Avaliação da satisfação dos gestores e colaboradores e sua relação com o desempenho: o caso MASA da Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Agnaldo de Oliveira Gomes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2793
Resumo: O estudo objetiva evidenciar estratégias de marketing interno que contribuem de forma decisiva na elaboração de uma nova cultura organizacional por meio da valorização das pessoas que trabalham em uma empresa, notadamente a Masa da Amazônia LTDA, que está inserida no Pólo Industrial de Manaus, o segundo maior conglomerado de empresas industriais do Brasil. Dois objetivos ficam assentes: o primeiro deles é construir um modelo explicativo da satisfação geral dos colaboradores em função de um conjunto de variáveis ou dimensões relacionadas ao marketing interno. O segundo objetivo está associado à avaliação do grau de correlação que a satisfação geral tem com a performance. O ponto de partida foi a revisão da teoria que mostra a importância de estratégias que motivem o trabalhador a ter ética e exerçam influência na qualidade da prestação de serviço realizado dentro de fábricas. A obtenção das variáveis que possibilitaram chegar a uma conclusão foi feita por meio de pesquisa exploratória com aplicação de questionários de satisfação aos gestores atuais da empresa como também a parte dos funcionários que participam do Estudo de Caso desta Dissertação. Além disso, informações sobre as medidas relacionadas a gestão que procuram obter “pessoas felizes” dentro da corporação, e ainda, fontes bibliográficas e documentais, foram usadas para formatar o estudo. Os resultados da pesquisa confirmaram o trabalho feito dentro da fábrica, o que culminou durante dois anos, em premiação nacional como “a melhor empresa para se trabalhar no Brasil”. Como conclusão, o modelo de avaliação da satisfação se mostrou coerente podendo ser fonte inspiradora para aplicação em outras empresas que tenham o foco no cliente interno.
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