Investigação e prática pedagógica em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/12531 |
Resumo: | O presente relatório tem como principal objetivo descrever todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, no âmbito do Mestrado Em Ensino de Informática, que confere o grau de mestre e possibilita a obtenção da profissionalização para a docência do grupo quinhentos e cinquenta. Consta de uma explanação sobre todas as atividades letivas e não letivas no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada, bem como um enquadramento científico do trabalho, em torno de conceitos mobilizados na componente científica e na organização e gestão do processo de Ensino-Aprendizagem. Além do mencionado, está descrita a investigação científica levada a cabo, que deu origem ao artigo científico intitulado de Um Olhar sobre As TIC Na Educação, apresentado durante as primeiras Jornadas de Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa. |
id |
RCAP_bb4c1c4b5253662812d091869bb2ea77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12531 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação e prática pedagógica em contexto escolarTICPapel do professorEnsino-aprendizagemCritérios de avaliaçãoPlanificaçãoPESPensamento sistémicoPotencialidades pedagógicasInterdisciplinaridadeICTRole of teacherTeaching-learning processEvaluation criteriaPlanningSystems thinkingPedagogical potentialInterdisciplinaryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como principal objetivo descrever todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, no âmbito do Mestrado Em Ensino de Informática, que confere o grau de mestre e possibilita a obtenção da profissionalização para a docência do grupo quinhentos e cinquenta. Consta de uma explanação sobre todas as atividades letivas e não letivas no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada, bem como um enquadramento científico do trabalho, em torno de conceitos mobilizados na componente científica e na organização e gestão do processo de Ensino-Aprendizagem. Além do mencionado, está descrita a investigação científica levada a cabo, que deu origem ao artigo científico intitulado de Um Olhar sobre As TIC Na Educação, apresentado durante as primeiras Jornadas de Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa.This report has as main objective to describe all the work done during the teaching practice within the Masters in Teaching of Computer which confers a master's degree and permits to obtain the professionalization of teaching group five hundred and fifty. It consists of an explanation of all the llective activities and not llective activities under the Supervised Teaching Practice as well as a scientific background of the work, around concepts mobilized in the scientific component, organizing and managing the teaching-learning process. Besides the aforementioned, we describe the scientific research carried out, which led to the scientific paper entitled Um Olhar sobre As TIC Na Educação, presented at the first Conference on Information Technology Education Catholic University of Portugal.Restivo, Francisco José de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Ernesto Ricardo Martins de2013-08-09T14:42:19Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/12531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:39:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:13.182438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação e prática pedagógica em contexto escolar |
title |
Investigação e prática pedagógica em contexto escolar |
spellingShingle |
Investigação e prática pedagógica em contexto escolar Oliveira, Ernesto Ricardo Martins de TIC Papel do professor Ensino-aprendizagem Critérios de avaliação Planificação PES Pensamento sistémico Potencialidades pedagógicas Interdisciplinaridade ICT Role of teacher Teaching-learning process Evaluation criteria Planning Systems thinking Pedagogical potential Interdisciplinary Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Investigação e prática pedagógica em contexto escolar |
title_full |
Investigação e prática pedagógica em contexto escolar |
title_fullStr |
Investigação e prática pedagógica em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Investigação e prática pedagógica em contexto escolar |
title_sort |
Investigação e prática pedagógica em contexto escolar |
author |
Oliveira, Ernesto Ricardo Martins de |
author_facet |
Oliveira, Ernesto Ricardo Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Restivo, Francisco José de Oliveira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ernesto Ricardo Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Papel do professor Ensino-aprendizagem Critérios de avaliação Planificação PES Pensamento sistémico Potencialidades pedagógicas Interdisciplinaridade ICT Role of teacher Teaching-learning process Evaluation criteria Planning Systems thinking Pedagogical potential Interdisciplinary Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
TIC Papel do professor Ensino-aprendizagem Critérios de avaliação Planificação PES Pensamento sistémico Potencialidades pedagógicas Interdisciplinaridade ICT Role of teacher Teaching-learning process Evaluation criteria Planning Systems thinking Pedagogical potential Interdisciplinary Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório tem como principal objetivo descrever todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, no âmbito do Mestrado Em Ensino de Informática, que confere o grau de mestre e possibilita a obtenção da profissionalização para a docência do grupo quinhentos e cinquenta. Consta de uma explanação sobre todas as atividades letivas e não letivas no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada, bem como um enquadramento científico do trabalho, em torno de conceitos mobilizados na componente científica e na organização e gestão do processo de Ensino-Aprendizagem. Além do mencionado, está descrita a investigação científica levada a cabo, que deu origem ao artigo científico intitulado de Um Olhar sobre As TIC Na Educação, apresentado durante as primeiras Jornadas de Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-08-09T14:42:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/12531 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/12531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131776608632832 |