Algumas considerações sobre as ideias prévias dos alunos em relação à temática arqueológica e indígena: um estudo de caso em Londrina-PR
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Arqueologia Pública |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635731 |
Resumo: | As reflexões aqui apresentadas são frutos de uma experiência educativa desenvolvida com alunos do quinto ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Londrina/PR. A formação deste município deu-se a partir de um projeto de colonização estrangeira, articulado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, que ainda hoje gera exclusão e/ou negação da presença indígena. Assim, como elaborar, neste contexto, uma proposta educativa de sensibilização sobre esta presença, uma vez que a geração contemplada é descendente, direta ou indiretamente, dos colonizadores, exaltados como “pioneiros”? A partir disso, relata-se o primeiro passo do caminho metodológico percorrido: a investigação e a análise das ideias prévias dos alunos em relação à temática arqueológica e indígena. |
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Algumas considerações sobre as ideias prévias dos alunos em relação à temática arqueológica e indígena: um estudo de caso em Londrina-PRArqueologia pública. Educação. Ideias prévias.As reflexões aqui apresentadas são frutos de uma experiência educativa desenvolvida com alunos do quinto ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Londrina/PR. A formação deste município deu-se a partir de um projeto de colonização estrangeira, articulado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, que ainda hoje gera exclusão e/ou negação da presença indígena. Assim, como elaborar, neste contexto, uma proposta educativa de sensibilização sobre esta presença, uma vez que a geração contemplada é descendente, direta ou indiretamente, dos colonizadores, exaltados como “pioneiros”? A partir disso, relata-se o primeiro passo do caminho metodológico percorrido: a investigação e a análise das ideias prévias dos alunos em relação à temática arqueológica e indígena.Universidade Estadual de Campinas2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/863573110.20396/rap.v6i1.8635731Revista Arqueologia Pública; Vol. 6 No. 1[6] (2012); 17-29Revista Arqueologia Pública; Vol. 6 Núm. 1[6] (2012); 17-29Revista Arqueologia Pública; v. 6 n. 1[6] (2012); 17-292237-8294reponame:Revista de Arqueologia Públicainstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635731/3450Copyright (c) 2012 Revista Arqueologia Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Leilane Patricia de2018-02-01T11:08:10Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635731Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/oairap@unicamp.br||arqueologiapublica.revista@gmail.com||ppec@unicamp.br2237-82942237-8294opendoar:2018-02-01T11:08:10Revista de Arqueologia Pública - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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