Do anonimato à fama: a construção da celebridade em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brogueira, Carlota Guedes da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10580
Resumo: Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação.
id RCAP_b80ceb19604001e5ea8f541ecb955b4a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/10580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do anonimato à fama: a construção da celebridade em PortugalCelebridadeAonimatoGestão de imagemMediaManagersBrandingFamaMarcasAgências de ativação de marcaRepresentaçãoDissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação.Nesta tese, procuro explorar a origem da fama, as suas implicações, relacioná-la com o reconhecimento social e perceber de que forma esta está ou não diretamente ligada ao mérito. O estudo da indústria das celebridades implica não só perceber todo o processo de alcance da fama, como ainda descortinar os seus bastidores e principais constituintes. No estudo do marketing da fama, é crucial perceber quem são os managers, que estratégias adoptam e qual o seu papel nesta indústria. É ainda essencial na minha pesquisa perceber quais as características do mercado da fama em Portugal. Para aprofundar o meu conhecimento acerca do mesmo, procurei perceber a sua origem e descortinar quem são os seus principais players, tendo realizado entrevistas a alguns agentes e agências de celebridades que atuam em Portugal. Toda a performance efectuada pela indústria da fama visa não só atrair os fãs e o reconhecimento social para as celebridades, como ainda seduzir marcas com as quais desejam colaborar. É essencial para esta investigação perceber quem está por detrás das marcas, como estes percepcionam a celebridade e como se relacionam com os managers. Para isso, foram entrevistados project managers que trabalham em agências de ativação de marca e que são responsáveis pela seleção de celebridades que pensam ser indicadas para colaborar com as marcas que representam. Neste relacionamento, ambas as partes mostram dois lados da indústria: por um lado, os managers que representam as celebridades, por outro lado os project managers que representam as marcas. Estas duas fações da indústria são complementares e juntas representam parte daquilo que podemos apelidar da indústria da fama em Portugal.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaPonte, CristinaJorge, AnaRUNBrogueira, Carlota Guedes da Silva2013-042013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:25Zoai:run.unl.pt:10362/10580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:33.513203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do anonimato à fama: a construção da celebridade em Portugal
title Do anonimato à fama: a construção da celebridade em Portugal
spellingShingle Do anonimato à fama: a construção da celebridade em Portugal
Brogueira, Carlota Guedes da Silva
Celebridade
Aonimato
Gestão de imagem
Media
Managers
Branding
Fama
Marcas
Agências de ativação de marca
Representação
title_short Do anonimato à fama: a construção da celebridade em Portugal
title_full Do anonimato à fama: a construção da celebridade em Portugal
title_fullStr Do anonimato à fama: a construção da celebridade em Portugal
title_full_unstemmed Do anonimato à fama: a construção da celebridade em Portugal
title_sort Do anonimato à fama: a construção da celebridade em Portugal
author Brogueira, Carlota Guedes da Silva
author_facet Brogueira, Carlota Guedes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponte, Cristina
Jorge, Ana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Brogueira, Carlota Guedes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Celebridade
Aonimato
Gestão de imagem
Media
Managers
Branding
Fama
Marcas
Agências de ativação de marca
Representação
topic Celebridade
Aonimato
Gestão de imagem
Media
Managers
Branding
Fama
Marcas
Agências de ativação de marca
Representação
description Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04
2013-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10580
url http://hdl.handle.net/10362/10580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137838618378240