Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Bruno Pedro Xavier
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5010
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 05 de novembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_bb613da58f1985adcea2c32ea3ff354d
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Formação de ProfessoresPrática PedagógicaPedagogical PracticeTeacher TrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 05 de novembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente trabalho teve como propósito principal o de expor a prática pedagógica realizada em contexto de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II à luz do tema Aprendizagem Formal e Informal Docente. De modo a compreender a dimensão dos tipos de aprendizagem centrei-me, inicialmente, em utilizar as aprendizagens realizadas na minha prática educativa. Já numa fase posterior refleti sobre o impacto que as mesmas tiveram na minha ação educativa bem como na aprendizagem dos alunos, de modo a identificar o seu impacto na minha formação inicial. Para não ter apenas a minha experiência como base da aprendizagem docente numa fase inicial, estendi a investigação para os meus colegas de turma, que eram 25. Com estes, realizei um inquérito por questionário que me iluminou sobre alguns aspetos e confirmou outros. Para perceber o impacto destas aprendizagens ao longo da carreira docente, foquei-me em investigar a perceção dos professores e educadores dos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande. Para tal, distribuí, juntamente com um grupo de investigação, questionários a todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e jardins de infância dos concelhos referidos, totalizando 419, dos quais, 278 revelaram-se válidos. Indo mais longe, e dando asas a esta perceção dos docentes inseridos no sistema de ensino, realizei 7 entrevistas a professores e educadores de modo a perceber as condicionantes que existem no sistema de ensino e a sua opinião sobre conceitos inerentes ao tema deste trabalho. Deste processo, apreendi que a aprendizagem docente é um processo que está presente ao longo de toda a carreira docente. Para além disso, destaco o papel das interações humanas no processo de ensino/aprendizagem que se revelam como importantes para o sucesso educativo.ABSTRACT: The current work had the main purpose to expose my practice as a teacher implemented in Pedagogical Internship I and Pedagogical Internship II taking in consideration the theme Formal and Informal Teacher Learning. I wanted to understand the role of this type of learning in initial teacher training and throughout the teaching career. To understand the dimension of types of learning I focused, initially, in implementing strategies and recourses that I had acquired in my teaching experience. On a later stage I reflected about the impact that those had in my teaching as well as in student learning as a way to identify their impact in my initial teacher training. To not only be based in my initial teacher training, I extended the investigation to my class mates who were 25, total. I did an inquiry that shed some light in some aspects and confirmed others. To understand the impact of these learnings throughout the teaching career I focused on investigating teachers' perceptions in Ponta Delgada and Ribeira Grande counties. In collaboration with an investigation group, I distributed questionnaires to all kindergarten schools and primary schools of the referenced counties, who totalized 419, from those, only 278 became reliable for the investigation. Going deeper and giving freedom for teachers to talk about the concepts of this work, I did 7 interviews with teachers and kindergarten teachers to realize the needs that exist in the educational system and their opinion regarding concepts that are related with the theme of this work. Learning is present throughout teachers career. Human interactions have a major role in learning with others and this translates in a greater educative success.Lima, Jorge Manuel Ávila deFialho, Adolfo Fernando da FonteRepositório da Universidade dos AçoresTavares, Bruno Pedro Xavier2019-02-15T17:08:16Z2018-11-052018-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5010202027511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:19.005280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Tavares, Bruno Pedro Xavier
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Professores
Prática Pedagógica
Pedagogical Practice
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Tavares, Bruno Pedro Xavier
author_facet Tavares, Bruno Pedro Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Jorge Manuel Ávila de
Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Bruno Pedro Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Professores
Prática Pedagógica
Pedagogical Practice
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Professores
Prática Pedagógica
Pedagogical Practice
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 05 de novembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-05
2018-11-05T00:00:00Z
2019-02-15T17:08:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5010
202027511
url http://hdl.handle.net/10400.3/5010
identifier_str_mv 202027511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130728260173824