Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Rodrigues Pereira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/9414
Resumo: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_b917f28760a8376d5737a53af7d8c85d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/9414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.Educação físicaEpisódio instrucionalInvestigação-AçãoPerceçãoReflexão críticaRetençãoMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO estudo propõe uma reflexão crítica sobre um projeto de investigação-ação desenvolvido na Escola Secundária Braamcamp Freire e que visou avaliar o grau de retenção da informação demonstrado pelos alunos, em função da informação transmitida pelos professores de Educação Física nos diferentes episódios instrucionais da aula. Avaliamos se a retenção é influenciada por fatores como o género, Idade, diferentes episódios instrucionais, classificação do 1º período a Educação Física, gosto pela tarefa, concordância e importância atribuída à informação. O estudo envolveu 73 alunos e 5 professores, num total de 149 episódios instrucionais. Os episódios foram gravados em suporte audiovisual, tendo sido pedido aos praticantes que reproduzissem a mensagem transmitida. As instruções dos professores foram comparadas com as respostas dos praticantes, através de procedimentos quantitativos e qualitativos. Os resultados demonstraram que os alunos não conseguem relatar toda a informação. Não foram encontradas relações entre o género e o grau de retenção da informação, como também não se verificam diferenças significativas entre a coerência da informação recebida e variáveis como a nota do 1º período e idade. A reflexão crítica focaliza-se no impacto que a investigação-ação teve no nosso desenvolvimento profissional, recorrendo-se à experiência vivida e à teoria para a sua fundamentação.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Tiago Rodrigues Pereira da2015-10-09T13:56:37Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/9414porSilva, Tiago Pereira da (2015) - Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/9414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:11.537491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.
title Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.
spellingShingle Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.
Silva, Tiago Rodrigues Pereira da
Educação física
Episódio instrucional
Investigação-Ação
Perceção
Reflexão crítica
Retenção
title_short Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.
title_full Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.
title_fullStr Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.
title_full_unstemmed Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.
title_sort Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire.
author Silva, Tiago Rodrigues Pereira da
author_facet Silva, Tiago Rodrigues Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tiago Rodrigues Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Episódio instrucional
Investigação-Ação
Perceção
Reflexão crítica
Retenção
topic Educação física
Episódio instrucional
Investigação-Ação
Perceção
Reflexão crítica
Retenção
description Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-09T13:56:37Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/9414
url http://hdl.handle.net/10400.5/9414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Tiago Pereira da (2015) - Análise do grau de retenção da informação transmitida pelo professor nas aulas de educação física : relatório final da atividade de investigação e inovação, área 2 do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131044248551424