A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesteiro, Marta Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4232
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância
id RCAP_b819a0751cd9f1b5ad26a870e82e94e3
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEEExpressão plásticaEducação pré-escolarEducação pela arteIntervenção precoceOrganização curricularArtistic expressionPreschool educationEducation through artEarly interventionCurriculum organizationDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na InfânciaO estudo exploratório (descritivo) de carácter quantitativo situa-se no contexto da Educação Pré-Escolar e procurou estudar qual a valorização da Expressão Plástica no desenvolvimento da criança em idade Pré-Escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Procurou-se verificar quais as intencionalidades dos Educadores de Infância na organização das suas práticas educativas ao nível da Expressão Plástica, bem como conhecer as dificuldades em a utilizar em contexto educativo. A recolha de dados empíricos foi efetuada através do inquérito por questionário, aplicado aos Educadores de Infância a exercer funções em salas de Creche ou Jardim de Infância com crianças apoiadas pela Equipa Local de Intervenção Precoce de Caldas da Rainha/Óbidos no ano letivo 2011/2012. Dos resultados obtidos verificar-se que a Expressão Plástica é valorizada pelos Educadores de Infância na pedagógica com a criança em situação de risco, em atraso de desenvolvimento ou com NEE. A maioria dos inquiridos considera que a sua formação inicial lhe facultou os conhecimentos necessários neste domínio, e tem interesse em completar a sua formação, confirmando o crescente interesse por este domínio. Decorrente da análise e interpretação dos dados recolhidos constatou-se que ao nível da prática dos Educadores de Infância há uma procura de equilíbrio entre as diferentes áreas e domínios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Os inquiridos consideram que a Expressão Plástica permite desenvolver uma grande variedade de capacidades e competências, destacando-se o desenvolvimento da expressividade e criação artística, o proporcionar de momentos lúdicos e a exteriorização de sentimentos. Neste sentido, considerando que a Expressão Plástica assume um papel bastante relevante para o desenvolvimento individual, da comunidade e da sociedade em geral, é fundamental continuar a investigar e a incentivar o desenvolvimento de ações facilitadoras da valorização e reconhecimento deste domínio do saber.The exploratory study (descriptive) is located in the context of Preschool Education and study which sought recovery of Plastic Expression in child development at age Preschool at risk, developmental delay or with Special Educational Needs (SEN). We tried to see what the intentions of Kindergarten in the organization of their educational practices at the Plastic Expression, and know the difficulties in the use in an educational context. The collection of empirical evidence was made through the questionnaire survey, applied to kindergarten teachers that work on kindergarten rooms with children supported by Local Early Intervention Team of Caldas da Rainha / Óbidos in the school year 2011/2012. From the results we can see that the Plastic Expression is valued by kindergarten teachers in teaching the child at risk in developmental delay or with SEN. The majority of respondents believe that their initial training has provided him the necessary expertise in this area, and are interested in completing their training, confirming the growing interest in this field. Resulting from the analysis and interpretation of data collected found that the level of practice of Kindergarten is a balancing between the different areas and fields of Curriculum Guidelines for Preschool Education. Respondents consider that the Plastic Expression allows to develop a variety of skills and competencies, emphasizing the development of expressive and artistic creation, provide moments of playful and externalization of feelings. In this sense, considering that the Plastic Expression plays a very relevant role for individual development, community and society in general, it is essential to continue to investigate and encourage the development of actions that facilitate the recognition and appreciation of this area of knowledge.[s.n.]Marinho, SusanaMadeira, MiltonRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGesteiro, Marta Raquel Ferreira2014-05-06T11:29:55Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:38Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:08.294346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE
title A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE
spellingShingle A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE
Gesteiro, Marta Raquel Ferreira
Expressão plástica
Educação pré-escolar
Educação pela arte
Intervenção precoce
Organização curricular
Artistic expression
Preschool education
Education through art
Early intervention
Curriculum organization
title_short A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE
title_full A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE
title_fullStr A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE
title_full_unstemmed A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE
title_sort A valorização da expressão plástica no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar em situações de risco, atraso de desenvolvimento ou com NEE
author Gesteiro, Marta Raquel Ferreira
author_facet Gesteiro, Marta Raquel Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Susana
Madeira, Milton
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gesteiro, Marta Raquel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão plástica
Educação pré-escolar
Educação pela arte
Intervenção precoce
Organização curricular
Artistic expression
Preschool education
Education through art
Early intervention
Curriculum organization
topic Expressão plástica
Educação pré-escolar
Educação pela arte
Intervenção precoce
Organização curricular
Artistic expression
Preschool education
Education through art
Early intervention
Curriculum organization
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio da Intervenção Precoce na Infância
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2014-05-06T11:29:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4232
url http://hdl.handle.net/10284/4232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130277733203968