Concepções, práticas docentes e desempenho em ciências: uma possível sequência de influências
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/79917 |
Resumo: | Considerando a hipótese de que concepções docentes deterministas influenciam práticas educativas e essas, por sua vez, influenciam o desempenho dos estudantes, discute-se as concepções docentes explícitas e implícitas sobre a origem dos comportamentos humanos e as práticas docentes relatadas por 77 professores de ciências. Após, utilizando dados de 21.141 estudantes que responderam ao Programme for InternacionalStudent Assessment (PISA) discute-se práticas docentes, divididas em práticas positivas e negativas, relatadas pelos estudantes e o desempenho destes em ciências. Nas primeiras discussões, o foco recai sobre a possibilidade de as concepções implícitas menos deterministas influenciarem com maior frequência práticas docentes grupais e personalizadas. Em relação às práticas docentes relatadas pelos estudantes participantes do PISA, a discussão recaiu sobre evidências de que as práticas positivas são neutras, mas as práticas negativas têm impacto desfavorável no desempenho dos estudantes em ciências. As discussões tecidas neste texto aventam que o incentivo a concepções menos deterministas pode aumentar a frequência de práticas docentes positivas e questiona se, na possibilidade de preencherem espaços ocupados pelas práticas negativas, diminuiriam o impacto negativo causado por estas últimas. |
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Concepções, práticas docentes e desempenho em ciências: uma possível sequência de influênciasTeaching practices and performance in science: a possible sequence of influencesPrácticas de enseñanza y desempeño en ciencia: una posible secuencia de influenciasConcepções docentesensino de ciênciasPISACiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeConsiderando a hipótese de que concepções docentes deterministas influenciam práticas educativas e essas, por sua vez, influenciam o desempenho dos estudantes, discute-se as concepções docentes explícitas e implícitas sobre a origem dos comportamentos humanos e as práticas docentes relatadas por 77 professores de ciências. Após, utilizando dados de 21.141 estudantes que responderam ao Programme for InternacionalStudent Assessment (PISA) discute-se práticas docentes, divididas em práticas positivas e negativas, relatadas pelos estudantes e o desempenho destes em ciências. Nas primeiras discussões, o foco recai sobre a possibilidade de as concepções implícitas menos deterministas influenciarem com maior frequência práticas docentes grupais e personalizadas. Em relação às práticas docentes relatadas pelos estudantes participantes do PISA, a discussão recaiu sobre evidências de que as práticas positivas são neutras, mas as práticas negativas têm impacto desfavorável no desempenho dos estudantes em ciências. As discussões tecidas neste texto aventam que o incentivo a concepções menos deterministas pode aumentar a frequência de práticas docentes positivas e questiona se, na possibilidade de preencherem espaços ocupados pelas práticas negativas, diminuiriam o impacto negativo causado por estas últimas.Considering the hypothesis that deterministic teaching concepts influence educational practices and these, in turn, influence student performance, it is discussed as explicit and implicit teaching concepts about the origin of human habits and as teaching practices reported by 77 science teachers. Afterwards, using data from 21,141 students who obtain from the International Student Assessment Program (PISA), teaching practices are discussed, divided into positive and negative practices, reported by students and their performance in science. In the first conditions, the focus is on the possibility of how implicit conceptions, less deterministic, are more frequent in group and personalized teaching practices. Regarding the teaching practices reported by students participating in PISA, a discussion fell on evidence that positive practices are neutral, but negative practices have an unfavorable impact on students' performance in science. The possibilities woven in this text suggest that the encouragement of less deterministic conceptions can increase the frequency of positive teaching practices and questions whether, in the possibility of filling spaces occupied by negative practices, the negative impact of shocks by these practices would decrease.Considerando la hipótesis de que los conceptos didácticos deterministas influyen en las prácticas educativas y estos, a su vez, influyen em el desempeño de los estudiantes, se discute como conceptos didácticos explícitos e implícitos sobre el origen de los hábitos humanos y como prácticas docentes relatadas por 77 profesores de ciencias. Posteriormente, a partir de datos de 21.141 alumnos que obtienen del Programa Internacional de Evaluación de Alumnos (PISA), se discuten las prácticas docentes, divididas em prácticas positivas y negativas, reportadas por los alumnos y su desempeño em ciencias. En las primeras condiciones, el foco está em La posibilidad de cómo las concepciones implícitas, menos deterministas, son más frecuentes en las prácticas docentes grupales y personalizadas. En cuanto a las prácticas docentes reportadas por los estudiantes que participan en PISA, una discusión se basóenla evidencia de que las prácticas positivas son neutrales, pero las prácticas negativas tienenun impacto desfavorable em el desempeño de los Estudiantes em ciencias. Las posibilidadesestejidas en este texto sugieren que el fomento de concepciones menos deterministas puede incrementar La frecuencia de prácticas docentes positivas y cuestiona si, em La posibilidad de llenar espacios ocupados por prácticas negativas, disminuiría el impacto negativo de los choques de estas prácticas.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade do MinhoAntonelli-Ponti, MayraVersuti, Fabiana MarisVilaça, Teresa20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79917porAntonelli-Ponti, M., Versuti, F., & Vilaça, M. (2020). Concepções, práticas docentes e desempenho em ciências: uma possível sequência de influências. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202028. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e2020282675-514910.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202028e202028https://epf.unesp.br/pepe/index.php/pepe/article/view/35info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:39.926877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Antonelli-Ponti, M., Versuti, F., & Vilaça, M. (2020). Concepções, práticas docentes e desempenho em ciências: uma possível sequência de influências. Pesquisas E Práticas Educativas, 1, e202028. https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202028 2675-5149 10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202028 e202028 https://epf.unesp.br/pepe/index.php/pepe/article/view/35 |
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