Relatório de Estágio no Hospital da Luz Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Inês Sofia da Silva e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43307
Resumo: As organizações têm de ser flexíveis, transparentes e inclusivas, no sentido de reforçarem a sua conduta de boas práticas e coesão interna ao serviço do progresso humano junto das suas diferentes partes interessadas. Para isso, o papel da comunicação nas organizações é decisivo, de modo a proporcionar uma maior participação e um redobrado sentido para se gerarem organizações socialmente mais responsáveis (Brandão, 2018). Desse modo, a comunicação interna é um processo complexo, multidimensional e imprescindível para o desenvolvimento das organizações (Marchiori, 2011), com o engagement dos colaboradores a assumir-se como um elemento vital para se atingir melhores performances (Welch, 2011). Na área da saúde, a abordagem do marketing social é mais eficaz na mudança de comportamentos dos consumidores (Aras, 2011). O presente relatório de estágio tem por base o estágio curricular realizado no Hospital da Luz Coimbra, no departamento de marketing e comunicação, entre oito de novembro de dois mil e vinte e um e trinta e um de maio de dois mil e vinte e dois, pretendendo refletir todos os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do mestrado e a sua aplicação em contexto de trabalho, para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Negócios Internacionais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: enquadramento teórico, com uma abordagem aos conceitos de marketing, comunicação e comunicação interna, bem como algumas teorias e formas de motivar os colaboradores de uma organização; caraterização da entidade acolhedora; descrição das atividades realizadas em estágio; e conclusão.
id RCAP_ba202c228b14be3eca234402febc8b1e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio no Hospital da Luz CoimbraMarketingEngagementComunicação internaAs organizações têm de ser flexíveis, transparentes e inclusivas, no sentido de reforçarem a sua conduta de boas práticas e coesão interna ao serviço do progresso humano junto das suas diferentes partes interessadas. Para isso, o papel da comunicação nas organizações é decisivo, de modo a proporcionar uma maior participação e um redobrado sentido para se gerarem organizações socialmente mais responsáveis (Brandão, 2018). Desse modo, a comunicação interna é um processo complexo, multidimensional e imprescindível para o desenvolvimento das organizações (Marchiori, 2011), com o engagement dos colaboradores a assumir-se como um elemento vital para se atingir melhores performances (Welch, 2011). Na área da saúde, a abordagem do marketing social é mais eficaz na mudança de comportamentos dos consumidores (Aras, 2011). O presente relatório de estágio tem por base o estágio curricular realizado no Hospital da Luz Coimbra, no departamento de marketing e comunicação, entre oito de novembro de dois mil e vinte e um e trinta e um de maio de dois mil e vinte e dois, pretendendo refletir todos os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do mestrado e a sua aplicação em contexto de trabalho, para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Negócios Internacionais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: enquadramento teórico, com uma abordagem aos conceitos de marketing, comunicação e comunicação interna, bem como algumas teorias e formas de motivar os colaboradores de uma organização; caraterização da entidade acolhedora; descrição das atividades realizadas em estágio; e conclusão.Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de FigueiredoRepositório ComumMendes, Inês Sofia da Silva e2023-01-20T17:35:15Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43307TID:203184688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-02T02:16:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:44.743920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio no Hospital da Luz Coimbra
title Relatório de Estágio no Hospital da Luz Coimbra
spellingShingle Relatório de Estágio no Hospital da Luz Coimbra
Mendes, Inês Sofia da Silva e
Marketing
Engagement
Comunicação interna
title_short Relatório de Estágio no Hospital da Luz Coimbra
title_full Relatório de Estágio no Hospital da Luz Coimbra
title_fullStr Relatório de Estágio no Hospital da Luz Coimbra
title_full_unstemmed Relatório de Estágio no Hospital da Luz Coimbra
title_sort Relatório de Estágio no Hospital da Luz Coimbra
author Mendes, Inês Sofia da Silva e
author_facet Mendes, Inês Sofia da Silva e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Inês Sofia da Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Engagement
Comunicação interna
topic Marketing
Engagement
Comunicação interna
description As organizações têm de ser flexíveis, transparentes e inclusivas, no sentido de reforçarem a sua conduta de boas práticas e coesão interna ao serviço do progresso humano junto das suas diferentes partes interessadas. Para isso, o papel da comunicação nas organizações é decisivo, de modo a proporcionar uma maior participação e um redobrado sentido para se gerarem organizações socialmente mais responsáveis (Brandão, 2018). Desse modo, a comunicação interna é um processo complexo, multidimensional e imprescindível para o desenvolvimento das organizações (Marchiori, 2011), com o engagement dos colaboradores a assumir-se como um elemento vital para se atingir melhores performances (Welch, 2011). Na área da saúde, a abordagem do marketing social é mais eficaz na mudança de comportamentos dos consumidores (Aras, 2011). O presente relatório de estágio tem por base o estágio curricular realizado no Hospital da Luz Coimbra, no departamento de marketing e comunicação, entre oito de novembro de dois mil e vinte e um e trinta e um de maio de dois mil e vinte e dois, pretendendo refletir todos os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do mestrado e a sua aplicação em contexto de trabalho, para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Negócios Internacionais do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: enquadramento teórico, com uma abordagem aos conceitos de marketing, comunicação e comunicação interna, bem como algumas teorias e formas de motivar os colaboradores de uma organização; caraterização da entidade acolhedora; descrição das atividades realizadas em estágio; e conclusão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-20T17:35:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43307
TID:203184688
url http://hdl.handle.net/10400.26/43307
identifier_str_mv TID:203184688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130928952377344