As estratégias do mix de marketing utilizadas no lançamento de um produto: o caso da IPELSA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6028 |
Resumo: | Este estudo aborda uma análise sobre o mix de marketing da Ipelsa – Indústria de Celulose e Papel da Paraíba S/A, utilizado como estratégia de lançamento do guardanapo vison no mercado. Para tanto, o texto encontra-se organizado em cinco seções subseqüentes, a saber: Introdução, Identificação da Empresa, Fundamentação Teórica, Aspectos Metodológicos e Apresentação dos Resultados, Conclusões e Sugestões. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o mix de marketing utilizado pela Ipelsa, como estratégia de lançamento de um produto, identificando as estratégias utilizadas para lançamento do produto com base no mix de marketing, apresentando as distorções dessas estratégias com base na teoria e propondo novas estratégias. Quanto à metodologia utilizada para execução desse trabalho, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, constituída de uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, cujas variáveis principais foram o setor de celulose e papel e o mix de marketing (produto, preço, praça e promoção), utilizados como estratégia de lançamento de um produto. Os resultados obtidos evidenciaram que o setor de celulose e papel encontra-se muito atrativo ao lançamento do guardanapo vison, pois dentre os produtos para fins sanitários, o guardanapo apresentou melhor resultado em expansão de consumo nos últimos dois anos e também que o mix de marketing utilizadas pela Ipelsa como estratégia de lançamento do produto, atende aos objetivos da empresa no sentido de melhorar seu desempenho financeiro e expandir sua atuação no mercado, no entanto esse desempenho poderia ser maximizado com a implantação de um departamento de marketing, que com profissionais da área poderiam propor melhores estratégias de produto, preço, praça e promoção não só para o lançamento do produto mas também para todas as áreas da empresa. |
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As estratégias do mix de marketing utilizadas no lançamento de um produto: o caso da IPELSA.The marketing mix strategies used in launching a product: the case of IPELSA.MarketingEstratégiasLançamento do produtoMarketingStrategiesRelease of the productAdministraçãoEste estudo aborda uma análise sobre o mix de marketing da Ipelsa – Indústria de Celulose e Papel da Paraíba S/A, utilizado como estratégia de lançamento do guardanapo vison no mercado. Para tanto, o texto encontra-se organizado em cinco seções subseqüentes, a saber: Introdução, Identificação da Empresa, Fundamentação Teórica, Aspectos Metodológicos e Apresentação dos Resultados, Conclusões e Sugestões. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o mix de marketing utilizado pela Ipelsa, como estratégia de lançamento de um produto, identificando as estratégias utilizadas para lançamento do produto com base no mix de marketing, apresentando as distorções dessas estratégias com base na teoria e propondo novas estratégias. Quanto à metodologia utilizada para execução desse trabalho, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, constituída de uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, cujas variáveis principais foram o setor de celulose e papel e o mix de marketing (produto, preço, praça e promoção), utilizados como estratégia de lançamento de um produto. Os resultados obtidos evidenciaram que o setor de celulose e papel encontra-se muito atrativo ao lançamento do guardanapo vison, pois dentre os produtos para fins sanitários, o guardanapo apresentou melhor resultado em expansão de consumo nos últimos dois anos e também que o mix de marketing utilizadas pela Ipelsa como estratégia de lançamento do produto, atende aos objetivos da empresa no sentido de melhorar seu desempenho financeiro e expandir sua atuação no mercado, no entanto esse desempenho poderia ser maximizado com a implantação de um departamento de marketing, que com profissionais da área poderiam propor melhores estratégias de produto, preço, praça e promoção não só para o lançamento do produto mas também para todas as áreas da empresa.This study approaches an analysis about the mix of marketing of Ipelsa - Industry of Cellulose and Paper of Paraíba S/A, used as strategy of release of the vison napkin in the market. For so much, the text is organized in five subsequent sections, to know: Introduction, Identification of the Company, Theoretical Foundation, Methodological Aspects and Presentation of the Results, Conclusions and Suggestions. The research had as general objective to analyze the mix of marketing used by Ipelsa, as strategy of release of a product, identifying the strategies used for release of the product with base in the mix of marketing, presenting the distortions of those strategies with base in the theory and proposing new strategies. As for the methodology used for execution of this work, a research of character exploratory, descriptive and qualitative was accomplished, constituted of a bibliographical revision about the theme in subject, whose main variables were the cellulose section and paper and the mix of marketing (product, price, square and promotion), used as strategy of release of a product. The obtained results evidenced that the cellulose section and paper is very attractive to the release of the vison napkin, because among the products for sanitary ends, the napkin presented better result in consumption expansion in the last two years and also that the mix of marketing used by Ipelsa as strategy of release of the product, assists to the objectives of the company in the sense of to improve his financial acting and to expand his performance in the market, however that acting could be maximized with the implantation of a marketing department, that they could propose better product strategies with professionals of the area, price, square and promotion not only for the release of the product but also for all of the areas of the company.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSOUSA, Sandra Maria Araujo de.SOUZA, S. M. A.http://lattes.cnpq.br/5124366096491035ROCHA, José Sebastião.ROCHA, J. 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