Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benites, Maria de Fátima Moreira Cardoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5006
Resumo: O presente relatório inscreve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação de Pré-escolar e, nele, apresentamos a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças de cinco anos de idade. Para a sua elaboração considerámos três pontos. No primeiro procedemos à contextualização da prática educativa, procurando descrever as caraterísticas da instituição, do grupo de crianças e da organização do ambiente educativo ao nível da sala, relevando a sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, bem como as opções educativas em procurámos apoiar a nossa intervenção. No segundo ponto descrevemos e analisamos um conjunto de experiências de aprendizagens desenvolvidas com as crianças, onde a sua participação foi valorizada e promovida, em ordem à construção de respostas facilitadoras da progressão de todas. Por último, fazemos uma reflexão sobre a globalidade da ação educativa desenvolvida, sublinhando a implicação, interesses e vontade de aprender manifestados pelas crianças, bem como o importante papel que cabe ao educador na criação de oportunidades significativas de aprendizagem e desenvolvimento dos diferentes intervenientes no processo educativo, crianças e adultos. As interações e a comunicação entre adultos e crianças são reconhecidas como importantes meios para a concretização de experiências educativas diversificadas e integradas. This report falls under the Course of Supervised Teaching Practice of the Master of Education in Kindergarten and in him, we present educational actions that we have developed with a group of children five years of age. For its preparation we consider three points. In the first proceeded to the contextualization of educational practice, describing the characteristics of the institution, the group of children and the organization of the educational environment at the level of the room, emphasizing its importance in learning and development of children as well as educational options in sought support our intervention. In the second section we describe and analyze a set of learning experiences developed with children where their participation was valued and promoted in order to facilitate the construction of responses progression of all. Finally, we reflect on the whole of the educational activity developed, emphasizing the involvement, interest and willingness to learn manifested by children as well as the important role that the educator in creating meaningful opportunities for learning and development of the different actors in the process education, children and adults. The interactions and communication between adults and children are recognized as important tools for achieving diverse educational experiences and integrated.
id RCAP_ccacb21d3c11f2ad2f46d1af29d5f19b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarExperiências de aprendizagemParticipação ativaPedagogia participativaO presente relatório inscreve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação de Pré-escolar e, nele, apresentamos a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças de cinco anos de idade. Para a sua elaboração considerámos três pontos. No primeiro procedemos à contextualização da prática educativa, procurando descrever as caraterísticas da instituição, do grupo de crianças e da organização do ambiente educativo ao nível da sala, relevando a sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, bem como as opções educativas em procurámos apoiar a nossa intervenção. No segundo ponto descrevemos e analisamos um conjunto de experiências de aprendizagens desenvolvidas com as crianças, onde a sua participação foi valorizada e promovida, em ordem à construção de respostas facilitadoras da progressão de todas. Por último, fazemos uma reflexão sobre a globalidade da ação educativa desenvolvida, sublinhando a implicação, interesses e vontade de aprender manifestados pelas crianças, bem como o importante papel que cabe ao educador na criação de oportunidades significativas de aprendizagem e desenvolvimento dos diferentes intervenientes no processo educativo, crianças e adultos. As interações e a comunicação entre adultos e crianças são reconhecidas como importantes meios para a concretização de experiências educativas diversificadas e integradas. This report falls under the Course of Supervised Teaching Practice of the Master of Education in Kindergarten and in him, we present educational actions that we have developed with a group of children five years of age. For its preparation we consider three points. In the first proceeded to the contextualization of educational practice, describing the characteristics of the institution, the group of children and the organization of the educational environment at the level of the room, emphasizing its importance in learning and development of children as well as educational options in sought support our intervention. In the second section we describe and analyze a set of learning experiences developed with children where their participation was valued and promoted in order to facilitate the construction of responses progression of all. Finally, we reflect on the whole of the educational activity developed, emphasizing the involvement, interest and willingness to learn manifested by children as well as the important role that the educator in creating meaningful opportunities for learning and development of the different actors in the process education, children and adults. The interactions and communication between adults and children are recognized as important tools for achieving diverse educational experiences and integrated.Sanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBBenites, Maria de Fátima Moreira Cardoso2012-06-06T16:20:04Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5006porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:14:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:58.124433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Benites, Maria de Fátima Moreira Cardoso
Educação pré-escolar
Experiências de aprendizagem
Participação ativa
Pedagogia participativa
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Benites, Maria de Fátima Moreira Cardoso
author_facet Benites, Maria de Fátima Moreira Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Benites, Maria de Fátima Moreira Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Experiências de aprendizagem
Participação ativa
Pedagogia participativa
topic Educação pré-escolar
Experiências de aprendizagem
Participação ativa
Pedagogia participativa
description O presente relatório inscreve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação de Pré-escolar e, nele, apresentamos a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças de cinco anos de idade. Para a sua elaboração considerámos três pontos. No primeiro procedemos à contextualização da prática educativa, procurando descrever as caraterísticas da instituição, do grupo de crianças e da organização do ambiente educativo ao nível da sala, relevando a sua importância no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, bem como as opções educativas em procurámos apoiar a nossa intervenção. No segundo ponto descrevemos e analisamos um conjunto de experiências de aprendizagens desenvolvidas com as crianças, onde a sua participação foi valorizada e promovida, em ordem à construção de respostas facilitadoras da progressão de todas. Por último, fazemos uma reflexão sobre a globalidade da ação educativa desenvolvida, sublinhando a implicação, interesses e vontade de aprender manifestados pelas crianças, bem como o importante papel que cabe ao educador na criação de oportunidades significativas de aprendizagem e desenvolvimento dos diferentes intervenientes no processo educativo, crianças e adultos. As interações e a comunicação entre adultos e crianças são reconhecidas como importantes meios para a concretização de experiências educativas diversificadas e integradas. This report falls under the Course of Supervised Teaching Practice of the Master of Education in Kindergarten and in him, we present educational actions that we have developed with a group of children five years of age. For its preparation we consider three points. In the first proceeded to the contextualization of educational practice, describing the characteristics of the institution, the group of children and the organization of the educational environment at the level of the room, emphasizing its importance in learning and development of children as well as educational options in sought support our intervention. In the second section we describe and analyze a set of learning experiences developed with children where their participation was valued and promoted in order to facilitate the construction of responses progression of all. Finally, we reflect on the whole of the educational activity developed, emphasizing the involvement, interest and willingness to learn manifested by children as well as the important role that the educator in creating meaningful opportunities for learning and development of the different actors in the process education, children and adults. The interactions and communication between adults and children are recognized as important tools for achieving diverse educational experiences and integrated.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-06T16:20:04Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5006
url http://hdl.handle.net/10198/5006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135197256482816