Resolução de Problemas abertos com alunos do 3.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2610 |
Resumo: | No âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, foi desenvolvido um estudo. O estudo centrou-se na área da matemática, sobre a resolução de problemas. Teve como objetivo analisar e comparar, em contexto natural, o desempenho de alunos, do 3.º ano de escolaridade, na resolução de problemas com caráter fechado, e também problemas abertos, que podem assumir diferentes resoluções e mais do que uma solução. Para orientar o estudo, definiram-se duas questões de investigação: 1) Como é que os alunos resolvem problemas de processo? Que estratégias usam? 2) Que dificuldades manifestam: na compreensão e na resolução de problemas abertos? O estudo realizou-se numa escola de 1.º CEB, com uma turma de 1.º e 3.º anos, constituída por 21 alunos. Considerando o objetivo e as questões de investigação, optou-se por adotar um paradigma interpretativo, privilegiando-se a metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se ao método do estudo de caso. O caso foi constituído pelos 12 alunos do 3.º ano. A recolha de dados fez-se através de seis tarefas matemáticas, da observação participante, dos meios audiovisuais e das conversas informais. Para analisar os dados criaram-se categorias de análise fechadas e abertas, cada uma delas com diferentes indicadores, que facilitaram a interpretação dos dados. Com os resultados do estudo verificou-se que os alunos resolveram os problemas aplicando os seus conhecimentos matemáticos e as estratégias que já conheciam. As principais dificuldades foram ao nível da compreensão nos problemas fechados e da resolução e resposta nos problemas abertos. A PES e todo o processo investigativo permitiram-me crescer tanto a nível pessoal como profissional, desenvolvendo valores, como o respeito, cooperação e empatia, que nunca me deverão abandonar. |
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Resolução de Problemas abertos com alunos do 3.º ano de escolaridadeMatemáticaResolução de problemasTarefas abertasEstratégiasPrimeiro ciclo de escolaridadeMathematicsProblem solvingOpen tasksStrategiesPrimary schoolNo âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, foi desenvolvido um estudo. O estudo centrou-se na área da matemática, sobre a resolução de problemas. Teve como objetivo analisar e comparar, em contexto natural, o desempenho de alunos, do 3.º ano de escolaridade, na resolução de problemas com caráter fechado, e também problemas abertos, que podem assumir diferentes resoluções e mais do que uma solução. Para orientar o estudo, definiram-se duas questões de investigação: 1) Como é que os alunos resolvem problemas de processo? Que estratégias usam? 2) Que dificuldades manifestam: na compreensão e na resolução de problemas abertos? O estudo realizou-se numa escola de 1.º CEB, com uma turma de 1.º e 3.º anos, constituída por 21 alunos. Considerando o objetivo e as questões de investigação, optou-se por adotar um paradigma interpretativo, privilegiando-se a metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se ao método do estudo de caso. O caso foi constituído pelos 12 alunos do 3.º ano. A recolha de dados fez-se através de seis tarefas matemáticas, da observação participante, dos meios audiovisuais e das conversas informais. Para analisar os dados criaram-se categorias de análise fechadas e abertas, cada uma delas com diferentes indicadores, que facilitaram a interpretação dos dados. Com os resultados do estudo verificou-se que os alunos resolveram os problemas aplicando os seus conhecimentos matemáticos e as estratégias que já conheciam. As principais dificuldades foram ao nível da compreensão nos problemas fechados e da resolução e resposta nos problemas abertos. A PES e todo o processo investigativo permitiram-me crescer tanto a nível pessoal como profissional, desenvolvendo valores, como o respeito, cooperação e empatia, que nunca me deverão abandonar.A study was developed as part of the Supervised Teaching Practice (PES)course of the master’s degree in Pre-school Education and Primary School Teaching at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The study focused on mathematics, more specifically on the problem solving. Its main goal was to analyse and compare, in a natural context, the performance of 3rd grade pupils in solving closed and open problems, which can have different resolutions and more than one solution. To guide the study, two research questions were defined: 1) How do students solve process problems? What strategies they use? 2) What difficulties do they reveal: in understanding and solving open problems? The study took place in a primary school, with a 1st and 3rd grade class, with 21 students. Considering the purpose and the research questions, the study was developed within an interpretative paradigm, through a qualitative methodology, and the case study method. The case was composed of twelve 3rd grade students. Data were collected through six mathematical tasks, participant observation, audio-visual media, and informal conversations. Closed and open categories of analysis were created, each one with different indicators, to guide data analysis. The results of the study showed that pupils solved the problems by applying their mathematical knowledge and the strategies they already knew. The main difficulties were revealed in understanding the closed problems and solving and answering the open problems. The PES and the research process allowed me to grow on a personal and professional level, developing values, such as respect, cooperation, and empathy, that I will never forget.2022-01-10T15:20:04Z2021-12-21T00:00:00Z2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2610TID:202834514porPereira, Andreia Cristina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:25Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:56.169392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, foi desenvolvido um estudo. O estudo centrou-se na área da matemática, sobre a resolução de problemas. Teve como objetivo analisar e comparar, em contexto natural, o desempenho de alunos, do 3.º ano de escolaridade, na resolução de problemas com caráter fechado, e também problemas abertos, que podem assumir diferentes resoluções e mais do que uma solução. Para orientar o estudo, definiram-se duas questões de investigação: 1) Como é que os alunos resolvem problemas de processo? Que estratégias usam? 2) Que dificuldades manifestam: na compreensão e na resolução de problemas abertos? O estudo realizou-se numa escola de 1.º CEB, com uma turma de 1.º e 3.º anos, constituída por 21 alunos. Considerando o objetivo e as questões de investigação, optou-se por adotar um paradigma interpretativo, privilegiando-se a metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se ao método do estudo de caso. O caso foi constituído pelos 12 alunos do 3.º ano. A recolha de dados fez-se através de seis tarefas matemáticas, da observação participante, dos meios audiovisuais e das conversas informais. Para analisar os dados criaram-se categorias de análise fechadas e abertas, cada uma delas com diferentes indicadores, que facilitaram a interpretação dos dados. Com os resultados do estudo verificou-se que os alunos resolveram os problemas aplicando os seus conhecimentos matemáticos e as estratégias que já conheciam. As principais dificuldades foram ao nível da compreensão nos problemas fechados e da resolução e resposta nos problemas abertos. A PES e todo o processo investigativo permitiram-me crescer tanto a nível pessoal como profissional, desenvolvendo valores, como o respeito, cooperação e empatia, que nunca me deverão abandonar. |
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