À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Sara de César
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32951
Resumo: O presente relatório final advém do âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I e II, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A decadência do tempo que as crianças têm para brincar ao ar livre é uma preocupação crucial na sociedade atual (Cordovil, Lopes, & Neto, 2018), cabe à escola e aos professores valorizar o espaço exterior da escola. Com este estudo, pretendemos identificar as práticas realizadas num espaço exterior de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, compreender como é que as crianças utilizavam o espaço exterior e as suas perspetivas acerca do mesmo, bem como perceber de que forma é que os adultos valorizam o espaço exterior no desenvolvimento da criança e nas suas práticas educativas.
id RCAP_d50f870fbab83164029673f17c299d74
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32951
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básicoEnsino Básico 1º CicloEspaço ExteriorBrincarJogarAffordancesO presente relatório final advém do âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I e II, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A decadência do tempo que as crianças têm para brincar ao ar livre é uma preocupação crucial na sociedade atual (Cordovil, Lopes, & Neto, 2018), cabe à escola e aos professores valorizar o espaço exterior da escola. Com este estudo, pretendemos identificar as práticas realizadas num espaço exterior de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, compreender como é que as crianças utilizavam o espaço exterior e as suas perspetivas acerca do mesmo, bem como perceber de que forma é que os adultos valorizam o espaço exterior no desenvolvimento da criança e nas suas práticas educativas.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumCastilho, Sara de César2020-07-21T13:19:35Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32951202485285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:57.140252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básico
title À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básico
Castilho, Sara de César
Ensino Básico 1º Ciclo
Espaço Exterior
Brincar
Jogar
Affordances
title_short À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básico
title_full À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básico
title_sort À volta do espaço exterior no 1º ciclo do ensino básico
author Castilho, Sara de César
author_facet Castilho, Sara de César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Sara de César
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico 1º Ciclo
Espaço Exterior
Brincar
Jogar
Affordances
topic Ensino Básico 1º Ciclo
Espaço Exterior
Brincar
Jogar
Affordances
description O presente relatório final advém do âmbito da unidade curricular de Prática Educativa I e II, tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A decadência do tempo que as crianças têm para brincar ao ar livre é uma preocupação crucial na sociedade atual (Cordovil, Lopes, & Neto, 2018), cabe à escola e aos professores valorizar o espaço exterior da escola. Com este estudo, pretendemos identificar as práticas realizadas num espaço exterior de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, compreender como é que as crianças utilizavam o espaço exterior e as suas perspetivas acerca do mesmo, bem como perceber de que forma é que os adultos valorizam o espaço exterior no desenvolvimento da criança e nas suas práticas educativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21T13:19:35Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/32951
202485285
url http://hdl.handle.net/10400.26/32951
identifier_str_mv 202485285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130032812064768