TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20948 |
Resumo: | Num contexto de uma sociedade em constante mudança, onde é cada vez maior o recorrer das novas tecnologias, surge um imperativo: o conhecimento e constante actualização das novas tecnologias de comunicação e informação. Neste sentido, e no que concerne à educação em particular, é pertinente que esta área de trabalho seja alvo do estudo feito por Professores, e que este tenha aplicação aquando a prática profissional assim o exigir. A presente investigação propõe-se a compreender de um modo geral as percepções dos alunos acerca das suas experiências vividas no A. V. O., em matéria de utilização das TIC. A investigação decorreu no A.V.O., com uma postura metodológica essencialmente qualitativa. Foi adoptado um tipo de pesquisa, com base no estudo de caso, à qual se associou a técnica de entrevista como instrumento de recolha de dados. A análise dos dados consistiu na transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A dissertação está fragmentada em duas vertentes principais: uma de cariz teórico, na qual se pretendeu reunir informação sobre a investigação empírica; e uma de teor prático, onde se apresenta a descrição metodológica do trabalho, bem como a apresentação, análise e interpretação dos dados obtidos. As conclusões do estudo apontam, genericamente, para o facto de a formação e a sensibilidade dos professores, bem como a falta de equipamento nalguns dos estabelecimentos estar ligada directamente com a quantidade de experiências que são proporcionadas aos alunos ao longo do seu percurso escolar. A assimetria da distribuição do equipamento nas várias escolas, bem como o recente apetrechamento informático da Escola sede denuncia que uso que se faz do equipamento, continua a ficar aquém das suas potencialidades. Na voz dos alunos, as actividades mais usadas são: a pesquisa na internet e elaboração de trabalhos em formato Word. As TIC parecem ter-se afirmado na vida dos alunos e da restante comunidade, tendo sido apontado por estes a necessidade de se utilizar mais e se proceder à construção de projectos que envolvam a abertura do Agrupamento para o mundo, nomeadamente a criação do site do Agrupamento, bem como a comunicação intra escolas e inter escolas. Apesar de todas as limitações, inerentes a este tipo de trabalho, é nosso objectivo que este trabalho seja um contributo para a mudança de atitude, necessária e incontornável, dos actores das nossas escolas. - ABSTRACT: ln a context of a constant change society, where is bigger the new technologies appealing, an imperative appears: the new technologies of communication and information knowledge's and constant update. ln this direction, and in particular concern to education, is pertinent that in this work area, studies by professors appear, and the application of that studies appears, when the practical professional demanding. The present investigation intends the general understanding of the student perceptions, that to concerning an experience with TIC, lived in the Vertical Grouping of Ourique. The investigation occurred in the Vertical Grouping of Ourique, with a qualitative approach position. A research type was adoptee, case study, associated by an interview technique as instrument of retraction of data. The data analysed consisted in a transcription of the interviews and analysis of content of the same ones. The investigation is broken up in two aspects: one of theoretical research, in which if it intended to congregate information on the empirical inquiry; and empirical study, where if it presents the methodological description of field work, as well as the presentation, analysis and interpretation of the gotten data. The conclusions of study, generically, point to the fact that teacher's sensitivity and formations, as well as the lack of equipment in some schools, are connected with the amount of experiences that are proportionate to the pupils throughout its pertaining to school passage. The asymmetry of the equipment distribution in the same schools, as well as the recent equipment of the headquarters school denounces that equipment use, continues to be on this side of its potentialities. ln student voices, the activities most used are: the research in the Internet and elaboration of works in Word format. The TIC was affirming in the life of the pupils and the remaining community, having been affirmed for the necessity of using more and proceeding to the construction of projects that involve the opening of the Grouping for the world, like a creation of the school site's, as well as the communication intra schools and lnter schools. Although all the limitations, inherent to this type of work, are our objective that this work contributes for the attitude change, necessary to the actors of our schools. |
id |
RCAP_bc80454b95639c30528ce19db6dd8564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20948 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolasPercursos escolaresExperiências com uso das TICTecnologias nas escolasRecursos tecnológicosSchoolEsperiences with TICTechnologies in the schoolsTechnological resourcesNum contexto de uma sociedade em constante mudança, onde é cada vez maior o recorrer das novas tecnologias, surge um imperativo: o conhecimento e constante actualização das novas tecnologias de comunicação e informação. Neste sentido, e no que concerne à educação em particular, é pertinente que esta área de trabalho seja alvo do estudo feito por Professores, e que este tenha aplicação aquando a prática profissional assim o exigir. A presente investigação propõe-se a compreender de um modo geral as percepções dos alunos acerca das suas experiências vividas no A. V. O., em matéria de utilização das TIC. A investigação decorreu no A.V.O., com uma postura metodológica essencialmente qualitativa. Foi adoptado um tipo de pesquisa, com base no estudo de caso, à qual se associou a técnica de entrevista como instrumento de recolha de dados. A análise dos dados consistiu na transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A dissertação está fragmentada em duas vertentes principais: uma de cariz teórico, na qual se pretendeu reunir informação sobre a investigação empírica; e uma de teor prático, onde se apresenta a descrição metodológica do trabalho, bem como a apresentação, análise e interpretação dos dados obtidos. As conclusões do estudo apontam, genericamente, para o facto de a formação e a sensibilidade dos professores, bem como a falta de equipamento nalguns dos estabelecimentos estar ligada directamente com a quantidade de experiências que são proporcionadas aos alunos ao longo do seu percurso escolar. A assimetria da distribuição do equipamento nas várias escolas, bem como o recente apetrechamento informático da Escola sede denuncia que uso que se faz do equipamento, continua a ficar aquém das suas potencialidades. Na voz dos alunos, as actividades mais usadas são: a pesquisa na internet e elaboração de trabalhos em formato Word. As TIC parecem ter-se afirmado na vida dos alunos e da restante comunidade, tendo sido apontado por estes a necessidade de se utilizar mais e se proceder à construção de projectos que envolvam a abertura do Agrupamento para o mundo, nomeadamente a criação do site do Agrupamento, bem como a comunicação intra escolas e inter escolas. Apesar de todas as limitações, inerentes a este tipo de trabalho, é nosso objectivo que este trabalho seja um contributo para a mudança de atitude, necessária e incontornável, dos actores das nossas escolas. - ABSTRACT: ln a context of a constant change society, where is bigger the new technologies appealing, an imperative appears: the new technologies of communication and information knowledge's and constant update. ln this direction, and in particular concern to education, is pertinent that in this work area, studies by professors appear, and the application of that studies appears, when the practical professional demanding. The present investigation intends the general understanding of the student perceptions, that to concerning an experience with TIC, lived in the Vertical Grouping of Ourique. The investigation occurred in the Vertical Grouping of Ourique, with a qualitative approach position. A research type was adoptee, case study, associated by an interview technique as instrument of retraction of data. The data analysed consisted in a transcription of the interviews and analysis of content of the same ones. The investigation is broken up in two aspects: one of theoretical research, in which if it intended to congregate information on the empirical inquiry; and empirical study, where if it presents the methodological description of field work, as well as the presentation, analysis and interpretation of the gotten data. The conclusions of study, generically, point to the fact that teacher's sensitivity and formations, as well as the lack of equipment in some schools, are connected with the amount of experiences that are proportionate to the pupils throughout its pertaining to school passage. The asymmetry of the equipment distribution in the same schools, as well as the recent equipment of the headquarters school denounces that equipment use, continues to be on this side of its potentialities. ln student voices, the activities most used are: the research in the Internet and elaboration of works in Word format. The TIC was affirming in the life of the pupils and the remaining community, having been affirmed for the necessity of using more and proceeding to the construction of projects that involve the opening of the Grouping for the world, like a creation of the school site's, as well as the communication intra schools and lnter schools. Although all the limitations, inherent to this type of work, are our objective that this work contributes for the attitude change, necessary to the actors of our schools.Universidade de Évora2017-04-13T09:07:43Z2017-04-132007-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20948http://hdl.handle.net/10174/20948porEsc. C. T.teses@bib.uevora.pt676Carvalho, Cláudia Patrícia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:11:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:17.556886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolas |
title |
TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolas |
spellingShingle |
TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolas Carvalho, Cláudia Patrícia Silva Percursos escolares Experiências com uso das TIC Tecnologias nas escolas Recursos tecnológicos School Esperiences with TIC Technologies in the schools Technological resources |
title_short |
TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolas |
title_full |
TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolas |
title_fullStr |
TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolas |
title_full_unstemmed |
TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolas |
title_sort |
TIC na escola: um estudo de caso de percursos escolares de alunos em agrupamento de escolas |
author |
Carvalho, Cláudia Patrícia Silva |
author_facet |
Carvalho, Cláudia Patrícia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Cláudia Patrícia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percursos escolares Experiências com uso das TIC Tecnologias nas escolas Recursos tecnológicos School Esperiences with TIC Technologies in the schools Technological resources |
topic |
Percursos escolares Experiências com uso das TIC Tecnologias nas escolas Recursos tecnológicos School Esperiences with TIC Technologies in the schools Technological resources |
description |
Num contexto de uma sociedade em constante mudança, onde é cada vez maior o recorrer das novas tecnologias, surge um imperativo: o conhecimento e constante actualização das novas tecnologias de comunicação e informação. Neste sentido, e no que concerne à educação em particular, é pertinente que esta área de trabalho seja alvo do estudo feito por Professores, e que este tenha aplicação aquando a prática profissional assim o exigir. A presente investigação propõe-se a compreender de um modo geral as percepções dos alunos acerca das suas experiências vividas no A. V. O., em matéria de utilização das TIC. A investigação decorreu no A.V.O., com uma postura metodológica essencialmente qualitativa. Foi adoptado um tipo de pesquisa, com base no estudo de caso, à qual se associou a técnica de entrevista como instrumento de recolha de dados. A análise dos dados consistiu na transcrição das entrevistas e análise de conteúdo das mesmas. A dissertação está fragmentada em duas vertentes principais: uma de cariz teórico, na qual se pretendeu reunir informação sobre a investigação empírica; e uma de teor prático, onde se apresenta a descrição metodológica do trabalho, bem como a apresentação, análise e interpretação dos dados obtidos. As conclusões do estudo apontam, genericamente, para o facto de a formação e a sensibilidade dos professores, bem como a falta de equipamento nalguns dos estabelecimentos estar ligada directamente com a quantidade de experiências que são proporcionadas aos alunos ao longo do seu percurso escolar. A assimetria da distribuição do equipamento nas várias escolas, bem como o recente apetrechamento informático da Escola sede denuncia que uso que se faz do equipamento, continua a ficar aquém das suas potencialidades. Na voz dos alunos, as actividades mais usadas são: a pesquisa na internet e elaboração de trabalhos em formato Word. As TIC parecem ter-se afirmado na vida dos alunos e da restante comunidade, tendo sido apontado por estes a necessidade de se utilizar mais e se proceder à construção de projectos que envolvam a abertura do Agrupamento para o mundo, nomeadamente a criação do site do Agrupamento, bem como a comunicação intra escolas e inter escolas. Apesar de todas as limitações, inerentes a este tipo de trabalho, é nosso objectivo que este trabalho seja um contributo para a mudança de atitude, necessária e incontornável, dos actores das nossas escolas. - ABSTRACT: ln a context of a constant change society, where is bigger the new technologies appealing, an imperative appears: the new technologies of communication and information knowledge's and constant update. ln this direction, and in particular concern to education, is pertinent that in this work area, studies by professors appear, and the application of that studies appears, when the practical professional demanding. The present investigation intends the general understanding of the student perceptions, that to concerning an experience with TIC, lived in the Vertical Grouping of Ourique. The investigation occurred in the Vertical Grouping of Ourique, with a qualitative approach position. A research type was adoptee, case study, associated by an interview technique as instrument of retraction of data. The data analysed consisted in a transcription of the interviews and analysis of content of the same ones. The investigation is broken up in two aspects: one of theoretical research, in which if it intended to congregate information on the empirical inquiry; and empirical study, where if it presents the methodological description of field work, as well as the presentation, analysis and interpretation of the gotten data. The conclusions of study, generically, point to the fact that teacher's sensitivity and formations, as well as the lack of equipment in some schools, are connected with the amount of experiences that are proportionate to the pupils throughout its pertaining to school passage. The asymmetry of the equipment distribution in the same schools, as well as the recent equipment of the headquarters school denounces that equipment use, continues to be on this side of its potentialities. ln student voices, the activities most used are: the research in the Internet and elaboration of works in Word format. The TIC was affirming in the life of the pupils and the remaining community, having been affirmed for the necessity of using more and proceeding to the construction of projects that involve the opening of the Grouping for the world, like a creation of the school site's, as well as the communication intra schools and lnter schools. Although all the limitations, inherent to this type of work, are our objective that this work contributes for the attitude change, necessary to the actors of our schools. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-01T00:00:00Z 2017-04-13T09:07:43Z 2017-04-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20948 http://hdl.handle.net/10174/20948 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esc. C. T. teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136604876439552 |