Investigação e prática pedagógica em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ernesto Ricardo Martins de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/12531
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo descrever todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, no âmbito do Mestrado Em Ensino de Informática, que confere o grau de mestre e possibilita a obtenção da profissionalização para a docência do grupo quinhentos e cinquenta. Consta de uma explanação sobre todas as atividades letivas e não letivas no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada, bem como um enquadramento científico do trabalho, em torno de conceitos mobilizados na componente científica e na organização e gestão do processo de Ensino-Aprendizagem. Além do mencionado, está descrita a investigação científica levada a cabo, que deu origem ao artigo científico intitulado de Um Olhar sobre As TIC Na Educação, apresentado durante as primeiras Jornadas de Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa.
id RCAP_bb4c1c4b5253662812d091869bb2ea77
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação e prática pedagógica em contexto escolarTICPapel do professorEnsino-aprendizagemCritérios de avaliaçãoPlanificaçãoPESPensamento sistémicoPotencialidades pedagógicasInterdisciplinaridadeICTRole of teacherTeaching-learning processEvaluation criteriaPlanningSystems thinkingPedagogical potentialInterdisciplinaryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como principal objetivo descrever todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, no âmbito do Mestrado Em Ensino de Informática, que confere o grau de mestre e possibilita a obtenção da profissionalização para a docência do grupo quinhentos e cinquenta. Consta de uma explanação sobre todas as atividades letivas e não letivas no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada, bem como um enquadramento científico do trabalho, em torno de conceitos mobilizados na componente científica e na organização e gestão do processo de Ensino-Aprendizagem. Além do mencionado, está descrita a investigação científica levada a cabo, que deu origem ao artigo científico intitulado de Um Olhar sobre As TIC Na Educação, apresentado durante as primeiras Jornadas de Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa.This report has as main objective to describe all the work done during the teaching practice within the Masters in Teaching of Computer which confers a master's degree and permits to obtain the professionalization of teaching group five hundred and fifty. It consists of an explanation of all the llective activities and not llective activities under the Supervised Teaching Practice as well as a scientific background of the work, around concepts mobilized in the scientific component, organizing and managing the teaching-learning process. Besides the aforementioned, we describe the scientific research carried out, which led to the scientific paper entitled Um Olhar sobre As TIC Na Educação, presented at the first Conference on Information Technology Education Catholic University of Portugal.Restivo, Francisco José de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Ernesto Ricardo Martins de2013-08-09T14:42:19Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/12531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:39:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:13.182438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação e prática pedagógica em contexto escolar
title Investigação e prática pedagógica em contexto escolar
spellingShingle Investigação e prática pedagógica em contexto escolar
Oliveira, Ernesto Ricardo Martins de
TIC
Papel do professor
Ensino-aprendizagem
Critérios de avaliação
Planificação
PES
Pensamento sistémico
Potencialidades pedagógicas
Interdisciplinaridade
ICT
Role of teacher
Teaching-learning process
Evaluation criteria
Planning
Systems thinking
Pedagogical potential
Interdisciplinary
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Investigação e prática pedagógica em contexto escolar
title_full Investigação e prática pedagógica em contexto escolar
title_fullStr Investigação e prática pedagógica em contexto escolar
title_full_unstemmed Investigação e prática pedagógica em contexto escolar
title_sort Investigação e prática pedagógica em contexto escolar
author Oliveira, Ernesto Ricardo Martins de
author_facet Oliveira, Ernesto Ricardo Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Restivo, Francisco José de Oliveira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ernesto Ricardo Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Papel do professor
Ensino-aprendizagem
Critérios de avaliação
Planificação
PES
Pensamento sistémico
Potencialidades pedagógicas
Interdisciplinaridade
ICT
Role of teacher
Teaching-learning process
Evaluation criteria
Planning
Systems thinking
Pedagogical potential
Interdisciplinary
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic TIC
Papel do professor
Ensino-aprendizagem
Critérios de avaliação
Planificação
PES
Pensamento sistémico
Potencialidades pedagógicas
Interdisciplinaridade
ICT
Role of teacher
Teaching-learning process
Evaluation criteria
Planning
Systems thinking
Pedagogical potential
Interdisciplinary
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório tem como principal objetivo descrever todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico, no âmbito do Mestrado Em Ensino de Informática, que confere o grau de mestre e possibilita a obtenção da profissionalização para a docência do grupo quinhentos e cinquenta. Consta de uma explanação sobre todas as atividades letivas e não letivas no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionada, bem como um enquadramento científico do trabalho, em torno de conceitos mobilizados na componente científica e na organização e gestão do processo de Ensino-Aprendizagem. Além do mencionado, está descrita a investigação científica levada a cabo, que deu origem ao artigo científico intitulado de Um Olhar sobre As TIC Na Educação, apresentado durante as primeiras Jornadas de Ensino de Informática da Universidade Católica Portuguesa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-08-09T14:42:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/12531
url http://hdl.handle.net/10400.14/12531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131776608632832