Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/9414 |
Resumo: | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_b917f28760a8376d5737a53af7d8c85d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/9414 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.Educação físicaEpisódio instrucionalInvestigação-AçãoPerceçãoReflexão críticaRetençãoMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO estudo propõe uma reflexão crítica sobre um projeto de investigação-ação desenvolvido na Escola Secundária Braamcamp Freire e que visou avaliar o grau de retenção da informação demonstrado pelos alunos, em função da informação transmitida pelos professores de Educação Física nos diferentes episódios instrucionais da aula. Avaliamos se a retenção é influenciada por fatores como o género, Idade, diferentes episódios instrucionais, classificação do 1º período a Educação Física, gosto pela tarefa, concordância e importância atribuída à informação. O estudo envolveu 73 alunos e 5 professores, num total de 149 episódios instrucionais. Os episódios foram gravados em suporte audiovisual, tendo sido pedido aos praticantes que reproduzissem a mensagem transmitida. As instruções dos professores foram comparadas com as respostas dos praticantes, através de procedimentos quantitativos e qualitativos. Os resultados demonstraram que os alunos não conseguem relatar toda a informação. Não foram encontradas relações entre o género e o grau de retenção da informação, como também não se verificam diferenças significativas entre a coerência da informação recebida e variáveis como a nota do 1º período e idade. A reflexão crítica focaliza-se no impacto que a investigação-ação teve no nosso desenvolvimento profissional, recorrendo-se à experiência vivida e à teoria para a sua fundamentação.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Tiago Rodrigues Pereira da2015-10-09T13:56:37Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/9414porSilva, Tiago Pereira da (2015) - Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/9414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:11.537491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. |
title |
Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. |
spellingShingle |
Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. Silva, Tiago Rodrigues Pereira da Educação física Episódio instrucional Investigação-Ação Perceção Reflexão crítica Retenção |
title_short |
Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. |
title_full |
Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. |
title_fullStr |
Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. |
title_full_unstemmed |
Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. |
title_sort |
Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. |
author |
Silva, Tiago Rodrigues Pereira da |
author_facet |
Silva, Tiago Rodrigues Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tiago Rodrigues Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Episódio instrucional Investigação-Ação Perceção Reflexão crítica Retenção |
topic |
Educação física Episódio instrucional Investigação-Ação Perceção Reflexão crítica Retenção |
description |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-09T13:56:37Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/9414 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/9414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Tiago Pereira da (2015) - Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131044248551424 |