Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Thays Suleyka Saavedra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131018
Resumo: As organizações atuais têm grandes desafios, os clientes demandam maiores exigências quanto à qualidade do produto e serviço. É por isso que as organizações têm sido obrigadas a adaptar estratégias de apoio como a gestão da qualidade, para satisfazer as necessidades dos clientes mediante melhoria de seus processos e produtos. A diminuição de falhas dos produtos e antecipação de possíveis erros que possam surgir no processo só pode ser obtida por meio de técnicas capazes de prever erros futuros, sendo a previsão uma delas. Portanto a previsão é o ponto inicial para o planejamento das atividades da empresa, tais como planejamento da produção, vendas, controle de estoque, entre outras. Este estudo investigou a implicação que tem os fatores críticos do Gerenciamento da Qualidade Total no processo de implementação de previsão de demanda. Os resultados mostraram que os fatores críticos de maior importância foram cultura da qualidade, participação de todos os funcionários, gestão dos processos, compromisso da alta gerência, foco no cliente, treinamento dos funcionários e gestão dos fornecedores. Constatou-se que utilizar os fatores críticos pode trazer benefícios como disponibilizar recursos; reduzir o efeito chicote; melhorar o tempo de entrega; aumentar o desempenho das vendas; planejar adequadamente os níveis de estoque e planejar a cadeia de suprimento.
id URGS_07cb25186a832f378f7786c34b4c6121
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131018
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Navarro, Thays Suleyka SaavedraWerner, Liane2015-12-12T02:39:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/131018000978962As organizações atuais têm grandes desafios, os clientes demandam maiores exigências quanto à qualidade do produto e serviço. É por isso que as organizações têm sido obrigadas a adaptar estratégias de apoio como a gestão da qualidade, para satisfazer as necessidades dos clientes mediante melhoria de seus processos e produtos. A diminuição de falhas dos produtos e antecipação de possíveis erros que possam surgir no processo só pode ser obtida por meio de técnicas capazes de prever erros futuros, sendo a previsão uma delas. Portanto a previsão é o ponto inicial para o planejamento das atividades da empresa, tais como planejamento da produção, vendas, controle de estoque, entre outras. Este estudo investigou a implicação que tem os fatores críticos do Gerenciamento da Qualidade Total no processo de implementação de previsão de demanda. Os resultados mostraram que os fatores críticos de maior importância foram cultura da qualidade, participação de todos os funcionários, gestão dos processos, compromisso da alta gerência, foco no cliente, treinamento dos funcionários e gestão dos fornecedores. Constatou-se que utilizar os fatores críticos pode trazer benefícios como disponibilizar recursos; reduzir o efeito chicote; melhorar o tempo de entrega; aumentar o desempenho das vendas; planejar adequadamente os níveis de estoque e planejar a cadeia de suprimento.Nowadays companies have big challenges, because current customers ask for a growing personalized treatment and greater demands in terms of quality of product and services. Therefore organizations have been forced to adapt support strategies such as quality management, to satisfy the needs of customers by improving their processes and products. The decrease in product failure and anticipation of possible errors that may arise in the process can only be obtained by techniques able to predict future errors, being the forecast one possibility. This study investigated the relationship of the most relevant critical factors of Total Quality Management (TQM) in the implementation process of demand forecasting. The results show that the most important critical factors were culture of quality, employee participation, process management, commitment of top management, customer focus, training and suppliers management. It was found that the use of the critical factors resulted in benefits as available resources, reduced the bullwhip effect, improved the delivery time, increased sales performance, plan adequate levels of stock and map the supply chain. The Kendall concordance test showed no agreement with respect to benefits for training factors and management of suppliers.application/pdfporGestão da qualidadeQualidade totalPrevisão de demandaTotal quality managementCritical factor TQMDemand forecastingEstudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978962.pdf000978962.pdfTexto completoapplication/pdf2519491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/1/000978962.pdf9bfa0472b80aed450277ffea22eee26cMD51TEXT000978962.pdf.txt000978962.pdf.txtExtracted Texttext/plain158797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/2/000978962.pdf.txteca68c36e8fae6fdd55d75cd975fe48bMD52THUMBNAIL000978962.pdf.jpg000978962.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/3/000978962.pdf.jpgf4b74898d4381074077f0ea7c9c2fb33MD5310183/1310182018-10-25 09:48:04.355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:48:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda
title Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda
spellingShingle Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda
Navarro, Thays Suleyka Saavedra
Gestão da qualidade
Qualidade total
Previsão de demanda
Total quality management
Critical factor TQM
Demand forecasting
title_short Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda
title_full Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda
title_fullStr Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda
title_full_unstemmed Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda
title_sort Estudo sobre a implicação dos fatores críticos do gerenciamento da qualidade total no processo de previsão de demanda
author Navarro, Thays Suleyka Saavedra
author_facet Navarro, Thays Suleyka Saavedra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Navarro, Thays Suleyka Saavedra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Werner, Liane
contributor_str_mv Werner, Liane
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade
Qualidade total
Previsão de demanda
topic Gestão da qualidade
Qualidade total
Previsão de demanda
Total quality management
Critical factor TQM
Demand forecasting
dc.subject.eng.fl_str_mv Total quality management
Critical factor TQM
Demand forecasting
description As organizações atuais têm grandes desafios, os clientes demandam maiores exigências quanto à qualidade do produto e serviço. É por isso que as organizações têm sido obrigadas a adaptar estratégias de apoio como a gestão da qualidade, para satisfazer as necessidades dos clientes mediante melhoria de seus processos e produtos. A diminuição de falhas dos produtos e antecipação de possíveis erros que possam surgir no processo só pode ser obtida por meio de técnicas capazes de prever erros futuros, sendo a previsão uma delas. Portanto a previsão é o ponto inicial para o planejamento das atividades da empresa, tais como planejamento da produção, vendas, controle de estoque, entre outras. Este estudo investigou a implicação que tem os fatores críticos do Gerenciamento da Qualidade Total no processo de implementação de previsão de demanda. Os resultados mostraram que os fatores críticos de maior importância foram cultura da qualidade, participação de todos os funcionários, gestão dos processos, compromisso da alta gerência, foco no cliente, treinamento dos funcionários e gestão dos fornecedores. Constatou-se que utilizar os fatores críticos pode trazer benefícios como disponibilizar recursos; reduzir o efeito chicote; melhorar o tempo de entrega; aumentar o desempenho das vendas; planejar adequadamente os níveis de estoque e planejar a cadeia de suprimento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-12T02:39:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131018
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000978962
url http://hdl.handle.net/10183/131018
identifier_str_mv 000978962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/1/000978962.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/2/000978962.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131018/3/000978962.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bfa0472b80aed450277ffea22eee26c
eca68c36e8fae6fdd55d75cd975fe48b
f4b74898d4381074077f0ea7c9c2fb33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309075757498368