As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2068 |
Resumo: | A Prática de Ensino Supervisionada continua a ser um elemento muito valorizado em relação às diferentes componentes do currículo formativo, tanto pelos professores em formação, como por aqueles que estão em exercício. Constituindo uma simulação da prática profissional, esta tem, assim, um papel fundamental, uma vez que para além de ser uma experiência única e imprescindível na formação de professores, serve de base a um futuro professor que se pretende reflexivo, empreendedor, investigador e interventivo. Neste sentido, um dos objetivos deste trabalho é reunir e dar a conhecer todas as informações do espaço de intervenção/ação, das observações efetuadas e recolhidas durante o estágio. Pretende-se apresentar uma estrutura de autoanálise reflexiva e avaliativa. Outro dos objetivos é investigar um tema, que nos ajudará na nossa prática profissional futura. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, a partir do processo de observação, baseado nas produções escritas dos alunos, foi possível verificar dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita. O estudo que se realizou tem como fundamento proceder-se à análise de erros de expressão escrita, fazendo-se a descrição linguística dos mesmos. O objetivo desta investigação é analisar e compreender, a importância da escrita no contexto atual escolar. Começando por uma análise documental, procedeu-se à análise da problemática do ensino-aprendizagem da escrita em contexto escolar. Na segunda parte deste estudo, investigou-se a ocorrência das várias tipologias do erro em textos produzidos por alunos e fez-se uma análise comparativa dos grupos/turma. Selecionou-se, para tal, um conjunto representativo de erros identificados em produções escritas de alunos do 5.ºano em produções autónomas de narrativas. Trata-se de um estudo exploratório, baseado numa metodologia de carácter qualitativo, através do qual se procurou compreender alguns dos aspetos que, de forma direta ou indireta, interagem e condicionam a aprendizagem da escrita. Pretende-se que este estudo sirva como uma reflexão no campo da didática do português sobre a importância do erro no domínio da escrita, assim como torná-lo um instrumento pedagógico aliciante e motivador na prática pedagógica. |
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