Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7992 |
Resumo: | Relacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-histórico |
id |
RCAP_568f8258decbc4383bf63eb33f991dbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7992 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadasRescuing the teaching identity - “being a primary teacher” in Portugal pre- and post-1974: From the voice of life histories to recorded memoriesRecuperando la identidad docente – “ser maestro de primaria” antes y después de 1974 en Portugal: de la voz de las historias de vida a los recuerdos grabadosIdentidade docenteSer professor primárioHistória de vidaBiografia- narrativaTeaching identityBeing a primary teacherLife historyNarrative-biographyIdentidad docenteSer profesor de primariaHistoria de vidaBiografía-narrativaRelacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-históricoWe related evoked memories and life histories of 11 retired primary teachers in the preand post-1974 period, in a phenomenologically-based qualitative approach (being a teacher - identity). We used the interview technique, relying on a biographical narrative. We submitted its content to analytical categories and interpretation in the historical time, whose results show a relationship between histories and reminiscences reported and the articulation of identity processes (biographical and relational) of the construction of the path and identity of being a teacher in that socio-historical time.Relacionamos las memorias evocadas y las historias de vida de 11 profesores de primaria jubilados en el periodo anterior y posterior a 1974, en un enfoque cualitativo con base fenomenológica (ser profesor - identidad). Se utilizó la técnica de la entrevista, utilizando la narrativa biográfica. Sometimos su contenido a categorías analíticas e interpretación en tiempo histórico, cuyos resultados mostraron una relación entre relatos y reminiscencias relatadas y articulación de los procesos de identidad (biográficos y relacionales) de la construcción de la trayectoria e identidad de ser docente en ese tiempo socio-histórico.CeiED da ULHT e FCTBoletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - BrasilRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2022-06-21T10:30:43Z2022-05-202022-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7992porMartins, Ernesto C. (2022) - A visão do ensino técnico profissional português: evolução histórica das medidas e ruturas. SENAC –Boletim Técnico (Rio de Janeiro), V. 48, e22004, p. 1-20.0102-549XDOI: https://doi.org/10.26849/bts.v48i.890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:12Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:27.134154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas Rescuing the teaching identity - “being a primary teacher” in Portugal pre- and post-1974: From the voice of life histories to recorded memories Recuperando la identidad docente – “ser maestro de primaria” antes y después de 1974 en Portugal: de la voz de las historias de vida a los recuerdos grabados |
title |
Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas |
spellingShingle |
Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas Martins, Ernesto Candeias Identidade docente Ser professor primário História de vida Biografia- narrativa Teaching identity Being a primary teacher Life history Narrative-biography Identidad docente Ser profesor de primaria Historia de vida Biografía-narrativa |
title_short |
Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas |
title_full |
Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas |
title_fullStr |
Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas |
title_full_unstemmed |
Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas |
title_sort |
Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade docente Ser professor primário História de vida Biografia- narrativa Teaching identity Being a primary teacher Life history Narrative-biography Identidad docente Ser profesor de primaria Historia de vida Biografía-narrativa |
topic |
Identidade docente Ser professor primário História de vida Biografia- narrativa Teaching identity Being a primary teacher Life history Narrative-biography Identidad docente Ser profesor de primaria Historia de vida Biografía-narrativa |
description |
Relacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-histórico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-21T10:30:43Z 2022-05-20 2022-05-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7992 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Ernesto C. (2022) - A visão do ensino técnico profissional português: evolução histórica das medidas e ruturas. SENAC –Boletim Técnico (Rio de Janeiro), V. 48, e22004, p. 1-20. 0102-549X DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v48i.890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130848308494336 |