Determinantes da relação triádica em aeroportos/terminais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Ricardo Manuel Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10843
Resumo: O objetivo principal do estudo é formular um modelo conceptual de cariz relacional, cujos determinantes das relações service-to-service (S2S) e business-to-service (B2S) permitam perceber as várias implicações entre os Aeroportos/Terminais de Cabo Verde, a indústria de aviação (companhias aéreas) e os prestadores de serviços turísticos (Operadores turísticos), no contexto do destino turístico Cabo Verde. Para alcançar este objetivo foi feita uma análise bibliográfica sobre os determinantes que influenciam as relações fornecedores-clientes e as relações que se estabelecem entre esses mesmos determinantes. O estudo desenvolveu-se nos aeroportos de Cabo Verde, nomeadamente nos aeroportos internacionais de Santiago, de São Vicente, da Boavista e do Sal. Foram recolhidos dados através de questionários, onde foram inquiridas as empresas que estabelecem relações com os aeroportos ou utilizam o espaço do aeroporto para as suas atividades. No que respeita a análise de dados, recorreu-se ao SPSS, onde foram efetuados quatro tipos de análises – Descritiva, fatorial, correlacional e de regressão. Na estatística descritiva foram avaliadas a média, o desvio padrão, Skewness, Kurtosis e o Alpha de Cronbach. Na análise fatorial foi utilizado o KMO para medir a adequação da amostra. Para a análise correlacional foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. Por último, a análise de regressão onde foram testadas as hipóteses de estudo. Os resultados indicam que os determinantes aqui abordados, através da interação entre eles exercem grande influência no desenvolvimento da confiança nas relações entre os agentes aeroportuários. Conclui-se então que os determinantes impactam as relações, e as relações nos aeroportos/terminais por sua vez, demonstram que com os anos e a evolução do setor de turismo em Cabo Verde, constituem um dos fatores mais importantes na atribuição da oferta do destino turístico Cabo Verde.
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