As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Isabel M S
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2068
Resumo: A Prática de Ensino Supervisionada continua a ser um elemento muito valorizado em relação às diferentes componentes do currículo formativo, tanto pelos professores em formação, como por aqueles que estão em exercício. Constituindo uma simulação da prática profissional, esta tem, assim, um papel fundamental, uma vez que para além de ser uma experiência única e imprescindível na formação de professores, serve de base a um futuro professor que se pretende reflexivo, empreendedor, investigador e interventivo. Neste sentido, um dos objetivos deste trabalho é reunir e dar a conhecer todas as informações do espaço de intervenção/ação, das observações efetuadas e recolhidas durante o estágio. Pretende-se apresentar uma estrutura de autoanálise reflexiva e avaliativa. Outro dos objetivos é investigar um tema, que nos ajudará na nossa prática profissional futura. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, a partir do processo de observação, baseado nas produções escritas dos alunos, foi possível verificar dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita. O estudo que se realizou tem como fundamento proceder-se à análise de erros de expressão escrita, fazendo-se a descrição linguística dos mesmos. O objetivo desta investigação é analisar e compreender, a importância da escrita no contexto atual escolar. Começando por uma análise documental, procedeu-se à análise da problemática do ensino-aprendizagem da escrita em contexto escolar. Na segunda parte deste estudo, investigou-se a ocorrência das várias tipologias do erro em textos produzidos por alunos e fez-se uma análise comparativa dos grupos/turma. Selecionou-se, para tal, um conjunto representativo de erros identificados em produções escritas de alunos do 5.ºano em produções autónomas de narrativas. Trata-se de um estudo exploratório, baseado numa metodologia de carácter qualitativo, através do qual se procurou compreender alguns dos aspetos que, de forma direta ou indireta, interagem e condicionam a aprendizagem da escrita. Pretende-se que este estudo sirva como uma reflexão no campo da didática do português sobre a importância do erro no domínio da escrita, assim como torná-lo um instrumento pedagógico aliciante e motivador na prática pedagógica.
id RCAP_b9a77df113d0187a752e9df5f1ec4688
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escritadomínio da escritaimportância do errotipologias do erro linguísticosocializaçãoA Prática de Ensino Supervisionada continua a ser um elemento muito valorizado em relação às diferentes componentes do currículo formativo, tanto pelos professores em formação, como por aqueles que estão em exercício. Constituindo uma simulação da prática profissional, esta tem, assim, um papel fundamental, uma vez que para além de ser uma experiência única e imprescindível na formação de professores, serve de base a um futuro professor que se pretende reflexivo, empreendedor, investigador e interventivo. Neste sentido, um dos objetivos deste trabalho é reunir e dar a conhecer todas as informações do espaço de intervenção/ação, das observações efetuadas e recolhidas durante o estágio. Pretende-se apresentar uma estrutura de autoanálise reflexiva e avaliativa. Outro dos objetivos é investigar um tema, que nos ajudará na nossa prática profissional futura. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, a partir do processo de observação, baseado nas produções escritas dos alunos, foi possível verificar dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita. O estudo que se realizou tem como fundamento proceder-se à análise de erros de expressão escrita, fazendo-se a descrição linguística dos mesmos. O objetivo desta investigação é analisar e compreender, a importância da escrita no contexto atual escolar. Começando por uma análise documental, procedeu-se à análise da problemática do ensino-aprendizagem da escrita em contexto escolar. Na segunda parte deste estudo, investigou-se a ocorrência das várias tipologias do erro em textos produzidos por alunos e fez-se uma análise comparativa dos grupos/turma. Selecionou-se, para tal, um conjunto representativo de erros identificados em produções escritas de alunos do 5.ºano em produções autónomas de narrativas. Trata-se de um estudo exploratório, baseado numa metodologia de carácter qualitativo, através do qual se procurou compreender alguns dos aspetos que, de forma direta ou indireta, interagem e condicionam a aprendizagem da escrita. Pretende-se que este estudo sirva como uma reflexão no campo da didática do português sobre a importância do erro no domínio da escrita, assim como torná-lo um instrumento pedagógico aliciante e motivador na prática pedagógica.Instituto Politécnico da Guarda2015-10-28T16:59:47Z2015-10-282013-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2068http://hdl.handle.net/10314/2068TID:201005026porFonseca, Isabel M Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:54:50Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:49.545779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escrita
title As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escrita
spellingShingle As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escrita
Fonseca, Isabel M S
domínio da escrita
importância do erro
tipologias do erro linguístico
socialização
title_short As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escrita
title_full As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escrita
title_fullStr As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escrita
title_full_unstemmed As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escrita
title_sort As dificuldades na Aprendizagem da linguagem escrita
author Fonseca, Isabel M S
author_facet Fonseca, Isabel M S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Isabel M S
dc.subject.por.fl_str_mv domínio da escrita
importância do erro
tipologias do erro linguístico
socialização
topic domínio da escrita
importância do erro
tipologias do erro linguístico
socialização
description A Prática de Ensino Supervisionada continua a ser um elemento muito valorizado em relação às diferentes componentes do currículo formativo, tanto pelos professores em formação, como por aqueles que estão em exercício. Constituindo uma simulação da prática profissional, esta tem, assim, um papel fundamental, uma vez que para além de ser uma experiência única e imprescindível na formação de professores, serve de base a um futuro professor que se pretende reflexivo, empreendedor, investigador e interventivo. Neste sentido, um dos objetivos deste trabalho é reunir e dar a conhecer todas as informações do espaço de intervenção/ação, das observações efetuadas e recolhidas durante o estágio. Pretende-se apresentar uma estrutura de autoanálise reflexiva e avaliativa. Outro dos objetivos é investigar um tema, que nos ajudará na nossa prática profissional futura. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, a partir do processo de observação, baseado nas produções escritas dos alunos, foi possível verificar dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita. O estudo que se realizou tem como fundamento proceder-se à análise de erros de expressão escrita, fazendo-se a descrição linguística dos mesmos. O objetivo desta investigação é analisar e compreender, a importância da escrita no contexto atual escolar. Começando por uma análise documental, procedeu-se à análise da problemática do ensino-aprendizagem da escrita em contexto escolar. Na segunda parte deste estudo, investigou-se a ocorrência das várias tipologias do erro em textos produzidos por alunos e fez-se uma análise comparativa dos grupos/turma. Selecionou-se, para tal, um conjunto representativo de erros identificados em produções escritas de alunos do 5.ºano em produções autónomas de narrativas. Trata-se de um estudo exploratório, baseado numa metodologia de carácter qualitativo, através do qual se procurou compreender alguns dos aspetos que, de forma direta ou indireta, interagem e condicionam a aprendizagem da escrita. Pretende-se que este estudo sirva como uma reflexão no campo da didática do português sobre a importância do erro no domínio da escrita, assim como torná-lo um instrumento pedagógico aliciante e motivador na prática pedagógica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-25T00:00:00Z
2015-10-28T16:59:47Z
2015-10-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2068
http://hdl.handle.net/10314/2068
TID:201005026
url http://hdl.handle.net/10314/2068
identifier_str_mv TID:201005026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553440213041152