Gestão de qualidade total à luz da economia comportamental : uma abordagem téorica; Total quality management in light of behavioral economics : a theoretical approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joana Maria Teles
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9684
Resumo: Propomos discutir a importância da abordagem económica comportamental para a tomada de decisões no mundo da gestão. Apresentamos uma avaliação crítica da intervenção da Gestão da Qualidade Total (TQM) a partir desta perspectiva. A TQM é uma abordagem fundamental e exigente para o negócio e fornece padronização de técnicas, procedimentos e princípios. Contudo, é de maior importância que esta abordagem integre as interações do comportamento humano, a influência cultural e as reações individuais que em conjunto descrevem o comportamento humano. Embora a TQM seja responsável por sucessos de alta qualidade, é amplamente reconhecido que ainda há margem para melhorias. Vários autores enfatizam o efeito dos fatores individuais dos trabalhadores e seu impacto no sistema do grupo no desempenho do trabalho e, consequentemente nos resultados do TQM. Este estudo tem como objetivo reflectir em que medida o comportamento dos trabalhadores (dimensões comportamentais da decisão humana - heurísticas da ancoragem; disponibilidade; representatividade e efeito framing) pode prejudicar o TQM (em concreto as variáveis de implementação pela gerência; auditorias internas e treino). Utilizamos saberes da teoria da economia comportamental para abrir o debate sobre uma intervenção TQM mais comportamental e desenvolver um ensaio que discuta a teoria do prospecto em relação a processos e vieses de pensamento. Finalmente, propomos a integração das dimensões comportamentais do pensamento humano e seus consequentes vieses na TQM.
id RCAP_b93411e0ed9f3892eb3ea12c316dea9c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de qualidade total à luz da economia comportamental : uma abordagem téorica; Total quality management in light of behavioral economics : a theoretical approachMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DA QUALIDADEGESTÃO DA QUALIDADE TOTALCOMPORTAMENTO HUMANOMÉTODOS HEURÍSTICOSECONOMIA COMPORTAMENTALMANAGEMENTBUSINESS MANAGEMENTQUALITY MANAGEMENTTQMHUMAN BEHAVIOURHEURISTIC METHODSBEHAVIORAL ECONOMICSPropomos discutir a importância da abordagem económica comportamental para a tomada de decisões no mundo da gestão. Apresentamos uma avaliação crítica da intervenção da Gestão da Qualidade Total (TQM) a partir desta perspectiva. A TQM é uma abordagem fundamental e exigente para o negócio e fornece padronização de técnicas, procedimentos e princípios. Contudo, é de maior importância que esta abordagem integre as interações do comportamento humano, a influência cultural e as reações individuais que em conjunto descrevem o comportamento humano. Embora a TQM seja responsável por sucessos de alta qualidade, é amplamente reconhecido que ainda há margem para melhorias. Vários autores enfatizam o efeito dos fatores individuais dos trabalhadores e seu impacto no sistema do grupo no desempenho do trabalho e, consequentemente nos resultados do TQM. Este estudo tem como objetivo reflectir em que medida o comportamento dos trabalhadores (dimensões comportamentais da decisão humana - heurísticas da ancoragem; disponibilidade; representatividade e efeito framing) pode prejudicar o TQM (em concreto as variáveis de implementação pela gerência; auditorias internas e treino). Utilizamos saberes da teoria da economia comportamental para abrir o debate sobre uma intervenção TQM mais comportamental e desenvolver um ensaio que discuta a teoria do prospecto em relação a processos e vieses de pensamento. Finalmente, propomos a integração das dimensões comportamentais do pensamento humano e seus consequentes vieses na TQM.We propose to discuss the importance of the behavioral economic approach to decision making in the managerial world. We present a critical assessment of Total Quality Management (TQM) intervention from this perspective. TQM is a fundamental and demanding approach to the business and provides standardization of techniques, procedures, and principles. However, it is of greater importance that this approach integrates the interactions of human behavior, cultural influence, and individual reactions that team up to describe human behavior. Although TQM is responsible for high quality achievements, it is widely recognized that there is still scope for improvement. Several authors emphasize the effect of individual workers factors’, and their impact on the group system in job performance, and therefore the outcomes of TQM. (behavioral dimensions of human decision - anchorage heuristics, availability, representativeness, and framing effect) may undermine TQM (specifically, management implementation variables, internal audits and training) . We make use of behavioral economics insights to call for the debate a more behavioral oriented TQM intervention, and develop an essay which discusses the prospect theory regarding thinking processes and biases. Finally, we propose integration of behavioral dimensions of human thinking and its biases into the TQM.2019-07-09T19:41:04Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9684TID:202260496engRodrigues, Joana Maria Telesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:55.873896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de qualidade total à luz da economia comportamental : uma abordagem téorica; Total quality management in light of behavioral economics : a theoretical approach
title Gestão de qualidade total à luz da economia comportamental : uma abordagem téorica; Total quality management in light of behavioral economics : a theoretical approach
spellingShingle Gestão de qualidade total à luz da economia comportamental : uma abordagem téorica; Total quality management in light of behavioral economics : a theoretical approach
Rodrigues, Joana Maria Teles
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
COMPORTAMENTO HUMANO
MÉTODOS HEURÍSTICOS
ECONOMIA COMPORTAMENTAL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
QUALITY MANAGEMENT
TQM
HUMAN BEHAVIOUR
HEURISTIC METHODS
BEHAVIORAL ECONOMICS
title_short Gestão de qualidade total à luz da economia comportamental : uma abordagem téorica; Total quality management in light of behavioral economics : a theoretical approach
title_full Gestão de qualidade total à luz da economia comportamental : uma abordagem téorica; Total quality management in light of behavioral economics : a theoretical approach
title_fullStr Gestão de qualidade total à luz da economia comportamental : uma abordagem téorica; Total quality management in light of behavioral economics : a theoretical approach
title_full_unstemmed Gestão de qualidade total à luz da economia comportamental : uma abordagem téorica; Total quality management in light of behavioral economics : a theoretical approach
title_sort Gestão de qualidade total à luz da economia comportamental : uma abordagem téorica; Total quality management in light of behavioral economics : a theoretical approach
author Rodrigues, Joana Maria Teles
author_facet Rodrigues, Joana Maria Teles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joana Maria Teles
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
COMPORTAMENTO HUMANO
MÉTODOS HEURÍSTICOS
ECONOMIA COMPORTAMENTAL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
QUALITY MANAGEMENT
TQM
HUMAN BEHAVIOUR
HEURISTIC METHODS
BEHAVIORAL ECONOMICS
topic MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
COMPORTAMENTO HUMANO
MÉTODOS HEURÍSTICOS
ECONOMIA COMPORTAMENTAL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
QUALITY MANAGEMENT
TQM
HUMAN BEHAVIOUR
HEURISTIC METHODS
BEHAVIORAL ECONOMICS
description Propomos discutir a importância da abordagem económica comportamental para a tomada de decisões no mundo da gestão. Apresentamos uma avaliação crítica da intervenção da Gestão da Qualidade Total (TQM) a partir desta perspectiva. A TQM é uma abordagem fundamental e exigente para o negócio e fornece padronização de técnicas, procedimentos e princípios. Contudo, é de maior importância que esta abordagem integre as interações do comportamento humano, a influência cultural e as reações individuais que em conjunto descrevem o comportamento humano. Embora a TQM seja responsável por sucessos de alta qualidade, é amplamente reconhecido que ainda há margem para melhorias. Vários autores enfatizam o efeito dos fatores individuais dos trabalhadores e seu impacto no sistema do grupo no desempenho do trabalho e, consequentemente nos resultados do TQM. Este estudo tem como objetivo reflectir em que medida o comportamento dos trabalhadores (dimensões comportamentais da decisão humana - heurísticas da ancoragem; disponibilidade; representatividade e efeito framing) pode prejudicar o TQM (em concreto as variáveis de implementação pela gerência; auditorias internas e treino). Utilizamos saberes da teoria da economia comportamental para abrir o debate sobre uma intervenção TQM mais comportamental e desenvolver um ensaio que discuta a teoria do prospecto em relação a processos e vieses de pensamento. Finalmente, propomos a integração das dimensões comportamentais do pensamento humano e seus consequentes vieses na TQM.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-07-09T19:41:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9684
TID:202260496
url http://hdl.handle.net/10437/9684
identifier_str_mv TID:202260496
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131236677976064