O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Maria Aires
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36329
Resumo: A sustentabilidade tem apontado os holofotes a várias, senão a todas, as indústrias e a têxtil não foi exceção. A problemática da insustentabilidade da moda e do seu consumo como o conhecemos hoje é um tópico cada vez mais recorrente e de maior urgência. Face a esta nova realidade e perante consumidores cada vez mais conscientes e exigentes para com as empresas e os seus planos de ação, uma grande parte das marcas de fast fashion de maior relevo no mercado, além de outras metas estabelecidas e projetos iniciados, disponibilizaram nas suas lojas coleções mais sustentáveis ao nível da composição e/ou do seu processo de produção. Posto isto, com esta investigação procura-se compreender o impacto que o green knowledge dos consumidores, isto é, o seu conhecimento ambiental, tem na valorização e na compra de vestuário de coleções sustentáveis de marcas de fast fashion. Para isso, aplicaram-se métodos de investigação quantitativos e qualitativos que permitem uma melhor compreensão do consumidor de vestuário e das suas decisões, bem como a relação que este estabelece com as marcas em questão. Os principais resultados encontrados sugerem que a intenção de compra de coleções sustentáveis de marcas de fast fashion é diretamente influenciada pelo valor percebido das mesmas e, indiretamente, pela confiança na marca e pelo conhecimento das coleções em causa. Adicionalmente, os dados sugerem que uma comunicação educativa, clara, completa e transparente, com foco no produto e nos processos é o principal fator chave para combater o ceticismo dos consumidores.
id RCAP_b8e6ee61af5aaa3d1bfa79b481c35b8b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36329
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em PortugalComportamento do consumidorSustentabilidadeFast fashionGreen knowledgeValor percebidoIntenção de compraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA sustentabilidade tem apontado os holofotes a várias, senão a todas, as indústrias e a têxtil não foi exceção. A problemática da insustentabilidade da moda e do seu consumo como o conhecemos hoje é um tópico cada vez mais recorrente e de maior urgência. Face a esta nova realidade e perante consumidores cada vez mais conscientes e exigentes para com as empresas e os seus planos de ação, uma grande parte das marcas de fast fashion de maior relevo no mercado, além de outras metas estabelecidas e projetos iniciados, disponibilizaram nas suas lojas coleções mais sustentáveis ao nível da composição e/ou do seu processo de produção. Posto isto, com esta investigação procura-se compreender o impacto que o green knowledge dos consumidores, isto é, o seu conhecimento ambiental, tem na valorização e na compra de vestuário de coleções sustentáveis de marcas de fast fashion. Para isso, aplicaram-se métodos de investigação quantitativos e qualitativos que permitem uma melhor compreensão do consumidor de vestuário e das suas decisões, bem como a relação que este estabelece com as marcas em questão. Os principais resultados encontrados sugerem que a intenção de compra de coleções sustentáveis de marcas de fast fashion é diretamente influenciada pelo valor percebido das mesmas e, indiretamente, pela confiança na marca e pelo conhecimento das coleções em causa. Adicionalmente, os dados sugerem que uma comunicação educativa, clara, completa e transparente, com foco no produto e nos processos é o principal fator chave para combater o ceticismo dos consumidores.Domingos, CatarinaRepositório ComumMesquita, Maria Aires2021-04-29T10:40:54Z2021-03-012021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36329202711005porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-27T15:45:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:37.196600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em Portugal
title O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em Portugal
spellingShingle O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em Portugal
Mesquita, Maria Aires
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Fast fashion
Green knowledge
Valor percebido
Intenção de compra
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em Portugal
title_full O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em Portugal
title_fullStr O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em Portugal
title_full_unstemmed O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em Portugal
title_sort O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em Portugal
author Mesquita, Maria Aires
author_facet Mesquita, Maria Aires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, Catarina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Maria Aires
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Fast fashion
Green knowledge
Valor percebido
Intenção de compra
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Fast fashion
Green knowledge
Valor percebido
Intenção de compra
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A sustentabilidade tem apontado os holofotes a várias, senão a todas, as indústrias e a têxtil não foi exceção. A problemática da insustentabilidade da moda e do seu consumo como o conhecemos hoje é um tópico cada vez mais recorrente e de maior urgência. Face a esta nova realidade e perante consumidores cada vez mais conscientes e exigentes para com as empresas e os seus planos de ação, uma grande parte das marcas de fast fashion de maior relevo no mercado, além de outras metas estabelecidas e projetos iniciados, disponibilizaram nas suas lojas coleções mais sustentáveis ao nível da composição e/ou do seu processo de produção. Posto isto, com esta investigação procura-se compreender o impacto que o green knowledge dos consumidores, isto é, o seu conhecimento ambiental, tem na valorização e na compra de vestuário de coleções sustentáveis de marcas de fast fashion. Para isso, aplicaram-se métodos de investigação quantitativos e qualitativos que permitem uma melhor compreensão do consumidor de vestuário e das suas decisões, bem como a relação que este estabelece com as marcas em questão. Os principais resultados encontrados sugerem que a intenção de compra de coleções sustentáveis de marcas de fast fashion é diretamente influenciada pelo valor percebido das mesmas e, indiretamente, pela confiança na marca e pelo conhecimento das coleções em causa. Adicionalmente, os dados sugerem que uma comunicação educativa, clara, completa e transparente, com foco no produto e nos processos é o principal fator chave para combater o ceticismo dos consumidores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29T10:40:54Z
2021-03-01
2021-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36329
202711005
url http://hdl.handle.net/10400.26/36329
identifier_str_mv 202711005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011955888128