Determinantes da relação triádica em aeroportos/terminais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10843 |
Resumo: | O objetivo principal do estudo é formular um modelo conceptual de cariz relacional, cujos determinantes das relações service-to-service (S2S) e business-to-service (B2S) permitam perceber as várias implicações entre os Aeroportos/Terminais de Cabo Verde, a indústria de aviação (companhias aéreas) e os prestadores de serviços turísticos (Operadores turísticos), no contexto do destino turístico Cabo Verde. Para alcançar este objetivo foi feita uma análise bibliográfica sobre os determinantes que influenciam as relações fornecedores-clientes e as relações que se estabelecem entre esses mesmos determinantes. O estudo desenvolveu-se nos aeroportos de Cabo Verde, nomeadamente nos aeroportos internacionais de Santiago, de São Vicente, da Boavista e do Sal. Foram recolhidos dados através de questionários, onde foram inquiridas as empresas que estabelecem relações com os aeroportos ou utilizam o espaço do aeroporto para as suas atividades. No que respeita a análise de dados, recorreu-se ao SPSS, onde foram efetuados quatro tipos de análises – Descritiva, fatorial, correlacional e de regressão. Na estatística descritiva foram avaliadas a média, o desvio padrão, Skewness, Kurtosis e o Alpha de Cronbach. Na análise fatorial foi utilizado o KMO para medir a adequação da amostra. Para a análise correlacional foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. Por último, a análise de regressão onde foram testadas as hipóteses de estudo. Os resultados indicam que os determinantes aqui abordados, através da interação entre eles exercem grande influência no desenvolvimento da confiança nas relações entre os agentes aeroportuários. Conclui-se então que os determinantes impactam as relações, e as relações nos aeroportos/terminais por sua vez, demonstram que com os anos e a evolução do setor de turismo em Cabo Verde, constituem um dos fatores mais importantes na atribuição da oferta do destino turístico Cabo Verde. |
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Determinantes da relação triádica em aeroportos/terminaisGestãoMarketingTurismoAeroportos - Cabo VerdeO objetivo principal do estudo é formular um modelo conceptual de cariz relacional, cujos determinantes das relações service-to-service (S2S) e business-to-service (B2S) permitam perceber as várias implicações entre os Aeroportos/Terminais de Cabo Verde, a indústria de aviação (companhias aéreas) e os prestadores de serviços turísticos (Operadores turísticos), no contexto do destino turístico Cabo Verde. Para alcançar este objetivo foi feita uma análise bibliográfica sobre os determinantes que influenciam as relações fornecedores-clientes e as relações que se estabelecem entre esses mesmos determinantes. O estudo desenvolveu-se nos aeroportos de Cabo Verde, nomeadamente nos aeroportos internacionais de Santiago, de São Vicente, da Boavista e do Sal. Foram recolhidos dados através de questionários, onde foram inquiridas as empresas que estabelecem relações com os aeroportos ou utilizam o espaço do aeroporto para as suas atividades. No que respeita a análise de dados, recorreu-se ao SPSS, onde foram efetuados quatro tipos de análises – Descritiva, fatorial, correlacional e de regressão. Na estatística descritiva foram avaliadas a média, o desvio padrão, Skewness, Kurtosis e o Alpha de Cronbach. Na análise fatorial foi utilizado o KMO para medir a adequação da amostra. Para a análise correlacional foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. Por último, a análise de regressão onde foram testadas as hipóteses de estudo. Os resultados indicam que os determinantes aqui abordados, através da interação entre eles exercem grande influência no desenvolvimento da confiança nas relações entre os agentes aeroportuários. Conclui-se então que os determinantes impactam as relações, e as relações nos aeroportos/terminais por sua vez, demonstram que com os anos e a evolução do setor de turismo em Cabo Verde, constituem um dos fatores mais importantes na atribuição da oferta do destino turístico Cabo Verde.The main objective of the this study is to formulate a relational conceptual model, whose decisive service-to-service (S2S) and business-to-business (B2S) relations allow the understanding of various implications between airports/terminals Cape Verde, aviation industry (airlines) and travel providers (tour operators), in the context of Cape Verde tourist destination. To achieve this goal a literature review was made on the determinants influencing buyer-supplier relationship and the relations established between those determinants. The study was developed at the airports of Cape Verde, including the international airports in Santiago, São Vicente, Boavista and Sal. Data for analysis were collected through questionnaires, which were surveyed companies that establish a relationship with airport or use the space of airport for their activities. Regarding data analysis, we used SPSS, where they were made three types of analyzes – descriptive, factor and correlational. Descriptive statistics were evaluated the mean, standard deviation, Skewness, Kurtosis and Cronbach’s Alpha. In the factor analysis was used the KMO to measure the extent of the sample. Finally, correlational analysis was used where the Pearson correlation coefficient. The results indicate that that the determinants discussed here, through the interaction between them exert great influence on the development of trust in relations between the airport officials. It was concluded that the determinants impacting relationships, and relationships in airports/terminals in turn, show that over the years and the evolution of the tourism sector in Cape Verde, is one of the most important factors in the allocation of the supply of tourist destination Cape Verde.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:40Z2012-07-19T00:00:00Z2012-07-192014-07-19T11:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10843porSanches, Ricardo Manuel Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:59Zoai:ria.ua.pt:10773/10843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:17.762799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objetivo principal do estudo é formular um modelo conceptual de cariz relacional, cujos determinantes das relações service-to-service (S2S) e business-to-service (B2S) permitam perceber as várias implicações entre os Aeroportos/Terminais de Cabo Verde, a indústria de aviação (companhias aéreas) e os prestadores de serviços turísticos (Operadores turísticos), no contexto do destino turístico Cabo Verde. Para alcançar este objetivo foi feita uma análise bibliográfica sobre os determinantes que influenciam as relações fornecedores-clientes e as relações que se estabelecem entre esses mesmos determinantes. O estudo desenvolveu-se nos aeroportos de Cabo Verde, nomeadamente nos aeroportos internacionais de Santiago, de São Vicente, da Boavista e do Sal. Foram recolhidos dados através de questionários, onde foram inquiridas as empresas que estabelecem relações com os aeroportos ou utilizam o espaço do aeroporto para as suas atividades. No que respeita a análise de dados, recorreu-se ao SPSS, onde foram efetuados quatro tipos de análises – Descritiva, fatorial, correlacional e de regressão. Na estatística descritiva foram avaliadas a média, o desvio padrão, Skewness, Kurtosis e o Alpha de Cronbach. Na análise fatorial foi utilizado o KMO para medir a adequação da amostra. Para a análise correlacional foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. Por último, a análise de regressão onde foram testadas as hipóteses de estudo. Os resultados indicam que os determinantes aqui abordados, através da interação entre eles exercem grande influência no desenvolvimento da confiança nas relações entre os agentes aeroportuários. Conclui-se então que os determinantes impactam as relações, e as relações nos aeroportos/terminais por sua vez, demonstram que com os anos e a evolução do setor de turismo em Cabo Verde, constituem um dos fatores mais importantes na atribuição da oferta do destino turístico Cabo Verde. |
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