O Scratch e a interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Carla Rute da Costa Oliveira Machado e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62125
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino em Informática
id RCAP_b80ba97fe1d829b0e08d1c292bd30ad9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Scratch e a interdisciplinaridadeThe Scratch and interdisciplinarityInterdisciplinaridadePensamento computacionalProgramaçãoScratchComputational thinkingInterdisciplinarityProgrammingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino em InformáticaO presente relatório de estágio, intitulado “O Scratch e a Interdisciplinaridade”, surge no âmbito da realização da realização do Mestrado em Ensino de Informática, do Instituto de Educação da Universidade do Minho e tem por base a conceção de um Projeto de Intervenção Pedagógica direcionado para alunos do 2º ciclo do Ensino Básico. O tema deste projeto é referente ao uso do ambiente de programação Scratch, como instrumento e estratégia de interdisciplinaridade, entre as diferentes disciplinas do 2º ciclo do Ensino Básico. O seu objetivo fundamental é compreender as potencialidades do Scratch para a aprendizagem de conteúdos de diferentes áreas disciplinares e assim promover a interdisciplinaridade, o Pensamento Computacional, desenvolver competências no uso software Scratch, despertar nos alunos interesse pelo uso da computação, a emergência do Pensamento Computacional e a adoção de estratégias colaborativas entre alunos. Para tal foram concebidos materiais didáticos que facilitem a adoção, por parte dos alunos, de destrezas e aptidões favorecedoras da aprendizagem, proporcionando uma aprendizagem da linguagem de programação, por blocos simples, em que o aluno observa, de forma animada, a consequência do seu trabalho. Trata-se de um trabalho que visa compreender o envolvimento dos alunos na utilização de um recurso informático (o Scratch) para trabalhar a área da Matemática e do Inglês. Assim, no enquadramento teórico procuramos clarificar o conceito interdisciplinaridade e compreender a sua evolução, assim como, pretendemos clarificar o conceito de Pensamento Computacional, o seu âmbito e aplicação. Do mesmo modo, este trabalho pretende compreender o contributo do Pensamento Computacional para a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências dos alunos. O uso do Scratch permitiu motivar os alunos e criar oportunidades de desenvolvimento da capacidade de encontrar soluções, para problemas do quotidiano dos alunos, recorrendo ao domínio da informática do mesmo modo que possibilitou o trabalho colaborativo e estabelecer pontes com as diferentes disciplinas especialmente com matemática e inglês.The present internship report, titled "The Scratch and Interdisciplinarity", comes within the scope of the accomplishment of the Master's Degree in Informatics Teaching at the Institute of Education of Minho University. It is based on a Project design of Pedagogical Intervention directed for Basic Education.students, namely the 2nd cycle. The theme of this project is related to the use of the Scratch programming environment, as an interdisciplinary instrument and strategy, between the different disciplines of the 2nd cycle of Basic Education. Its fundamental objective is to understand the potential of Scratch to learn content from different disciplinary areas and thus promote interdisciplinarity, Computational Thinking, develop skills in the use of Scratch software, awaken in students’ interest in the use of computing, the emergence of Computational Thinking and the adoption of collaborative strategies among students. To this end, teaching materials were designed to facilitate students' adoption of learning-enhancing skills and abilities, providing a simple programming language learning in which the student observes, in a lively way, the consequence of his own job. This report aims to understand the involvement of students in the use of a computer resource (Scratch) to work in the area of Mathematics and English. Thus, in the theoretical framework we seek to clarify the concept of interdisciplinarity and to understand its evolution, just as we intend to clarify the concept of Computational Thinking, its scope and application. In the same way, this work intends to understand the contribution of Computational Thinking to the interdisciplinarity and the development of students' competences. The use of Scratch allowed to motivate the students and to create opportunities of development of the capacity to find solutions of the students’ daily problems, resorting to the domain of the computer science in the same way that it made possible the collaborative work and to establish bridges with the different disciplines especially with Mathematics and English.Osório, António JoséUniversidade do MinhoCunha, Carla Rute da Costa Oliveira Machado e20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62125por202294714info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:16.816953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Scratch e a interdisciplinaridade
The Scratch and interdisciplinarity
title O Scratch e a interdisciplinaridade
spellingShingle O Scratch e a interdisciplinaridade
Cunha, Carla Rute da Costa Oliveira Machado e
Interdisciplinaridade
Pensamento computacional
Programação
Scratch
Computational thinking
Interdisciplinarity
Programming
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O Scratch e a interdisciplinaridade
title_full O Scratch e a interdisciplinaridade
title_fullStr O Scratch e a interdisciplinaridade
title_full_unstemmed O Scratch e a interdisciplinaridade
title_sort O Scratch e a interdisciplinaridade
author Cunha, Carla Rute da Costa Oliveira Machado e
author_facet Cunha, Carla Rute da Costa Oliveira Machado e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, António José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Carla Rute da Costa Oliveira Machado e
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Pensamento computacional
Programação
Scratch
Computational thinking
Interdisciplinarity
Programming
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Interdisciplinaridade
Pensamento computacional
Programação
Scratch
Computational thinking
Interdisciplinarity
Programming
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino em Informática
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62125
url http://hdl.handle.net/1822/62125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202294714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133128222048256