Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7809 |
Resumo: | Este artigo de revisão aborda a didática, a pedagogia e a didactologia, o seu funcionamento e a sua evolução. Os termos significam “como ensinar / aprender?” e entender estes conceitos suscita interesse. Cada termo lembra um dado momento na história da disciplina, cada um caracterizado pela presença de um "núcleo duro". As várias questões sobre a disciplina e o seu estatuto: ciência ou tecnologia, sobre o seu campo e as áreas interpeladas, nos levam a concluir que um conjunto de abordagens científicas de um real pedagógico é a história da didática e a história de conceitos. |
id |
RCAP_bc9217d6a506ebafaf29ca5182efdedc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7809 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – DidactologiaEducaçãoDidáticaPedagogiaDidactologiaEnsino/Aprendizagem das línguas estrangeirasEducationDidacticsPedagogyDidacologyTeaching/Learning of foreign languages.Este artigo de revisão aborda a didática, a pedagogia e a didactologia, o seu funcionamento e a sua evolução. Os termos significam “como ensinar / aprender?” e entender estes conceitos suscita interesse. Cada termo lembra um dado momento na história da disciplina, cada um caracterizado pela presença de um "núcleo duro". As várias questões sobre a disciplina e o seu estatuto: ciência ou tecnologia, sobre o seu campo e as áreas interpeladas, nos levam a concluir que um conjunto de abordagens científicas de um real pedagógico é a história da didática e a história de conceitos.This review article deals with didactics, pedagogy and didacology, its functioning and its evolution. The terms mean "how to teach / learn?" And understanding these concepts raises interest. Each term recalls a given moment in the history of the discipline, each characterized by the presence of a "hard core". The various questions about the discipline and its status: science or technology, about its field and the areas addressed, lead us to conclude that a set of scientific approaches to a pedagogical reality is the history of didactics and the history of concepts.Repositório AbertoNobre, Ana2018-12-30T10:02:21Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7809por2183-1467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:01.250599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia |
title |
Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia |
spellingShingle |
Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia Nobre, Ana Educação Didática Pedagogia Didactologia Ensino/Aprendizagem das línguas estrangeiras Education Didactics Pedagogy Didacology Teaching/Learning of foreign languages. |
title_short |
Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia |
title_full |
Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia |
title_fullStr |
Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia |
title_full_unstemmed |
Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia |
title_sort |
Um percurso pela educação: Didática – Pedagogia – Didactologia |
author |
Nobre, Ana |
author_facet |
Nobre, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Didática Pedagogia Didactologia Ensino/Aprendizagem das línguas estrangeiras Education Didactics Pedagogy Didacology Teaching/Learning of foreign languages. |
topic |
Educação Didática Pedagogia Didactologia Ensino/Aprendizagem das línguas estrangeiras Education Didactics Pedagogy Didacology Teaching/Learning of foreign languages. |
description |
Este artigo de revisão aborda a didática, a pedagogia e a didactologia, o seu funcionamento e a sua evolução. Os termos significam “como ensinar / aprender?” e entender estes conceitos suscita interesse. Cada termo lembra um dado momento na história da disciplina, cada um caracterizado pela presença de um "núcleo duro". As várias questões sobre a disciplina e o seu estatuto: ciência ou tecnologia, sobre o seu campo e as áreas interpeladas, nos levam a concluir que um conjunto de abordagens científicas de um real pedagógico é a história da didática e a história de conceitos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30T10:02:21Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/7809 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/7809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-1467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135059344621568 |