Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8707 |
Resumo: | Projeto de Investigação MRIR “Memórias resgatadas, identidades (re) construídas: Experiências de escolarização, do património e dinâmicas educativas locais” (outubro de 2018 a abril de 2022), tendo em vista a construção duma História e Memória da Educação, na região de Castelo Branco e Pinhal Interior Sul do interior de Portugal |
id |
RCAP_29e41ffb162bb09484b391c2e797168e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8707 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vidaLife reports of Portuguese primary teachers (Before and after 1974) : Rescue of memory in life storiesHistorias de vidaBiografía-narrativaProfessor primário aposentadoEnsino portuguêsMemória históricaHistória da EducaçãoLife storiesBiography-narrativePortuguese teachingRetired primary school teacherHistorical memoryHistorias de vidaBiografía-narrativaEnseñanza portuguesaMaestro jubilado de primariaMemoria históricaProjeto de Investigação MRIR “Memórias resgatadas, identidades (re) construídas: Experiências de escolarização, do património e dinâmicas educativas locais” (outubro de 2018 a abril de 2022), tendo em vista a construção duma História e Memória da Educação, na região de Castelo Branco e Pinhal Interior Sul do interior de PortugalResgatamos memórias narradas por 7 professores primários aposentados (relatos de vida reconstruídos em histórias de vida), como alunos do ensino primário, do ensino secundário e do Magistério Primário no Estado Novo e como professor (profissão no contexto sócio-histórico), no período antes e depois de 1974. Usámos o enfoque biográfico-narrativo, no seio da metodologia qualitativa, com base fenomenológica e hermenêutica. O estudo decorreu entre 2019-20 no domicílio dos professores e cumprindo as regras éticas e legais. Recorremos à técnica de entrevista em profundidade (narrativa biográfica) e à observação participante (notas de campo). Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e as reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) de reconstrução do percurso e identidade ‘ser professor’ naquele tempo sócio-histórico. Igualmente analisámos as visões e representações que esses professores entrevistados tinham do ensino e da escola na atualidade.Abstract: We retrieved memories narrated by 7 retired primary school teachers (life reports reconstructed in life stories), as students of primary education, secondary education and in the Estado Novo Primary Magisterium and as a teacher (profession in the socio-historical context), in the period before and after 1974. We used the biographical-narrative approach, within the qualitative methodology, based on phenomenology and hermeneutics. The study took place between 2019-2020 at the teachers’ homes and in compliance with ethical and legal rules. We used the in-depth interview technique (biographical narrative) and participant observation (field notes). We submitted its content to analytical and interpretation categories in historical time, whose results demonstrated a relationship between stories and reported reminiscences and articulation of identity processes (biographical and relational) of reconstruction of the path and identity of ‘being a teacher’ in that socio-historical time . We also analyzed the visions and representations that these interviewed teachers had of teaching and school today.Resumen: Rescatamos recuerdos narrados por 7 maestros de primaria jubilados (relatos de vida reconstruidos en historias de vida), como estudiantes de primaria, secundaria y primaria en la escuela primaria Estado Novo y como maestros (profesión en el contexto socio-histórico), en el período anterior y posterior a 1974. Se utilizó el enfoque biográfico-narrativo, dentro de la metodología cualitativa, basada en fenomenológicos y hermenéuticos. El estudio se realizó entre 2019-20 en el hogar del profesorado y cumpliendo con las normas éticas y legales. Se utilizó la técnica de entrevista en profundidad (narrativa biográfica) y la observación participante (notas de campo). Sometimos su contenido a categorías analíticas y de interpretación en tiempo histórico, cuyos resultados demostraron una relación entre las historias y las reminiscencias reportadas y la articulación de los procesos de identidad (biográficos y relacionales) de reconstrucción del camino e identidad de 'ser maestro' en ese tiempo socio-histórico. También analizamos las opiniones y representaciones que estos profesores entrevistados tenían de la enseñanza y la escuela en la actualidad.FCT; Universidade de Lisboa/Instituto de Educação; Instituto Politécnico de Castelo BrancoUniversidade do Estado de Minas GeraisRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2023-11-28T10:45:31Z2023-03-182023-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8707porMARTINS, Ernesto C. (2023) - Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida. Educação EM Foco (Revista UEMG-Br.), e-ISSN-2317-0093. ano 26, nº 49, maio/julho, pp. 1-26. https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595e-ISSN-2317-0093https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-09T01:45:53Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:34.005545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida Life reports of Portuguese primary teachers (Before and after 1974) : Rescue of memory in life stories |
title |
Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida |
spellingShingle |
Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida Martins, Ernesto Candeias Historias de vida Biografía-narrativa Professor primário aposentado Ensino português Memória histórica História da Educação Life stories Biography-narrative Portuguese teaching Retired primary school teacher Historical memory Historias de vida Biografía-narrativa Enseñanza portuguesa Maestro jubilado de primaria Memoria histórica |
title_short |
Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida |
title_full |
Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida |
title_fullStr |
Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida |
title_full_unstemmed |
Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida |
title_sort |
Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historias de vida Biografía-narrativa Professor primário aposentado Ensino português Memória histórica História da Educação Life stories Biography-narrative Portuguese teaching Retired primary school teacher Historical memory Historias de vida Biografía-narrativa Enseñanza portuguesa Maestro jubilado de primaria Memoria histórica |
topic |
Historias de vida Biografía-narrativa Professor primário aposentado Ensino português Memória histórica História da Educação Life stories Biography-narrative Portuguese teaching Retired primary school teacher Historical memory Historias de vida Biografía-narrativa Enseñanza portuguesa Maestro jubilado de primaria Memoria histórica |
description |
Projeto de Investigação MRIR “Memórias resgatadas, identidades (re) construídas: Experiências de escolarização, do património e dinâmicas educativas locais” (outubro de 2018 a abril de 2022), tendo em vista a construção duma História e Memória da Educação, na região de Castelo Branco e Pinhal Interior Sul do interior de Portugal |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28T10:45:31Z 2023-03-18 2023-03-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/8707 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/8707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Ernesto C. (2023) - Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida. Educação EM Foco (Revista UEMG-Br.), e-ISSN-2317-0093. ano 26, nº 49, maio/julho, pp. 1-26. https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595 e-ISSN-2317-0093 https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136310799106048 |