Influência da programação tangível na resolução de problemas: um estudo com crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Rute Daniela Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2459
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Encontra-se dividido em três partes: a primeira diz respeito à caracterização do contexto educativo, a segunda parte retrata o estudo realizado com as crianças e na última parte apresenta-se uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O estudo centrou-se no domínio da Matemática, envolveu 20 crianças de cinco e seis anos de idade, e teve por finalidade perceber a influência da utilização da programação tangível no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e perceber que atitudes manifestam as crianças durante a resolução dos problemas. Posto isto, foram formuladas quatro questões que orientaram a investigação: (1) Que atitudes manifestam as crianças face à utilização do robot e como este fator influencia a resolução das tarefas propostas? (2) Que estratégias são mobilizadas para a resolução dos problemas? (3) Que estratégias de programação são utilizadas? (4) Que dificuldades demonstram na resolução das tarefas apresentadas? De modo a dar respostas a estas questões, foram implementadas quatro tarefas. Tendo em conta o problema, as questões formuladas e o objetivo do estudo, foi utilizada uma metodologia qualitativa de caráter exploratório. Os dados foram recolhidos através da observação participante, de um questionário e de um inquérito por entrevista, aplicados às crianças, e uma entrevista à educadora cooperante. A utilização do robot influenciou de forma positiva a resolução das tarefas propostas, estimulando a criatividade, capacidade de lidar com o diferente e adaptabilidade, assim como possibilitou a capacidade de desenvolver o pensamento matemático. Deste modo, os resultados do estudo permitiram verificar a influência positiva da utilização da programação tangível perante a resolução de problemas.
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