Adaptabilidade de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa , Sérgio Filipe Reigones
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19255
Resumo: O Ensino Superior Militar ministrado pela Academia Militar é fundamental na formação dos futuros oficiais do exército português. Tal formação incide sobre as vertentes académica, física, militar, cultural e comportamental, sendo dessa forma essencial no desenvolvimento dos cadetes alunos, quer como militares, quer como seres humanos. Como consequência, é necessária a adaptação eficaz e constante às situações e experiências em que são colocados, de forma a retirar o melhor de todos os ensinamentos e experiências. É pertinente estudar a relação e influência que a Adaptabilidade de Carreira dos cadetes alunos tem sobre características tão importantes como a Satisfação com a Vida, a Satisfação com o Trabalho e a perceção de Desempenho. Esta investigação teve como amostra 236 cadetes alunos da Academia Militar a frequentar do 1º ao 4 ano, inclusive, no ano letivo 2016/2017. A estes foram aplicadas escalas de Adaptabilidade de Carreira (Duarte et al., 2012), Satisfação com a Vida (Diener, Emmons, Larson & Griffin, 1985), Satisfação com o Trabalho (Judge & Klinger, 2000), Felicidade Subjetiva (Lyubomirsky & Lepper, 1999), e ainda uma medida sobre o Controlo Percebido da Vida (Welzel & Inglehart, 1998). Para avaliar a perceção sobre o desempenho, foi aplicada uma medida de autoavaliação aos cadetes alunos. Os resultados mostram que características como a Preocupação, a Curiosidade e o Controlo (dimensões da Adaptabilidade de Carreira) influenciam positivamente a Satisfação com a Vida, a Satisfação com o Trabalho e a perceção de Desempenho. Concluiu-se também que os níveis de satisfação e felicidade dos cadetes alunos diminuem com os anos. Os resultados são relevantes pois permitem à Academia Militar reconhecer não só as características que mais influenciam a satisfação e perceção de desempenho dos seus cadetes alunos, como também as que potenciam uma melhor adaptação ao contexto superior militar.
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