Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Filipa Alexandra dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12580
Resumo: O acolhimento residencial, na ausência de uma retaguarda familiar adequada que assegure a satisfação das necessidades mais básicas das crianças e jovens, assume-se como uma medida fulcral para o desenvolvimento integral e estruturado dos menores acolhidos, não obstante a inexistência de um consenso alargado entre os autores sobre a importância deste acolhimento. Nesta lógica, atendendo à duração da institucionalização de crianças e jovens, afigura-se como fundamental criar linhas de intervenção por profissionais especializados que partam das necessidades evidenciadas por estas crianças e jovens, no sentido de lhes proporcionar um apoio efetivo e individualizado na sua transição para a vida ativa. O presente Relatório apresenta o desenho e o desenvolvimento do Projeto “Re(Construir) o Caminho”, orientado pela metodologia de Investigação Ação Participativa. Este Projeto tinha como finalidade “A desinstitucionalização e a transição para a vida adulta seguras através da promoção da autonomia dos jovens”. Para tal, foi planeada uma intervenção com os profissionais e as crianças e jovens institucionalizados, com base numa reflexão/consciencialização sobre as práticas adotadas e um subsequente ajuste às necessidades das crianças e jovens, com o objetivo de aprofundar as suas competências pessoais e sociais. Os resultados do Projeto e as mudanças evidenciadas foram considerados como significativos pelos participantes, tendo sido atingidos os objetivos traçados, tanto a nível da intervenção com as crianças e jovens, como com os profissionais. A continuidade desta intervenção poderá desencadear mudanças mais estruturais.
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