A voz e as representações dos professores primários aposentados: (Re)construção de histórias de vida (Antes e depois de 1974 no exercício docente)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7952
Resumo: A Conferência faz parte da avaliação do Projeto de Investigação MRIR financiado de 2018 a 2022 pela FCT envolvendo vários parceiros do Pinhal Sul - Distrito de Castelo Branco
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spelling A voz e as representações dos professores primários aposentados: (Re)construção de histórias de vida (Antes e depois de 1974 no exercício docente)The voice and representations of retired primary teachers: (Re)construction of life histories (Before and after 1974 in the teaching exercise)História de vidaBiografia-narrativaProfessor primárioIdentidade docenteRepresentações do ensinoHistória da EducaçãoLife storyBiography-narrativePrimary teacherTeacher identityRepresentations of teachingHistory of EducationA Conferência faz parte da avaliação do Projeto de Investigação MRIR financiado de 2018 a 2022 pela FCT envolvendo vários parceiros do Pinhal Sul - Distrito de Castelo BrancoRelacionámos as memórias evocadas de relatos de vida de 7 professores primários aposentados, que narraram (relatos de vida) as suas representações como alunos da primária, da secundária e do Magistério Primário no Estado Novo e, posteriormente, como professor no exercício da sua profissão (identidade docente), no período antes e depois de 1974. Utilizámos uma metodologia qualitativa, norteado pelo enfoque biográfico-narrativo, na construção das histórias de vida desses professores, na base de uma hermenêutica fenomenológica (ser professor) e crítica à análise de conteúdo das suas narrativas. A técnica de recolha de dados foi a entrevista em profundidade e a observação participante (registos em notas de campo), submetendo o conteúdo das narrativas à categorização (categorias/subcategorias analíticas) e à interpretação no tempo e contexto socio-histórico. Os resultados demonstraram uma relação entre as histórias de vida e reminiscências relatadas em articulação com os processos identitários (biográfico e relacional), que permitiram a construção do percurso e identidade de ser professor primário, naquele tempo e contexto histórico. Conseguimos contribuir com este estudo para a História da Educação Social e História da Educação no período analisado.We related the memories evoked from life reports of 7 retired primary teachers, who narrated (life reports) their representations as primary, secondary and primary magisterium students in the Estado Novo and, later, as a teacher in the exercise of their profession (teacher identity), in the period before and after 1974. We used a qualitative methodology, based on the biographical-narrative approach, in the construction of the life histories of these teachers, based on a phenomenological hermeneutics (being a teacher) and critical to the content analysis of their narratives. The technique of data collection was in-depth interview and participant observation (records in field notes), submitting the content of the narratives to categorization (analytical categories/subcategories) and interpretation in time and socio-historical context. The results demonstrated a relationship between the life histories and reminiscences reported in conjunction with the identity processes (biographical and relational), which allowed the construction of the path and identity of being a primary teacher, at that time and historical context. We were able to contribute to this study for the History of Social Education and History of Education in the period analyzed.FCT; Universidade de Lisboa e Instituto de Educação; Instituto Politécnico de Castelo BrancoPrograma de Investigação MRIR - Instituto de Educação - Universidade de Lisboa - FCTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2022-04-28T12:39:57Z2022-04-222022-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7952porMartins, Ernesto Candeias (2022) -A voz e as representações dos professores primários aposentados: (Re)construção de histórias de vida (Antes e depois de 1974 no exercício docente). Conferência - International Conference - Rescued Memories, Reconstructed Identities - MRIR no Instituto de Educação/ULisboa, nos dias 21 e 22 de abril. ULisboa-IE-FCT, p. 46.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:25.654510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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