Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12580 |
Resumo: | O acolhimento residencial, na ausência de uma retaguarda familiar adequada que assegure a satisfação das necessidades mais básicas das crianças e jovens, assume-se como uma medida fulcral para o desenvolvimento integral e estruturado dos menores acolhidos, não obstante a inexistência de um consenso alargado entre os autores sobre a importância deste acolhimento. Nesta lógica, atendendo à duração da institucionalização de crianças e jovens, afigura-se como fundamental criar linhas de intervenção por profissionais especializados que partam das necessidades evidenciadas por estas crianças e jovens, no sentido de lhes proporcionar um apoio efetivo e individualizado na sua transição para a vida ativa. O presente Relatório apresenta o desenho e o desenvolvimento do Projeto “Re(Construir) o Caminho”, orientado pela metodologia de Investigação Ação Participativa. Este Projeto tinha como finalidade “A desinstitucionalização e a transição para a vida adulta seguras através da promoção da autonomia dos jovens”. Para tal, foi planeada uma intervenção com os profissionais e as crianças e jovens institucionalizados, com base numa reflexão/consciencialização sobre as práticas adotadas e um subsequente ajuste às necessidades das crianças e jovens, com o objetivo de aprofundar as suas competências pessoais e sociais. Os resultados do Projeto e as mudanças evidenciadas foram considerados como significativos pelos participantes, tendo sido atingidos os objetivos traçados, tanto a nível da intervenção com as crianças e jovens, como com os profissionais. A continuidade desta intervenção poderá desencadear mudanças mais estruturais. |
id |
RCAP_bcea76839e9ad4fc45ce5db074e129cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12580 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovensAcolhimento residencialCrianças e jovensAutonomiaMudançaTransição para a vida adultaResidential careChildren and young peopleAutonomyChangeTransition for adult lifeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO acolhimento residencial, na ausência de uma retaguarda familiar adequada que assegure a satisfação das necessidades mais básicas das crianças e jovens, assume-se como uma medida fulcral para o desenvolvimento integral e estruturado dos menores acolhidos, não obstante a inexistência de um consenso alargado entre os autores sobre a importância deste acolhimento. Nesta lógica, atendendo à duração da institucionalização de crianças e jovens, afigura-se como fundamental criar linhas de intervenção por profissionais especializados que partam das necessidades evidenciadas por estas crianças e jovens, no sentido de lhes proporcionar um apoio efetivo e individualizado na sua transição para a vida ativa. O presente Relatório apresenta o desenho e o desenvolvimento do Projeto “Re(Construir) o Caminho”, orientado pela metodologia de Investigação Ação Participativa. Este Projeto tinha como finalidade “A desinstitucionalização e a transição para a vida adulta seguras através da promoção da autonomia dos jovens”. Para tal, foi planeada uma intervenção com os profissionais e as crianças e jovens institucionalizados, com base numa reflexão/consciencialização sobre as práticas adotadas e um subsequente ajuste às necessidades das crianças e jovens, com o objetivo de aprofundar as suas competências pessoais e sociais. Os resultados do Projeto e as mudanças evidenciadas foram considerados como significativos pelos participantes, tendo sido atingidos os objetivos traçados, tanto a nível da intervenção com as crianças e jovens, como com os profissionais. A continuidade desta intervenção poderá desencadear mudanças mais estruturais.Residential care, in the absence of a proper family background which ensures the satisfaction of the children and young people’s most basic needs, is regarded as an essential measure for integral and structured development of the children and young people in residential care, notwithstanding the lack of a broad consensus among authors on the importance of residential care. In this logic, regarding the duration of children and young people’s institutionalization, it is crucial to create lines of intervention by specialized professionals, whose work comes from the needs shown by these children and young people to provide them an effective and individualized support in the transition for active life. This Report presents the drawing and the development of the Project “(Re)Construir o Caminho” [(Re)Build the Path], oriented by Research-Participatory Action methodology. This project had as its aim “A secure deinstitutionalization and transition for adult life through the promotion of young people’s autonomy”. For that, we planned an intervention both with professionals, children and young people, based on a reflection/awareness about the adopted practices and a subsequent adjustment to children and young people’s needs, with the objective of deepening their personal and social competences. The results of the Project and the evidenced changes have been considered significative by the participants and the drawn objectives have been achieved, both with children and young people and with professionals. The continuity of this intervention will probably trigger more structural changes.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPessanha, ManuelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Filipa Alexandra dos Santos2019-01-08T10:58:36Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12580TID:202135659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:43.006636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovens |
title |
Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovens |
spellingShingle |
Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovens Monteiro, Filipa Alexandra dos Santos Acolhimento residencial Crianças e jovens Autonomia Mudança Transição para a vida adulta Residential care Children and young people Autonomy Change Transition for adult life Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovens |
title_full |
Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovens |
title_fullStr |
Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovens |
title_full_unstemmed |
Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovens |
title_sort |
Re construir o caminho. Um projeto de Educação e Intervenção Social em contexto residencial de crianças e jovens |
author |
Monteiro, Filipa Alexandra dos Santos |
author_facet |
Monteiro, Filipa Alexandra dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pessanha, Manuela Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Filipa Alexandra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acolhimento residencial Crianças e jovens Autonomia Mudança Transição para a vida adulta Residential care Children and young people Autonomy Change Transition for adult life Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Acolhimento residencial Crianças e jovens Autonomia Mudança Transição para a vida adulta Residential care Children and young people Autonomy Change Transition for adult life Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O acolhimento residencial, na ausência de uma retaguarda familiar adequada que assegure a satisfação das necessidades mais básicas das crianças e jovens, assume-se como uma medida fulcral para o desenvolvimento integral e estruturado dos menores acolhidos, não obstante a inexistência de um consenso alargado entre os autores sobre a importância deste acolhimento. Nesta lógica, atendendo à duração da institucionalização de crianças e jovens, afigura-se como fundamental criar linhas de intervenção por profissionais especializados que partam das necessidades evidenciadas por estas crianças e jovens, no sentido de lhes proporcionar um apoio efetivo e individualizado na sua transição para a vida ativa. O presente Relatório apresenta o desenho e o desenvolvimento do Projeto “Re(Construir) o Caminho”, orientado pela metodologia de Investigação Ação Participativa. Este Projeto tinha como finalidade “A desinstitucionalização e a transição para a vida adulta seguras através da promoção da autonomia dos jovens”. Para tal, foi planeada uma intervenção com os profissionais e as crianças e jovens institucionalizados, com base numa reflexão/consciencialização sobre as práticas adotadas e um subsequente ajuste às necessidades das crianças e jovens, com o objetivo de aprofundar as suas competências pessoais e sociais. Os resultados do Projeto e as mudanças evidenciadas foram considerados como significativos pelos participantes, tendo sido atingidos os objetivos traçados, tanto a nível da intervenção com as crianças e jovens, como com os profissionais. A continuidade desta intervenção poderá desencadear mudanças mais estruturais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-08T10:58:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12580 TID:202135659 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12580 |
identifier_str_mv |
TID:202135659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131420184018944 |