O impacto do revenue management e a maximização da receita no setor hoteleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ana Isabel Fonseca de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24004
Resumo: Relatório de estágio
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spelling O impacto do revenue management e a maximização da receita no setor hoteleiroRevenue managementHotelariaPricingGestãoHospitalityManagementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágioO Revenue Management é visto como uma estratégia fundamental para a indústria hoteleira, que consiste numa gestão eficiente da receita, envolvendo a análise cuidadosa de dados, a previsão da procura e o ajuste de preços com vista à otimização da ocupação e à maximização da receita. A importância do Revenue Management reside no fato de ser uma cultura de gestão de enorme ajuda para que os hotéis enfrentem os desafios de um mercado altamente competitivo, ao permitir-lhes compreender a dinâmica da procura e ajustar os preços de forma estratégica, maximizando as suas vendas e potenciando a sua rentabilidade. Paralelamente, o Revenue Management ajuda a tomar decisões baseadas em dados em vez de suposições, aumentando a eficiência operacional e a tomada de decisões estratégicas. Ao fornecer insights valiosos sobre os padrões de procura, o comportamento do cliente e o desempenho financeiro, permite ajustes em tempo real, garantindo, assim, uma gestão de receita eficaz. O trabalho de estágio desenvolvido e o seu correspondente relatório procuram expor em detalhe as tarefas e o trabalho realizado no departamento de Outsourcing, na área de Revenue Management, na empresa RM HUB - empresa de consultoria e formação em Revenue Management. Sendo a maximização da receita dos hotéis clientes um dos objetivos da empresa, as inúmeras tarefas desempenhadas ao longo do estágio centraram-se nesse mesmo objetivo, tendo incluído as seguintes funções e atividades: apoiar na implementação de procedimentos e melhores práticas de Revenue Management; identificar novas oportunidades de receita através da estratégia de pricing e distribuição, upselling e cross-selling; fornecer relatórios periódicos de apoio à gestão; apoiar na otimização das parcerias de distribuição; atuar como apoio ao consultor geral de desenvolvimento de negócios para a administração do hotel; desafiar e influenciar o hotel a melhorar o nível de serviço e os padrões operacionais; e apoiar na implementação de uma cultura de Revenue Management. No que toca ao objetivo principal deste relatório, este baseia-se em compreender o impacto do Revenue Management no setor da hotelaria, tendo como base a observação direta ao longo de todo o período de estágio e a utilização de referências bibliográficas de outros autores, de forma a corroborar a efetividade da relação direta entre a utilização de uma cultura de Revenue Management e a maximização dos resultados alcançados pelas unidades hoteleiras clientes. Como resultados deste estágio, o esperado é que se adquira um conhecimento mais profundo sobre o Revenue Management, as suas ferramentas e como aplicá-las na prática, bem como perceber como o Revenue Management pode ajudar o setor hoteleiro a maximizar as suas receitas, distinguir-se da concorrência e ganhar competitividade.Revenue Management is seen as a fundamental strategy for the hotel industry, consisting of efficient revenue management, involving careful data analysis, demand forecasting and price adjustment with a view to optimizing occupancy and maximizing revenue. The importance of Revenue Management lies in the fact that it is a management culture of enormous help for hotels to face the challenges of highly competitive market, by allowing them to understand the dynamics of demand and adjust prices strategically, maximizing their sales and boosting their profitability. In parallel, Revenue Management helps make decisions based on data instead of assumptions, increasing operational efficiency and strategic decision making. By providing valuable insights into demand patterns customer behavior and financial performance, it enables real-time adjustments, thus ensuring effective revenue management. The internship work carried out and its corresponding report seek to provide a detailed overview of the tasks and work performed in the Outsourcing department, specifically in Revenue Management, at RM HUB – a consulting and training company in Revenue Management. As maximizing revenue for hotel clients is one of the company’s objectives, the numerous tasks performed during the internship were focused on this very goal. They included the following functions and activities: supporting the implementation of Revenue Management procedures and best practices, identifying new revenue opportunities thought pricing and distribution strategies, upselling and cross-selling, providing periodic management support reports, assisting in optimizing distribution partnerships, serving as management, challenging and influencing the hotel to improve service levels and operational standards, and supporting the implementation of a Revenue Management culture. Regarding the main objective of this report, it is based on understanding the impact of Revenue Management in the hotel industry, relying on direct observation throughout the entire internship period and the use of bibliographic references from other authors to support the effectiveness of the direct relationship between the use of a Revenue Management culture and the maximization of results achieved by the hotel client units. As a result of this internship, the expectation is to acquire a deeper knowledge of Revenue Management, its tools and how to apply them in practice, as well as to understand how Revenue Management can help the hotel industry maximize its revenues, differentiate itself from competitors and gain competitiveness.Ribeiro, JoaquimCosta, ElgaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoura, Ana Isabel Fonseca de2023-11-27T16:30:31Z2023-10-172023-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24004TID:203385900pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-06T01:46:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:20:00.968655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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