Marketing cultural: as estratégias de mercado a partir de um estudo de caso no Salão do Livro do Piauí (Salipi)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6489 |
Resumo: | Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Ciências Empresariais |
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Marketing cultural: as estratégias de mercado a partir de um estudo de caso no Salão do Livro do Piauí (Salipi)Estratégias de mercadoMarketing culturalSalipiMarket strategiesCultural marketingSalipiRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Ciências EmpresariaisO evento Salão do Livro do Piauí (Salipi) tem se revelado como uma das maiores atrações artístico-culturais realizadas no estado, contando com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, conseguiu se integralizar aos grandes eventos em nível regional, tanto que, atualmente, faz parte da agenda nacional do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras lançado pelo Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Frente a este reconhecimento, foram realizadas investigações que pudessem dar conta de entender como o Salipi se inseriu em seus quinze anos de existência como um evento de grande porte. Nesse cenário, entendemos que seu modelo estratégico subsidiou a inserção em atrações de porte nacional, viabilizadas, dentre outros aspectos, pelo marketing cultural desenvolvido ao longo desse período. Desse modo, este estudo trouxe como objetivo geral analisar as estratégias de mercado presentes no evento do Salipi. Para alcançar os objetivos de investigação, foi realizado estudo de caso, com uso do método descritivo e abordagem qualitativo-quantitativo de natureza bibliográfica, ancorada em entrevista e questionário pautado nas escalas de marketing. As análises se deram a partir da aplicação da entrevista com 02 (dois) idealizadores do evento e com o público participante que respondeu ao questionário semiestruturado enviado via email, totalizando 33 (trinta e três) participações do público. Ao final os dados foram entrecruzados no sentido de atingir aos objetivos propostos para o estudo. Como subsídio teórico foram utilizados autores que versam sobre as estratégias de marketing cultural, quais sejam: Prado Júnior e Cardoso (2016) e Carvalho (2010), dentre outros, bem como a pesquisa trouxe embasamento nos estudos de caso, cuja investigação foi guiada por Yin (2015) e Eisenhardt (2009). O suporte teórico para a metodologia da pesquisa foi dado por Dias (2014) e Hair (2005), os quais trabalham a pesquisa em administração. Os resultados demonstraram que a principal estratégia da feira é a congregação de variados setores sociais piauienses: Estado, entidades privadas e ONGs que se integram na publicização do evento, alcançando um elevado público que participa de diversas atividades, o que permite à feira atrair um público variado, englobando, assim, pessoas de diversos níveis e classes sociais.The “Salão do Livro do Piauí – “Piaui Book Fair” (Salipi) is an event that has proved to be one of the greatest artistic and cultural attractions held in the state, with the support of several public and private entities, and which managed to integrate itself to major events at local level, and is part of the national agenda of the Brazilian Calendar of Exhibitions and Fairs launched by the Ministry of Foreign Affairs and Ministry of Development, Industry and Foreign Trade. Faced with this recognition, surveys have been carried out that could account for understanding how Salipi has been inserted in its fifteen years of existence as a major event. In this scenario, we understand that its strategic model subsidized the insertion in national attractions, made feasible, among other aspects, by the cultural marketing developed throughout this period. Thus, this study has as a general objective to analyze the market strategies present in Salipi. To reach the research objectives, a case study was carried out, using a descriptive method and qualitative-quantitative approach of a bibliographic nature, anchored in an interview and a questionnaire based on the marketing scales. The analyzes were based on the application of the interview with 02 (two) idealizers of the event and with the participating public that filled out a semi-structured questionnaire sent by email, totaling 33 (thirty three) participations of the public. At the end, the data were intertwined in order to reach the objectives proposed for the study. As a theoretical subsidy we used authors that deal with cultural marketing strategies, such as: Prado Júnior and Cardoso (2016) and Carvalho (2010), among others, as well as the research brought in the case studies, whose investigation was guided by Yin (2015) and Eisenhardt (2009). The theoretical support for the research methodology was given by Dias (2014) and Hair (2005), who work on management research. The results showed that the main strategy of the fair is the congregation of various social sectors in Piauí: State, private entities and NGOs that are integrated in the publicity of the event, reaching a high public that participates in several activities, which allows the fair to attract a varied audience, encompassing people of different levels and social classes.[s.n.]Cardoso, AntónioRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRocha, Paulo Pereira da2018-03-07T15:16:46Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:51Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:21.231441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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