A influência do marketing digital - setor dos serviços de remodelação e assistência ao lar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13268 |
Resumo: | Esta tese procura compreender o comportamento de pesquisa e seleção de fornecedores na área dos serviços de remodelação e assistência ao lar, equacionando o impacto do marketing digital e dos meios de pesquisa off-line. Assente nesta problemática foram delineadas um conjunto de questões que procuram responder, a forma como os consumidores se comportam, quais os meios de consulta que utilizam e quais os fatores que privilegiam na análise e seleção de fornecedores. Desta forma, este estudo inicia-se com a revisão da literatura existente sobre os temas do marketing digital, marketing tradicional e comportamento do consumidor. O estudo empírico é baseado num questionário, que foi colocado on-line e onde são colocadas questões aos inquiridos que procuram responder as questões de investigação. A internet e o constante aumento de quantidade e qualidade de informação disponível, têm mudado o comportamento de pesquisa, seleção e compra por partes dos consumidores das mais diversas áreas. Hoje em dia, após verificarmos a necessidade de algum bem ou serviço, facilmente conseguimos inúmera informação sobre o mesmo. Quase toda a informação está disponível on-line, reviews de outros utilizadores, testes, comparações, opiniões de especialistas, empresas fornecedoras, correntes, produtos substitutos, etc. Os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, o que obriga as empresas a estarem cada vez mais aptas e abertas à entrada no mundo digital. Por outro lado e segundo a Marktest (2017) 31,2% da população portuguesa com mais de 15 anos não utiliza internet. Estes ainda ocupam uma fatia significativa da população que não pode ser esquecida. Após a recolha, tratamento e análise dos dados obtidos de uma amostra de conveniência conseguida através de um inquérito on-line o estudo irá responder a questões genéricas como: Qual a melhor estratégia de comunicação a adotar. Deverá a empresa apostar numa presença mais física ou digital? Quais os aspetos mais importantes a incluir no website da empresa? É importante estabelecer um contacto pessoal com os potenciais clientes? |
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A influência do marketing digital - setor dos serviços de remodelação e assistência ao larMarketing tradicionalMarketing digitalComportamento de pesquisaWord-of-mouthTradicional marketingResearch behaviorDigital marketingWord-of-mouthGestãoEsta tese procura compreender o comportamento de pesquisa e seleção de fornecedores na área dos serviços de remodelação e assistência ao lar, equacionando o impacto do marketing digital e dos meios de pesquisa off-line. Assente nesta problemática foram delineadas um conjunto de questões que procuram responder, a forma como os consumidores se comportam, quais os meios de consulta que utilizam e quais os fatores que privilegiam na análise e seleção de fornecedores. Desta forma, este estudo inicia-se com a revisão da literatura existente sobre os temas do marketing digital, marketing tradicional e comportamento do consumidor. O estudo empírico é baseado num questionário, que foi colocado on-line e onde são colocadas questões aos inquiridos que procuram responder as questões de investigação. A internet e o constante aumento de quantidade e qualidade de informação disponível, têm mudado o comportamento de pesquisa, seleção e compra por partes dos consumidores das mais diversas áreas. Hoje em dia, após verificarmos a necessidade de algum bem ou serviço, facilmente conseguimos inúmera informação sobre o mesmo. Quase toda a informação está disponível on-line, reviews de outros utilizadores, testes, comparações, opiniões de especialistas, empresas fornecedoras, correntes, produtos substitutos, etc. Os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, o que obriga as empresas a estarem cada vez mais aptas e abertas à entrada no mundo digital. Por outro lado e segundo a Marktest (2017) 31,2% da população portuguesa com mais de 15 anos não utiliza internet. Estes ainda ocupam uma fatia significativa da população que não pode ser esquecida. Após a recolha, tratamento e análise dos dados obtidos de uma amostra de conveniência conseguida através de um inquérito on-line o estudo irá responder a questões genéricas como: Qual a melhor estratégia de comunicação a adotar. Deverá a empresa apostar numa presença mais física ou digital? Quais os aspetos mais importantes a incluir no website da empresa? É importante estabelecer um contacto pessoal com os potenciais clientes?This thesis seeks to understand the behaviour of research and selection of suppliers in the area of remodelling and home care services, thus, assessing the impact of digital marketing and offline research media. Based on this problem, a set of questions was set out to answer how consumers behave, which research methods they follow and which factors favour the analysis and selection of suppliers. In this way, this study begins by revising the existing literature on such topics as digital marketing, traditional marketing and consumers’ behaviour. The empirical study is based on an online questionnaire, and where the questions asked seek to answer the questions that were raised in this research. The internet and the constant increase of the amount and quality of information that we currently find at our disposal, have changed the behaviour of how consumers search, choose and buy, in different areas. Nowadays, after deciding how much we need a product or service, we can easily gain access to a lot of information about it. Almost all of that information is available online, in other users’ reviews, tests, comparisons, experts’ opinions, supplier companies, chains, substitute products, etc. Consumers are becoming more informed and demanding, which forces companies to be increasingly more open and able to enter the digital world. On the other hand, according to Marktest (2017) 31.2% of the Portuguese population, over 15 years of age, do not use Internet. This number still represents a significant part of the population, and cannot be overlooked. After collecting, processing and analysing the data that was collected of convenience sample thought on-line survey, this study will be answer general questions such as: What is the best communication strategy to adopt? Should the company bet on a more physical or digital presence? What are the most important things to include on the company’s website? Is it important or not to establish personal contact with potential clients?Vieira, António da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Pedro Alexandre Gonçalves Dias2019-03-30T09:05:18Z2018-12-132018-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13268TID:202207617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:23.828347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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