Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5010 |
Resumo: | Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 05 de novembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio). |
id |
RCAP_bb613da58f1985adcea2c32ea3ff354d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5010 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Formação de ProfessoresPrática PedagógicaPedagogical PracticeTeacher TrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 05 de novembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente trabalho teve como propósito principal o de expor a prática pedagógica realizada em contexto de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II à luz do tema Aprendizagem Formal e Informal Docente. De modo a compreender a dimensão dos tipos de aprendizagem centrei-me, inicialmente, em utilizar as aprendizagens realizadas na minha prática educativa. Já numa fase posterior refleti sobre o impacto que as mesmas tiveram na minha ação educativa bem como na aprendizagem dos alunos, de modo a identificar o seu impacto na minha formação inicial. Para não ter apenas a minha experiência como base da aprendizagem docente numa fase inicial, estendi a investigação para os meus colegas de turma, que eram 25. Com estes, realizei um inquérito por questionário que me iluminou sobre alguns aspetos e confirmou outros. Para perceber o impacto destas aprendizagens ao longo da carreira docente, foquei-me em investigar a perceção dos professores e educadores dos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande. Para tal, distribuí, juntamente com um grupo de investigação, questionários a todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e jardins de infância dos concelhos referidos, totalizando 419, dos quais, 278 revelaram-se válidos. Indo mais longe, e dando asas a esta perceção dos docentes inseridos no sistema de ensino, realizei 7 entrevistas a professores e educadores de modo a perceber as condicionantes que existem no sistema de ensino e a sua opinião sobre conceitos inerentes ao tema deste trabalho. Deste processo, apreendi que a aprendizagem docente é um processo que está presente ao longo de toda a carreira docente. Para além disso, destaco o papel das interações humanas no processo de ensino/aprendizagem que se revelam como importantes para o sucesso educativo.ABSTRACT: The current work had the main purpose to expose my practice as a teacher implemented in Pedagogical Internship I and Pedagogical Internship II taking in consideration the theme Formal and Informal Teacher Learning. I wanted to understand the role of this type of learning in initial teacher training and throughout the teaching career. To understand the dimension of types of learning I focused, initially, in implementing strategies and recourses that I had acquired in my teaching experience. On a later stage I reflected about the impact that those had in my teaching as well as in student learning as a way to identify their impact in my initial teacher training. To not only be based in my initial teacher training, I extended the investigation to my class mates who were 25, total. I did an inquiry that shed some light in some aspects and confirmed others. To understand the impact of these learnings throughout the teaching career I focused on investigating teachers' perceptions in Ponta Delgada and Ribeira Grande counties. In collaboration with an investigation group, I distributed questionnaires to all kindergarten schools and primary schools of the referenced counties, who totalized 419, from those, only 278 became reliable for the investigation. Going deeper and giving freedom for teachers to talk about the concepts of this work, I did 7 interviews with teachers and kindergarten teachers to realize the needs that exist in the educational system and their opinion regarding concepts that are related with the theme of this work. Learning is present throughout teachers career. Human interactions have a major role in learning with others and this translates in a greater educative success.Lima, Jorge Manuel Ávila deFialho, Adolfo Fernando da FonteRepositório da Universidade dos AçoresTavares, Bruno Pedro Xavier2019-02-15T17:08:16Z2018-11-052018-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5010202027511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:19.005280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Tavares, Bruno Pedro Xavier Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Formação de Professores Prática Pedagógica Pedagogical Practice Teacher Training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Aprendizagem informal dos docentes : implicações para a aprendizagem da profissão docente na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Tavares, Bruno Pedro Xavier |
author_facet |
Tavares, Bruno Pedro Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Jorge Manuel Ávila de Fialho, Adolfo Fernando da Fonte Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Bruno Pedro Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Formação de Professores Prática Pedagógica Pedagogical Practice Teacher Training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Formação de Professores Prática Pedagógica Pedagogical Practice Teacher Training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 05 de novembro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-05 2018-11-05T00:00:00Z 2019-02-15T17:08:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/5010 202027511 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/5010 |
identifier_str_mv |
202027511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130728260173824 |