O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Liliana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1376
Resumo: O presente relatório surge no âmbito dos Mestrados na Área de Formação de Professores – Especialização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida nestes dois contextos. Ao longo do documento foi feita uma retrospetiva às opções tomadas e ao trabalho desenvolvido, dando a conhecer o processo de aprendizagem vivenciado. Ao longo dos meses, houve um esforço de basear a prática numa aprendizagem maioritariamente apoiada na ação da criança/aluno, valorizando-a, tendo o educador/professor o papel de orientador. Assim, proporcionaram-se experiências significativas, diversificadas e ativas. Durante a prática houve sempre a preocupação de agir com intencionalidade. Assim, a observação, a planificação, a intervenção e a avaliação foram etapas fulcrais para o desenvolvimento deste estágio tendo sido o grande apoio para sustentar as atividades e toda a prática profissional. Para a realização deste estudo, no sentido de contextualizar a prática, foi assim essencial a utilização de diferentes instrumentos e técnicas de recolha de informação como: as fichas de anamnese, a análise documental, as grelhas de observação, a observação participante, os registos de incidentes críticos, o portfólio de criança e os registos fotográficos. Este estágio, permitiu ainda refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas que acompanharam toda a ação educativa. Este relatório, propõem-se explorar as vantagens de usar os recursos didáticos para a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos como estratégias, refletindo assim, a importância de promover atividades lúdicas na promoção de aprendizagens significativas.ABSTRACT This report comes under the Masters in the field of teacher education – specialization in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education. It intends to reflect on the pedagogical practice developed in these two contexts. Throughout the document an analysis of the choices as well as of the learning process experienced. Over this period, there was an effort to base the practice on learning supported in child/student action, valuing it, having the educator/teacher role of an advisor. Thus, significant experiences were diverse and active. Acting with intent was a concern present during all practice. Thus, the observation, planning, intervention and assessment were key steps of this stage’s development having been the great support to sustain the activities and all the professional practice. To carry out this study, in order to contextualize the practice, was also essential the use of different instruments and techniques of collection of information such as: the anamnesis, the document analysis, observation, participant observation, the records of critical incidents, the child's portfolio and photographic records. This stage, also allowed to reflect on the importance of the pedagogical dimensions that accompanied the entire educational activity. This report´s propose is also to explore the advantages of using educational resources as strategies, reflecting the importance of promoting recreational activities on promotion of meaningful learning.
id RCAP_d49b2a2bf223419dae425ae3b2423339
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagemEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoProfessor reflexivoAprendizagem ativaO presente relatório surge no âmbito dos Mestrados na Área de Formação de Professores – Especialização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida nestes dois contextos. Ao longo do documento foi feita uma retrospetiva às opções tomadas e ao trabalho desenvolvido, dando a conhecer o processo de aprendizagem vivenciado. Ao longo dos meses, houve um esforço de basear a prática numa aprendizagem maioritariamente apoiada na ação da criança/aluno, valorizando-a, tendo o educador/professor o papel de orientador. Assim, proporcionaram-se experiências significativas, diversificadas e ativas. Durante a prática houve sempre a preocupação de agir com intencionalidade. Assim, a observação, a planificação, a intervenção e a avaliação foram etapas fulcrais para o desenvolvimento deste estágio tendo sido o grande apoio para sustentar as atividades e toda a prática profissional. Para a realização deste estudo, no sentido de contextualizar a prática, foi assim essencial a utilização de diferentes instrumentos e técnicas de recolha de informação como: as fichas de anamnese, a análise documental, as grelhas de observação, a observação participante, os registos de incidentes críticos, o portfólio de criança e os registos fotográficos. Este estágio, permitiu ainda refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas que acompanharam toda a ação educativa. Este relatório, propõem-se explorar as vantagens de usar os recursos didáticos para a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos como estratégias, refletindo assim, a importância de promover atividades lúdicas na promoção de aprendizagens significativas.ABSTRACT This report comes under the Masters in the field of teacher education – specialization in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education. It intends to reflect on the pedagogical practice developed in these two contexts. Throughout the document an analysis of the choices as well as of the learning process experienced. Over this period, there was an effort to base the practice on learning supported in child/student action, valuing it, having the educator/teacher role of an advisor. Thus, significant experiences were diverse and active. Acting with intent was a concern present during all practice. Thus, the observation, planning, intervention and assessment were key steps of this stage’s development having been the great support to sustain the activities and all the professional practice. To carry out this study, in order to contextualize the practice, was also essential the use of different instruments and techniques of collection of information such as: the anamnesis, the document analysis, observation, participant observation, the records of critical incidents, the child's portfolio and photographic records. This stage, also allowed to reflect on the importance of the pedagogical dimensions that accompanied the entire educational activity. This report´s propose is also to explore the advantages of using educational resources as strategies, reflecting the importance of promoting recreational activities on promotion of meaningful learning.2014-05-14T08:57:08Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1376TID:201459698porBarros, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.323255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem
title O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem
spellingShingle O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem
Barros, Liliana
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Aprendizagem ativa
title_short O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem
title_full O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem
title_fullStr O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem
title_full_unstemmed O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem
title_sort O docente generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso na aprendizagem
author Barros, Liliana
author_facet Barros, Liliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Aprendizagem ativa
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
Aprendizagem ativa
description O presente relatório surge no âmbito dos Mestrados na Área de Formação de Professores – Especialização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida nestes dois contextos. Ao longo do documento foi feita uma retrospetiva às opções tomadas e ao trabalho desenvolvido, dando a conhecer o processo de aprendizagem vivenciado. Ao longo dos meses, houve um esforço de basear a prática numa aprendizagem maioritariamente apoiada na ação da criança/aluno, valorizando-a, tendo o educador/professor o papel de orientador. Assim, proporcionaram-se experiências significativas, diversificadas e ativas. Durante a prática houve sempre a preocupação de agir com intencionalidade. Assim, a observação, a planificação, a intervenção e a avaliação foram etapas fulcrais para o desenvolvimento deste estágio tendo sido o grande apoio para sustentar as atividades e toda a prática profissional. Para a realização deste estudo, no sentido de contextualizar a prática, foi assim essencial a utilização de diferentes instrumentos e técnicas de recolha de informação como: as fichas de anamnese, a análise documental, as grelhas de observação, a observação participante, os registos de incidentes críticos, o portfólio de criança e os registos fotográficos. Este estágio, permitiu ainda refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas que acompanharam toda a ação educativa. Este relatório, propõem-se explorar as vantagens de usar os recursos didáticos para a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos como estratégias, refletindo assim, a importância de promover atividades lúdicas na promoção de aprendizagens significativas.ABSTRACT This report comes under the Masters in the field of teacher education – specialization in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education. It intends to reflect on the pedagogical practice developed in these two contexts. Throughout the document an analysis of the choices as well as of the learning process experienced. Over this period, there was an effort to base the practice on learning supported in child/student action, valuing it, having the educator/teacher role of an advisor. Thus, significant experiences were diverse and active. Acting with intent was a concern present during all practice. Thus, the observation, planning, intervention and assessment were key steps of this stage’s development having been the great support to sustain the activities and all the professional practice. To carry out this study, in order to contextualize the practice, was also essential the use of different instruments and techniques of collection of information such as: the anamnesis, the document analysis, observation, participant observation, the records of critical incidents, the child's portfolio and photographic records. This stage, also allowed to reflect on the importance of the pedagogical dimensions that accompanied the entire educational activity. This report´s propose is also to explore the advantages of using educational resources as strategies, reflecting the importance of promoting recreational activities on promotion of meaningful learning.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14T08:57:08Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1376
TID:201459698
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1376
identifier_str_mv TID:201459698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621958352896