communicative environment. The research methodology followed a qualitative approach and a research strategy over practice.Almeida, FernandoPinto, JorgeRepositório ComumSilva, Sofia Alexandra Martins da2019-02-08T11:54:06Z2019-012019-022019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27773TID:202160203porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:38.326922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
Silva, Sofia Alexandra Martins da
Trabalho de projeto
Estudo do meio
1º Ciclo do ensino básico
Os astros
Project work
Environmental studies
First cycle education
Stars
title_short O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_full O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
title_sort O trabalho de projeto como estratégia de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
author Silva, Sofia Alexandra Martins da
author_facet Silva, Sofia Alexandra Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Fernando
Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sofia Alexandra Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de projeto
Estudo do meio
1º Ciclo do ensino básico
Os astros
Project work
Environmental studies
First cycle education
Stars
topic Trabalho de projeto
Estudo do meio
1º Ciclo do ensino básico
Os astros
Project work
Environmental studies
First cycle education
Stars
description Este relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma de 1º ciclo do Ensino Básico. Assinala o desejo de contribuir para que os alunos se envolvam nas suas próprias aprendizagens de modo ativo e participante, através da adoção de uma metodologia de trabalho diferente. Deste modo, o presente relatório tem como tema principal o desenvolvimento de aprendizagens e competências nos alunos através do trabalho de projeto, tendo a área de Estudo do Meio como área integradora. O estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio curricular, realizado no decorrer do estágio IV do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico. A intervenção ocorreu numa sala de 3º ano, assente num projeto cuja temática surgiu do interesse e curiosidade da turma. O projeto desenvolvido consistiu na seleção e estudo de um tema escolhido pela turma, em que os alunos assumiram um papel participante e ativo nas atividades, expressando as conceções prévias e estratégias de investigação num ambiente natural, estimulante e comunicativo. A abordagem qualitativa e a estratégia de investigação sobre a prática foram a base da metodologia de investigação utilizada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-08T11:54:06Z
2019-01
2019-02
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/27773
TID:202160203
url http://hdl.handle.net/10400.26/27773
identifier_str_mv TID:202160203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135372816416768