A importância do marketing olfativo nas marcas de moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/157848 |
Resumo: | UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
id |
RCAP_bbb1ce4e1936b8856e3758148e73a919 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/157848 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do marketing olfativo nas marcas de modaThe importance of olfactory marketingin fashion brandthe Abercrombie&Fitchcaseo caso Abercrombie & FitchMarketing OlfativoConstrução de marcaExperiência de compraMarcas de modaAbercrombie&FitchOlfactory MarketingBrand buildingShopping experienceFashion brandsUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020O uso de apelos olfativos, com o objetivo de despertar sensações e criar relações emocionais marcas-consumidores, não é novo. Com ele, as marcas pretendem posicionar-se na mente dos consumidores de forma direta e aprazível. Este artigo procura compreender a importância do marketing olfativo para as marcas de moda, tendo por base o Estudo de Caso da marca Abercrombie & Fitch. Para tal, realizaram-se cinco entrevistas exploratórias para tentar compreender o entendimento dos consumidores sobre a A&F e o impacto do marketing olfativo na experiência de compra e na perceção da marca, e um inquérito por questionário com 315 respostas validadas para responder à questão principal e validar as hipóteses de investigação. 97% dos inquiridos reconheceram que o aroma influencia o seu sentimento de pertença à marca e que existe uma forte associação aroma-marca, corroborando estudos anteriores que comprovam o impacto do marketing olfativo como uma estratégia eficaz, no que diz respeito a uma comunicação eficiente e memorável sobre os seus valores e personalidade.Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNBrito, TeresaDuarte, Alexandre2023-09-14T22:17:50Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/157848por1646-1479PURE: 71540626https://doi.org/10.34629/CPUBLICA.734info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:40:11Zoai:run.unl.pt:10362/157848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:54.686174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do marketing olfativo nas marcas de moda The importance of olfactory marketingin fashion brandthe Abercrombie&Fitchcase o caso Abercrombie & Fitch |
title |
A importância do marketing olfativo nas marcas de moda |
spellingShingle |
A importância do marketing olfativo nas marcas de moda Brito, Teresa Marketing Olfativo Construção de marca Experiência de compra Marcas de moda Abercrombie&Fitch Olfactory Marketing Brand building Shopping experience Fashion brands |
title_short |
A importância do marketing olfativo nas marcas de moda |
title_full |
A importância do marketing olfativo nas marcas de moda |
title_fullStr |
A importância do marketing olfativo nas marcas de moda |
title_full_unstemmed |
A importância do marketing olfativo nas marcas de moda |
title_sort |
A importância do marketing olfativo nas marcas de moda |
author |
Brito, Teresa |
author_facet |
Brito, Teresa Duarte, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Teresa Duarte, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Olfativo Construção de marca Experiência de compra Marcas de moda Abercrombie&Fitch Olfactory Marketing Brand building Shopping experience Fashion brands |
topic |
Marketing Olfativo Construção de marca Experiência de compra Marcas de moda Abercrombie&Fitch Olfactory Marketing Brand building Shopping experience Fashion brands |
description |
UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-14T22:17:50Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/157848 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/157848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-1479 PURE: 71540626 https://doi.org/10.34629/CPUBLICA.734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138152460320768 |